IluminaçãoIluminação residencial

Ideias de iluminação para o seu Home Office

Iluminação para home office

Sabia que um local bem organizado, decorado e iluminado pode impactar — e muito — sua produtividade? Por isso, ao contrário do que muitos pensam, cuidar da iluminação para home office não é um luxo, mas uma necessidade!

Se no começo da pandemia foi necessário adaptar nossas casas totalmente na correria para continuarmos trabalhando, hoje, ter um cantinho devidamente preparado vai além da própria decoração: é questão de saúde.

Nesse sentido, planejar a iluminação do escritório é tão importante quanto garantir a qualidade e ergonomia da mesa e da cadeira, por exemplo. Isso sem falar que um ambiente confortável e bem iluminado é inspirador e pode influenciar seu humor e sua disposição!

Por isso, separamos algumas ideias de iluminação para home office para deixar seu espaço de trabalho muito mais bonito, eficiente e iluminado. Confira!

Aposte em luminárias

A iluminação fluorescente é excessivamente desgastante para os olhos, além de ser um gatilho para enxaquecas. Já uma iluminação fraca pode forçar a visão, atrapalhar as tarefas e causar dores de cabeça. 

As luminárias são uma forma de compensar esses extremos e garantir uma iluminação extra ou mais suave quando necessário. Além disso, elas dão um toque de estilo e ajudam na leitura e na execução dos projetos. 

Entretanto, é importante escolher o modelo ideal para que a luz não gere reflexos na tela do computador e atrapalhe a realização das atividades. Evite também uma iluminação muito forte, a não ser que tenha a ver com seu trabalho. 

No geral, se a luz for mais central, difusa e direcionada para baixo, é melhor. Assim, a distribuição da iluminação será mais adequada, não irá agredir os olhos e fará menos sombras no ambiente.

Luminária de chão para iluminação de home office
Uma luminária de chão pode ajudar a reforçar ou suavizar a luz conforme a necessidade. 

Tenha uma iluminação para tarefas

Quando se fala em iluminação para home office, além das luminárias gerais, é importante ter uma fonte de luz bem definida dedicada para trabalhos no computador, papeladas e outras tarefas de foco intenso.

Uma luminária de mesa ajustável ou articulada pode colocar luz exatamente onde você precisa e suportar uma variedade de tarefas. Se o seu escritório em casa tiver várias estações de trabalho, como uma mesa para computador, outra para telefone e uma área de arquivos, por exemplo, é importante ter uma iluminação de tarefas para cada estação.

Luminária de mesa para home office
As luminárias de mesa são as melhores opções para iluminação de tarefas. Foto/Reprodução: The Spruce

Use lâmpadas de LED

As lâmpadas de LED são mais do que tendência, elas são a nova realidade da iluminação residencial. Versátil, econômico e sustentável, esse tipo de lâmpada pode durar até 100 mil horas e consumir até 90% menos energia em relação às lâmpadas incandescentes.

Além disso, o ideal é que elas tenham temperatura de cor mais alta, entre 3.000 e 5.000K. Ou seja, luzes de cor fria, mais próximas do branco. Isso porque esse tipo de iluminação ajuda a estimular a concentração e o foco, o que é indispensável para a iluminação do home office.

Tipos de lâmpada de LED que você encontra no site da Dimensional.

Saiba mais: Qual a diferença entre os tipos de lâmpadas?

Fitas de LED coloridas

As fitas de LED podem tornar a iluminação para home office mais moderna e adicionar iluminação ambiente colorida ao espaço de trabalho. 

Para isso, uma dica é colocá-las ao redor do perímetro da sua mesa, ao longo das prateleiras do escritório ou atrás do monitor do computador para criar um brilho sutil. 

Existem também fitas de LED inteligentes que apresentam quase 33 pés de iluminação brilhante, bem como conectividade inteligente que permite controlar a iluminação e as cores diretamente do seu smartphone.

Fitas de LED coloridas para home office
As fitas de LED coloridas trazem um ar mais moderno para o home office.

Aproveite a iluminação natural

O que pode ser melhor do que a própria iluminação natural? Se o seu espaço de home office tiver boas janelas, mesmo os dias nublados podem render boa claridade. 

Por isso, na hora de planejar ideias de iluminação de escritório em casa, considere toda a luz externa que o ambiente recebe. Além de ajudar a clarear o espaço, a iluminação natural faz bem para o organismo, melhora a produtividade, o humor e a qualidade do sono.

A melhor dica é posicionar sua estação de trabalho voltada para o norte ou para o sul para que a luz do sol não lance uma sombra em nenhum momento do dia. Além disso, é melhor ter luz natural em frente ou ao lado de superfícies de trabalho e telas de computador para evitar reflexos. 

Iluminação natural para home office.
Para regular a luz, você pode utilizar cortinas solares, cortinas simples ou mesmo uma tela de pé.

Quantos Watts ou lumens deve ter na iluminação do home office?

Geralmente, o brilho da luz é medido em lúmens. Mas se você está acostumado a pensar em Watts, não tem problema: uma lâmpada de 60 Watts equivale a 800 lumens; uma de 75 Watts, a 1.100 lumens. 

Para luminárias de mesa, procure um mínimo de 800 lúmens. Para ser realmente ideal, a melhor opção será a de 1.100 lúmens, pois ela será capaz de fornecer luz focada para a iluminação do home office.

Teste os tipos de iluminação

Uma dica bastante eficiente, ainda que cause estranhamento, é planejar uma semana inteira de trabalho com diferentes tipos de iluminação. 

Por exemplo, no primeiro dia você trabalha apenas com a luz de uma luminária; no segundo dia, com as janelas abertas. Assim, você vai poder tirar a prova de como a iluminação dos ambientes influencia no bem-estar e na produtividade.

Quando escolher a iluminação para home office ideal, cuide para que os fios e os cabos não fiquem à mostra ou embolados em um canto, escondidos. Além de comprometer a durabilidade dos equipamentos, isso interfere  ainda interfere — e muito — na aparência do espaço.

Para começar ainda hoje a melhorar o seu espaço de trabalho, conheça a linha completa de iluminação da Dimensional. Tudo em até 10x sem juros e com entrega grátis para todo o Brasil. É a oportunidade perfeita para iluminar o seu espaço!

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
IluminaçãoIluminação residencial

Iluminação Inteligente: como funciona a automação do sistema de iluminação?

Iluminação

Slim Perform da Philips: Tecnologia, Conectividade e Economia para o seu Negócio

Iluminação

Conheça as Principais Soluções para Melhorar a Eficiência Energética em Indústrias

AutomaçãoIluminação

Automação residencial para o varejo: o que muda com a retomada do público?