Iluminação residencial

Guia rápido de como fazer a iluminação da sala

Iluminação da sala: exemplo com spots no teto

Acredite, uma iluminação para sala acolhedora, elegante e funcional é possível — e isso pode ser mais simples do que você imagina!

Para não errar na escolha, preparamos um guia especial com as melhores dicas para iluminação da sala, seja ela pequena, ampla ou integrada com a sala de jantar. Tem para todos os gostos e bolsos. Confira!

Que tipo de iluminação usar na sala?

São tantos os tipos de iluminação para sala que, muitas vezes, não sabemos qual é o ideal para nossa casa. O segredo, a princípio, é não ter pressa e pesquisar as melhores sugestões.

Para te ajudar nessa tarefa, selecionamos os 4 tipos mais usados:

Iluminação indireta no ambiente

A principal característica da luz indireta para sala é incidir sobre uma superfície e só depois se espalhar de maneira uniforme pelo espaço. Geralmente, essa luz é usada como luz de ambientação

As melhores maneiras de conseguir uma boa iluminação indireta são:

  • sancas de gesso, também conhecidas como forro alternativo;
  • spots de luz, que são pequenos pontos de luz embutidos;
  • arandelas, chamadas também de luminárias de parede.

Esse tipo de iluminação ajuda a criar espaços mais intimistas e acolhedores. Por isso, vem sendo cada vez mais reconhecida, tanto pelos consumidores como pelos profissionais de arquitetura e decoração.

Iluminação indireta na sala
A iluminação indireta ajuda a tornar o ambiente mais íntimo e acolhedor. Foto/Reprodução: Est

Iluminação difusa

Na prática, a iluminação difusa para sala de estar é um tipo de luz que ilumina o ambiente de maneira geral, embora de forma suave.

A luz difusa não é forte. E nem direta. Ela é sempre suavizada por meio de algum tipo de material, como o vidro. Assim, ela consegue iluminar o espaço sem criar contraste, ou seja, reduzindo a quantidade de sombras.

Vamos lá! Você consegue uma iluminação difusa por meio de:

São várias as possibilidades para esse tipo de iluminação. Mas, como a sala é um espaço para receber, relaxar e assistir televisão, o indicado é posicionar a luz difusa no teto para que não gere reflexos na tela.

A iluminação difusa é usada para garantir a iluminação geral do cômodo. Foto/Reprodução: Amy Kartheiser Design

Iluminação direta em pontos específicos

Como o próprio nome indica, a iluminação direta tem o foco direcionado para um objeto específico. O principal objetivo desse tipo de iluminação é trazer destaque para algum ponto do ambiente.

Quando você pensa em uma iluminação direta em pontos específicos pode tomar de exemplo um salão de beleza. Eles são sempre bem iluminados, mas com reforço em lugares estratégicos, como nos espelhos.

Na iluminação da sala é possível criar uma atmosfera semelhante, iluminando objetos como quadros, painéis de TV, espelhos ou algo diferente, como uma poltrona ou vitrola.

Seja qual for o objeto, você pode apostar em pendentes, spots ou luminárias! Essas últimas, aliás, são como entrar em um universo paralelo, tamanhas as possibilidades de modelos, tamanhos, cores e temperaturas.

Iluminação direta na sala com luminária
Uma poltrona de leitura, por exemplo, pede um reforço de iluminação direta. Foto/Reprodução: Home Depot

Iluminação decorativa com luminárias

Uma iluminação decorativa vai muito além de luzes nas cores certas e bem posicionadas para valorizar a decoração. O principal objetivo desse tipo de iluminação é encantar e tornar o ambiente mais bonito e elegante. 

Para isso, as luminárias são as melhores apostas! Seja uma luminária de mesa, de parede ou teto, o fato é que elas podem fazer toda a diferença na iluminação da sala.

As luminárias de mesa, por exemplo, podem ser apoiadas em mesinhas laterais ou aparadores. Na parede, com as arandelas, podem se combinar com papéis de parede e outras texturas para criar um efeito único.

Já as luminárias de chão, o que elas têm de versáteis têm de agregadoras para a beleza do espaço. Algumas são tão sofisticadas que são quase um móvel de valor.

Iluminação decorativa na sala com luminárias.
Além de iluminar, as luminárias agregam à decoração do cômodo. Foto/Reprodução: Circa Lighting

5 dicas para a iluminação da sala

Agora que você já conhece os principais tipos de iluminação para sala, veja algumas dicas práticas para você não perder tempo na hora de montar seu projeto:

Use lâmpadas de LED

As lâmpadas de LED são as mais indicadas para toda a iluminação residencial, inclusive da sala. Isso porque elas têm vida útil mais longa e são muito mais econômicas, chegando a reduzir o consumo de energia em até 90%.

