Iluminação

7 erros de iluminação residencial para evitar

Existem erros comuns ao acender a iluminação em nossas casas que desperdiçam energia e não recebem a luz onde é necessária. Vemos esses erros repetidos em novas construções e reformas porque a maioria das pessoas não sabe como iluminar os espaços.

Aqui estão os erros de iluminação residencial a serem evitados:

1. Esquecer de implantar iluminação ambiente, de destaque e de tarefa

Os designers de interiores profissionais abordam três aspectos principais da iluminação: ambiente, sotaque e tarefa.

A iluminação ambiente é facilmente definida como algo como a iluminação do caminho para iluminar o caminho do seu pé à medida que você se move em um espaço que também pode incluir iluminação de paisagem. A iluminação de destaque é exatamente isso – iluminação que acentua certos recursos, como iluminação em uma obra de arte ou iluminação que lava alguns armários embutidos especiais para “exibir”. 

A iluminação de tarefas cria luz em um plano de trabalho para que o usuário possa terminar uma tarefa específica em mãos, como iluminação em uma mesa para fazer papelada sem cansaço visual ou iluminação sob armário em uma cozinha para promover uma visão perfeita enquanto prepara e cozinha alimentos para o família. A combinação de todos os três tipos de iluminação oferece maior funcionalidade, interesse visual e a probabilidade de você ter iluminação suficiente.

2. Instalar luzes embutidas em todos os lugares

Esta luz comum é muito barata e muitas pessoas simplesmente as colocam em uma grade em todos os lugares. A ótica dessas luzes desperdiça energia, permitindo que apenas um pouco mais da metade da saída do lúmen escape. Eles não espalham luz suficiente em superfícies verticais onde o olho percebe a luz. Não só as embutidas não iluminam bem as casas, elas são um produto “eu também” que não agrega valor de design a um espaço.

3. Usar luzes embutidas sobre uma penteadeira sem outra iluminação

Lembre-se de segurar uma lanterna sob o queixo e ver sombras? Isso funciona na direção oposta. Ficar diretamente sob uma luz embutida voltada para baixo cria sombras pouco lisonjeiras. Usar uma luz embutida sobre uma pia em um banheiro é bom para destacar as torneiras modernas e cromadas polidas que você acabou de instalar, mas não é iluminação adequada para fazer a barba, pinça ou aplicar maquiagem. 

Para isso, você precisará de luzes ao nível dos olhos, de preferência instaladas no espelho, para evitar sombras. Arandelas decorativas farão o truque muito bem.

4. Usando fontes de iluminação sem escurecimento

Enquanto o mundo está evoluindo para encontrar maneiras de modernizar nossas luminárias existentes com menos energia e fontes de luz mais duradouras versus incandescentes, é fundamental que também consideremos a dimerização das fontes de luz. O escurecimento diminui a energia utilizada, a produção de calor, prolonga a vida útil da lâmpada e proporciona níveis de luz agradáveis ​​e eficientes à medida que os nossos requisitos mudam ao longo do dia e da noite. Mas o escurecimento requer reflexão e deve controlar diferentes tipos de luz separadamente.

5. Negligenciar o controle de diferentes tipos de luz separadamente

Lembre-se de que precisamos de iluminação ambiente, de destaque e de tarefa para nossos espaços, conforme apropriado? Para máxima eficiência e flexibilidade, cada tipo de luz deve ser controlado de forma independente. Controlar várias fontes de luz pode ser tão fácil quanto colocar cada fonte em um interruptor de escurecimento separado.

6. Esquecer de incluir luminárias portáteis no plano de design

Um ótimo plano de iluminação interior também sempre inclui iluminação portátil, como luminárias de mesa, mesa ou piso. A iluminação portátil pode ser aprimorada especificando os receptáculos do piso para que as luminárias flutuem na sala, em vez de correr perigosamente os cabos pelos espaços do caminho. 

A iluminação portátil também pode ser especificada para operar a partir de tomadas comutadas, de modo que os dimmers sejam usados ​​para controlar essas luminárias e adicionar drama à sala.

7. Decoração com luz

Simplesmente decorar com luminárias com base apenas em sua aparência, e não em seu desempenho, geralmente resulta em desperdício de energia e saída de luz abaixo do ideal. Considere a contratação de um designer criativo que tenha muito orgulho de sua capacidade de especificar acessórios bonitos e adequados e, em seguida, prepare a documentação de construção detalhada para a implementação adequada da iluminação pelo construtor ou remodelador também. 

A excelente documentação de iluminação inclui desenhos detalhados dos espaços com planos de iluminação novos e existentes, e pode economizar dinheiro na remodelação especificando a reutilização da fiação existente sempre que possível.

Sempre planejamos o espaço de móveis, obras de arte e planos de marcenaria embutidos primeiro e, em seguida, criamos o plano de iluminação de acordo. Isso alcançará os melhores planos de iluminação arquitetônica para você e sua família desfrutarem por anos.

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
IluminaçãoIluminação residencial

Iluminação Inteligente: como funciona a automação do sistema de iluminação?

Iluminação

Slim Perform da Philips: Tecnologia, Conectividade e Economia para o seu Negócio

Iluminação

Conheça as Principais Soluções para Melhorar a Eficiência Energética em Indústrias

AutomaçãoIluminação

Automação residencial para o varejo: o que muda com a retomada do público?