Iluminação

Conheça as Principais Soluções para Melhorar a Eficiência Energética em Indústrias

Sabemos que a energia elétrica é um insumo essencial na indústria, porém, uma parte significativa dessa energia elétrica é desperdiçada, elevando os gastos na conta de luz.

Como o consumo energético representa uma grande parcela do custo final de fabricação de um produto, encontrar soluções para melhorar a eficiência energética dentro das indústrias

é crucial para ganhar competitividade no mercado e garantir economia de energia..

Por isso, pensar em eficiência energética é essencial para obter bons resultados financeiros e também garantir o melhor desempenho e vida útil dos equipamentos, aumentando a produtividade e reduzindo custos de produção.

A Transformação da Indústria ao Longo do Tempo

A indústria é muito importante em nossas vidas porque é dela que saem a maior parte dos produtos que consumimos em nosso dia a dia.

Ao longo dos tempos, o setor passou por grandes mudanças e atualmente passa pela chamada 4ª Revolução Industrial, que nos traz o conceito de Indústria 4.0.

A Indústria 4.0 engloba um amplo ecossistema de tecnologias avançadas tais como: inteligência artificial, robótica, internet das coisas, computação em nuvem e big data, que estão mudando as formas de produção e os modelos de negócios no Brasil e no mundo.

As fontes de energia foram e continuam sendo as grandes impulsionadoras de todas as revoluções no setor e têm como objetivo aprimorar os processos. Sendo assim, é preciso que a indústria acompanhe essas mudanças.

Crise Hídrica Elevando os Gastos Com Energia Elétrica

Desde 2021 o Brasil vem enfrentando a pior crise hídrica dos últimos 91 anos, devido aos baixos índices de chuva registrados nos últimos meses.

Com menos chuvas, os reservatórios das usinas hidrelétricas vão perdendo volume e passam a gerar menos energia.

Para manter o nível de geração de energia, evitando apagões, o governo precisa recorrer a outras fontes. A mais comum é a usina termelétrica, que gera energia a partir da queima de carvão ou óleo diesel.

Porém, os custos de operação dessas usinas são muito maiores e os valores são repassados aos consumidores na conta de luz, a partir do sistema de bandeiras.

A consequência disso: desde o início de setembro de 2021 a “Bandeira Escassez Hídrica” entrou em vigor nas contas de luz e deve permanecer pelo menos até abril de 2022.

Isto corresponde a uma cobrança de R$14,20 a mais para cada 100 quilowatt-hora consumidos.

A Importância de Encontrar Soluções para Melhorar a Eficiência Energética em Indústrias

Com a crise hídrica, os altos preços da conta de luz e as variações das bandeiras tarifárias, as indústrias precisam encontrar maneiras de reduzir custos. Para isso, elas devem buscar ser mais eficientes em relação às suas fontes de energia.

Porém, em se tratando de indústrias, não basta apenas eliminar ou diminuir o consumo de energia, deixando de utilizar ou reduzindo o uso de um equipamento ou recurso que funciona a partir do consumo de energia elétrica. Isso pode acarretar na diminuição da produtividade e a longo prazo, redução de faturamento e lucro.

Portanto, investir em soluções de eficiência energética é essencial para as indústrias e traz inúmeras vantagens, incluindo ambientais, econômicas, benefícios para o sistema elétrico e gerenciamento de riscos.

Soluções Philips para Eficiência Energética das Indústrias

Sabemos que para manter uma indústria sólida, os custos nos processos devem ser reduzidos. A iluminação pode contabilizar até 18% da conta de energia e por isso, deve ser o mais eficiente e econômica possível.

Sistemas de Automação, Controle e Conectividade da Iluminação têm se mostrado ótimas alternativas para reduzir custos e melhorar a produtividade em indústrias, trazendo eficiência e sustentabilidade.

A linha Signify da Philips, líder mundial em iluminação, oferece produtos (lâmpadas, luminárias e componentes), sistemas e serviços de iluminação de alta qualidade, com foco na eficiência energética e sustentabilidade.

Assim, a iluminação LED da Signify, por ser eficiente e ter vida útil superior, ajuda na redução dos custos operacionais em indústrias, melhorando a produtividade.

A Interact é a plataforma de IoT da Signify que habilita sistemas de iluminação inteligentes e recursos de software, trazendo iluminação e aplicações com valor agregado aos seus clientes. As APIs do Interact permitem integrar a iluminação inteligente a outros sistemas de gerenciamento e oferecem serviços habilitados por dados.

A plataforma de IoT do Interact executa milhões de transações de dados diariamente utilizando o que existe de mais moderno em capacidade de processamento. Dessa maneira, você ganha o benefício de tecnologias de ponta, processamento de big data e dados analíticos, além de aprendizado de máquina. A plataforma de IoT do Interact traz novas perspectivas, ajudando a promover eficiência operacional e tomar decisões melhores.

Para as indústrias, a Interact oferece o software Interact Industry, que ajuda a criar armazéns e fábricas mais inteligentes, proporcionando segurança, eficiência e contribuindo para um aumento da produtividade. Ele apresenta dados em tempo real e insights sobre o funcionamento dos negócios, simplificando a logística, reduzindo o tempo ocioso nas fábricas, otimizando a retirada dos pedidos e melhorando os fluxos de tráfego.

Na área de controle de iluminação, a Philips Dynalite possui as soluções mais sofisticadas para indústrias, que oferecem uma grande economia de energia e ainda são fáceis de usar.

A Philips Dynalite dispõe de uma linha completa de produtos, que inclui: interfaces, sensores, relés, dimmers, reguladores de sinal, controladores LED PWM (tecnologia de modulação por largura de pulso), controladores multi-função, dispositivos de gateway e acessórios/dispositivos de rede.

A Dimensional possui os Melhores Produtos em Eficiência Energética para Indústrias

A Dimensional conta com os melhores produtos e soluções em eficiência energética para indústrias.

Possuímos a linha completa de Sistemas de Automação, Controle e Conectividade de Iluminação da Philips, que como mostramos acima, é a solução perfeita para as indústrias, auxiliando na redução de custos operacionais e de energia, aumento da produtividade e contribuição para a sustentabilidade.

Estamos à disposição e prontos para lhe auxiliar, com uma equipe técnica altamente capacitada.

Conte com a Dimensional para melhorar a eficiência energética em sua indústria.

Saiba tudo sobre o mercado de iluminação aqui.

Até a próxima,

Dimensional

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
IluminaçãoIluminação residencial

Iluminação Inteligente: como funciona a automação do sistema de iluminação?

Iluminação

Slim Perform da Philips: Tecnologia, Conectividade e Economia para o seu Negócio

AutomaçãoIluminação

Automação residencial para o varejo: o que muda com a retomada do público?

IluminaçãoIluminação residencial

O que é uma arandela e como usá-la na decoração?