AutomaçãoIluminação

Automação residencial para o varejo: o que muda com a retomada do público?

A chegada da pandemia do Covid-19, há 2 anos, fez com que as pessoas passassem a ficar muito mais tempo em suas casas. Com isso, a automação residencial começou a ganhar cada vez mais espaço.

Nesse cenário, trabalhadores, antes acostumados com a rotina em seus escritórios, passaram a trabalhar em modelo home-office e as crianças e adolescentes saíram das salas de aula para estudar em casa.

Com essa nova dinâmica, começamos a buscar produtos e soluções que trouxessem mais conforto e praticidade para a realização de atividades dentro de casa. E um dos grandes destaques para isso foi a automação residencial da iluminação.

A tendência ganhou tanta força que, mesmo com a redução do número de casos da Covid-19 no Brasil e a retomada do público aos escritórios e escolas, ela continua em alta.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura! No blog de hoje, vamos entender melhor o que é automação residencial e as soluções em controle de iluminação para o varejo. Confira!

O que é automação residencial?

A automação residencial é a utilização da tecnologia para facilitar a realização de tarefas habituais da rotina de uma casa que antes dependiam exclusivamente dos moradores, como acender as luzes e controlar eletrodomésticos.

Essa nova tendência vem para trazer uma série de soluções que podem facilitar a vida cotidiana nos lares, oferecendo mais conforto, segurança, praticidade e funcionalidade. 

Apesar de ter ganhado mais destaque durante a pandemia, o conceito de automação residencial surgiu na década de 70, nos Estados Unidos. Nessa época, foram criados os primeiros sistemas automatizados de controle para aplicações industriais. 

Desde então, novas soluções são lançadas a todo momento, acompanhando as tendências de mercado e ganhando cada vez mais espaço entre os consumidores.

Soluções em controle de iluminação para o varejo

São muitas as soluções de automação residencial para iluminação inteligente. Geralmente, as opções vão desde pequenas luminárias até interruptores que controlam várias lâmpadas

Essa tecnologia faz com que as luzes sejam definidas em certos níveis e temperaturas de cor, buscando um melhor desempenho para o horário de trabalho ou trazendo bem estar para um momento de assistir um filme ou ouvir uma boa música, por exemplo.

Mesmo que você prefira lâmpadas específicas ou não queira trocar aquelas que já estão instaladas, é possível adotar a tecnologia com os interruptores inteligentes. Eles são uma boa opção para conseguir a automação sem precisar quebrar as paredes ou refazer a instalação.

Além disso, engana-se quem acha que um projeto de iluminação inteligente é algo que exige um grande investimento e um luxo destinado somente a uma pequena porcentagem da população.

Pelo contrário, as empresas do setor elétrico têm democratizado cada vez mais o acesso aos dispositivos de automação residencial com soluções muitas vezes com custo-benefício melhor do que os sistemas convencionais.

Isso porque as vantagens em investir nesses produtos são inúmeras. Além da praticidade de poder ativar a luz através do seu smartphone ou por sensores de movimento, investir nessa tecnologia também gera:

  • economia de gastos com energia elétrica a longo prazo;
  • possibilidade de regular a intensidade da iluminação;
  • melhora da eficiência energética;
  • redução da poluição do meio ambiente. 

Em resumo automatizar a iluminação é ter a oportunidade de criar ambientes mais personalizados, intimistas, alegres e relaxantes. Tudo isso através de comandos de voz. 

Lojas físicas X e-commerces para iluminação

Já vimos que conforto, facilidade e praticidade são itens que a automação residencial da iluminação pode nos proporcionar. 

Mas você sabe onde e quem procurar na hora de definir os produtos e detalhes de instalação dessa solução?

Com a retomada da economia e lojas físicas abertas, o público voltou a frequentar esses estabelecimentos à procura de itens para o seu dia a dia, incluindo produtos do setor elétrico doméstico. 

Isso porque, como sabemos, muitas pessoas ainda preferem ir até uma loja física, conversar com o vendedor, tirar as suas dúvidas, ver o produto que deseja comprar em mãos.

Porém, para que a loja cause um impacto positivo em seu cliente, sua experiência de compra deve ser satisfatória e completa do início ao fim.

O layout de uma loja física, por exemplo, é muito importante para despertar o desejo de compra e proporcionar uma resposta positiva aos seus clientes. Nesse sentido, alguns pontos de atenção são:

  • fachada da loja: é primeira imagem que as pessoas têm do negócio;
  • facilidade na circulação de pessoas: boas sinalizações, produtos dispostos de maneira estratégica;
  • organização e exposição dos produtos: sempre precificados e com os rótulos voltados para a frente;
  • boa iluminação e decoração: ajuda a tornar o ambiente agradável e atrativo.

Mas, além das lojas físicas, muitos clientes também gostam de fazer suas compras no conforto de suas casas, através dos e-commerces. Inclusive, esse foi um hábito que se tornou ainda mais popular durante a pandemia, registrando um aumento de 35,36% no final de 2021 em relação a 2020.

E-commerce Dimensional: segurança para suas compras online

Apesar do aumento da preferência pelas compras online, muitas pessoas ainda têm receio de comprar na internet devido a questões de segurança. Principalmente após os avanços na tecnologia e o aumento dos crimes cibernéticos e de vazamentos de dados nos últimos anos.

Na Dimensional, além de termos um e-commerce preparado para que a experiência de navegação de nossos clientes seja o mais satisfatória possível, também nos preocupamos em oferecer o máximo de segurança nas compras online.

Conheça os selos de segurança de nosso e-commerce:

Selos de segurança do e-commerce Dimensional: referência em automação residencial.
Selos de segurança do e-commerce Dimensional.

Outra preocupação recorrente dos clientes que preferem ir até as lojas físicas é a questão do suporte técnico que essas lojas oferecem, por exemplo, no momento de realizar a troca de um produto ou solucionar dúvidas técnicas.

A boa notícia é que a Dimensional também está preparada para auxiliar nossos clientes oferecendo todo o apoio em casos de dúvidas ou troca de produtos. Tudo isso com a ajuda de um time de especialistas altamente capacitados e disponíveis em três canais de atendimento:

  • Telefone: (19)  3446-7400
  • WhatsApp: (19) 99150-1751
  • E-mail: atendimento.b2c@dimensional.com.br

Portanto, se você está à procura de soluções em Iluminação com produtos de qualidade a preço justo, conte com o e-commerce da Dimensional clicando aqui.

E se você precisar de um projeto para instalação de automação residencial em sua casa, a Dimensional também pode te ajudar! Saiba mais sobre nossa nova Unidade de Negócio Smart Building clicando aqui e venha conferir as melhores soluções e tecnologias!

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Automação

Schneider Electric lança linha de medidores focada em ganhos de eficiência energética

IluminaçãoIluminação residencial

Iluminação Inteligente: como funciona a automação do sistema de iluminação?

Iluminação

Slim Perform da Philips: Tecnologia, Conectividade e Economia para o seu Negócio

Iluminação

Conheça as Principais Soluções para Melhorar a Eficiência Energética em Indústrias