Esse tipo de lâmpada também é totalmente livre de componentes químicos, 100% reciclável, tem alta capacidade luminosa e não gera calor, ou seja, não aquece o ambiente.

💡 Saiba mais: 5 razões para investir em uma lâmpada de LED

Prefira lâmpadas de tonalidade quente

Lâmpadas quentes, como as amarelas, dão aquele realce charmoso aos móveis e objetos da decoração. Além disso, essa tonalidade de luz não cansa os olhos, o que permite criar uma atmosfera de total relaxamento. 

Por isso, esse é o modelo ideal para a iluminação da sala. Nesse cômodo, você pode apostar nas luzes em tons amarelados em arandelas, lustres de cristal ou em uma luminária de chão para o cantinho da leitura.

Aposte em uma iluminação geral ampla e indireta

Todo cômodo precisa de uma iluminação principal para garantir a claridade e tornar o ambiente funcional, e na iluminação da sala não seria diferente. Para isso, é preciso investir em uma iluminação ampla e direta.

Esse tipo de iluminação pode ser feito com lâmpadas no teto centralizadas, como nos lustres, ou distribuídas pelo ambiente com a ajuda de spots de LED, pendentes ou plafons.

Use luzes auxiliares em pontos específicos

Um projeto de iluminação de sala de estar arrebatador deve contar com luzes auxiliares para valorizar os detalhes da decoração e trazer vida para o ambiente. 

Além disso, esse tipo de iluminação ajuda a distribuir a luz no cômodo, contribuindo para a iluminação geral da luz principal. Existem algumas possibilidades eficientes e elegantes.

Uma opção é iluminar itens como prateleiras, nichos e painéis com fitas de LED. Mas também é possível usar arandelas para iluminar plantas ou estantes com livros, por exemplo.

Os pendentes sobre mesas e balcões também ficam maravilhosos em decorações clássicas, mais refinadas. Em outro extremo, eles podem ser o truque de estilo em uma decoração industrial, que usa muitas cores cromadas e metais.

Evite pontos de luz sobre sofás e poltronas

Na hora de projetar a iluminação da sala, uma dica importantíssima é evitar pontos de luz diretamente sobre sofás e poltronas. Isso porque eles podem incomodar se estiverem focados no rosto, ofuscando os olhos ou gerando calor próximo à pessoa (caso não seja uma lâmpada de LED).

Nesse caso, se for preciso fazer uma iluminação focada, a luz indireta das luminárias de mesa ou de chão são melhores.

Como fazer a iluminação para sala de estar e jantar integradas?

A escolha por um conceito aberto vem se tornando cada vez mais comum, mesmo em espaços relativamente pequenos. Mas, antes de fazer a iluminação de sala de estar e jantar integradas, a primeira dica é saber que ela deve ser pensada de maneira integrada, mas também individual.

O primeiro passo é escolher uma luz geral intensa, que dê conta de clarear os ambientes igualmente. Para isso, a melhor alternativa pode ser apostar em plafons distribuídos no teto ou outros modelos de luminária de embutir.

Depois disso, é possível selecionar itens como arandelas, fitas de LED ou pendentes para fazer a iluminação pontual. Algumas áreas que pedem uma luz extra são a mesa de jantar e o painel da TV, por exemplo.

Para finalizar, é muito importante que os sistemas de iluminação sejam independentes. Assim, é possível acender e apagar as luzes separadamente conforme o uso dos espaços.

É isso! Agora sim você tem todas as informações para planejar a iluminação da sala e criar um espaço receptivo, aconchegante e cheio de charme e beleza! Para isso, basta contar com os acessórios de iluminação certos!

Onde você encontra todos eles? Essa também é fácil: na Dimensional!Conheça a linha completa de iluminação clicando aqui. Tudo com parcelamento em até 10x sem juros e entrega em todo o Brasil para você fazer um projeto de iluminação residencial completo para a sua casa!

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
IluminaçãoIluminação residencial

Iluminação Inteligente: como funciona a automação do sistema de iluminação?

IluminaçãoIluminação residencial

O que é uma arandela e como usá-la na decoração?

IluminaçãoIluminação residencialMaterial elétrico

Ideias de iluminação para apartamento pequeno

IluminaçãoIluminação residencial

Ideias de iluminação para o seu Home Office