Iluminação residencial

O que você precisa para fazer uma iluminação de jardim?

Iluminação de jardim: dicas para decorar seu jardim externo

Anoitece e a magia acontece numa casa que possui uma iluminação de jardim bem planejada, não é mesmo? Mas a verdade é que não se trata de magia, e sim um bom projeto de iluminação.

Muito mais do que beleza, um jardim iluminado oferece funcionalidade, segurança e, claro, charme! Mas, para isso, é preciso definir o seu objetivo. Seu jardim será puramente estético? Deseja um espaço para relaxar? Que tal receber os amigos de vez em quando? 

O fato é que há diversas formas de chegar ao melhor resultado e você conhecerá as principais agora mesmo! Então, continue a leitura e vamos conhecer mais sobre o que você precisa para fazer uma iluminação de jardim.

Como escolher a cor das lâmpadas no jardim?

Para iluminar jardins, normalmente são usadas luzes amarelas, que realçam mais as cores e criam um efeito mais aconchegante. Entretanto, nada impede que você escolha uma luz branca para iluminação, principalmente se o objetivo for apenas clarear o local e trazer mais segurança.

Vale lembrar que, ao contrário do que muitos pensam, as lâmpadas para jardim podem ter tons amarelados sem necessariamente emitir calor. Ou seja, sem queimar as plantas. Assim, a sua escolha pode se basear unicamente no objetivo da iluminação do espaço.

Qual é a lâmpada ideal para iluminação do jardim?

Na hora de escolher a lâmpada ideal para iluminação de jardim é preciso considerar alguns fatores, como consumo de energia, emissão de calor e vida útil da lâmpada.

Isso significa que já podemos eliminar as lâmpadas incandescentes das opções, já que elas emitem muito calor, consomem muita energia e duram pouco tempo. O mesmo vale para as lâmpadas halógenas, pois são muito quentes e podem queimar as plantas.

As lâmpadas fluorescentes são uma boa opção, pois não gastam menos energia e não emitem calor. Entretanto, as mais recomendadas são as lâmpadas de LED, que oferecem o melhor custo benefício em iluminação.

Mas você sabe como aproveitar essas lâmpadas na sua iluminação de jardim? Confira a seguir as 4 melhores dicas de iluminação externa:

Postes de luz

Os postes de luz são opções muito charmosas e que permitem os mais diversos estilos de decoração. Em tamanhos médios ou altos, eles são ideais para difundir a luz no espaço e iluminar o ambiente de maneira geral.

Além disso, esse modelo também é excelente para iluminação de um jardim verde, por exemplo, que privilegia mais folhagens do que flores.

Os postes de luz também podem ser encontrados em tamanhos menores para iluminação mais baixa
Os postes de luz também podem ser encontrados em tamanhos menores para iluminação mais baixa.

Spots no chão

Os spots de chão são pequenos pontos de luz que podem ser instalados no gramado ou no piso. Eles ficam ótimos em caminhos e degraus, oferecendo beleza e segurança. 

Esse tipo de iluminação de jardim ilumina de baixo para cima, por isso, é ideal para realçar detalhes e iluminar passagens pelo jardim. Outra possibilidade é escondê-los atrás de estruturas, criando jogos de luz e sombra em silhuetas. 

Os spots de luz no chão ajudam a iluminar o trajeto e compor a iluminação do jardim
Os spots de luz no chão ajudam a iluminar o trajeto e compor a iluminação do jardim.

Refletores

Os refletores são a melhor opção para iluminação externa de jardim quando o objetivo é destacar algum ponto específico, como estátuas ou esculturas.

Como eles emitem uma luz forte e direcionada, podem ser usados em espaços amplos, iluminando o ambiente e trazendo mais segurança. 

Para utilizar esse tipo de iluminação, posicione os refletores de baixo para cima. Assim, eles distribuem a luz partindo do nível do solo. Dependendo da potência dos refletores, é uma opção interessante para jardins com árvores mais altas. 

Arandelas

Não há como negar que um jardim com iluminação de arandelas tem um charme único! E o melhor é que elas podem ser encontradas em vários formatos – cada um mais lindo do que o outro! 

Nesse tipo de iluminação, as arandelas oferecem luz suave, sendo indicadas para clarear passagens, áreas de convivência e até decorar paredes e muros. 

As arandelas emitem uma luz difusa que contribui para um clima acolhedor na decoração
As arandelas emitem uma luz difusa que contribui para um clima acolhedor na decoração.

Onde colocar luzes no jardim?

Quando for escolher onde colocar luzes no jardim, tudo vai depender de sua intenção e dos itens que compõem a decoração do espaço, como móveis, plantas e acessórios.

No geral, uma boa opção para a iluminação do jardim é colocar pontos de luz na frente das plantas. Assim, é possível destacar a vegetação e projetar sua sombra na superfície atrás, causando um belo efeito de luz e sombras.

No caso dos caminhos, o ideal é posicionar os spots de luz no chão nas laterais de todo o trajeto. Dessa forma, garantimos que o espaço fique iluminado por igual do início ao fim.

Além disso, outras possibilidades vão depender dos elementos que componham o jardim, como:

  • Esculturas;
  • Fontes;
  • Bancos;
  • Painéis;
  • Pérgolas;
  • Balanços.

Tudo isso pode ser trabalhado na iluminação decorativa. E, como vimos, inspiração é o que não falta!

Como iluminar um jardim vertical?

Os jardins verticais vêm ganhando cada vez mais espaço, principalmente em ambientes pequenos, como apartamentos. Geralmente, eles são mais decorativos, então, a iluminação precisa estar de acordo com essa proposta.

Por isso, as melhores opções de iluminação para jardim vertical são as luzes indiretas, como as arandelas. Outra alternativa que cabe muito bem é investir em fitas de LED.

As lâmpadas de LED, no geral, são fáceis de instalar, não emitem calor e têm uma longa vida útil. Isso faz com que elas sejam a melhor opção para a iluminação residencial, inclusive do jardim.

Mas, para que tudo saia perfeito na sua iluminação de jardim, lembre-se de contratar o serviço de um profissional. Com isso, você evita grandes problemas no futuro, como queda da tensão, entrada de água, curto-circuito e até incêndios. 

Como você pode ver, ter um jardim dos sonhos não é um truque de mágica e sim um bom uso da iluminação! Então, venha conhecer a linha completa de iluminação da Dimensional e deixe seu cantinho junto à natureza ainda mais bonito!

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
IluminaçãoIluminação residencial

Iluminação Inteligente: como funciona a automação do sistema de iluminação?

IluminaçãoIluminação residencial

O que é uma arandela e como usá-la na decoração?

IluminaçãoIluminação residencialMaterial elétrico

Ideias de iluminação para apartamento pequeno

IluminaçãoIluminação residencial

Ideias de iluminação para o seu Home Office