Iluminação residencial

Qual é a iluminação ideal para banheiro? Dicas para nunca mais errar!

Iluminação para banheiro: dicas para não errar!

Na hora de montar um projeto, um dos pontos que mais deve demandar sua atenção é a iluminação do banheiro. Afinal, é nesse cômodo que o ritmo do dia começa e termina.

Pela manhã, executamos tarefas primordiais, como fazer a barba, aplicar a maquiagem e realizar todo o processo de higiene pessoal. Para isso, é indispensável, por exemplo, uma luz branca para deixar o ambiente o mais claro possível.

Já no fim do dia, uma luz amarela proporciona total aconchego. Quem é capaz de abrir mão de um banho relaxante à meia-luz?

Percebeu que estamos falando de dois tipos diferentes de iluminação para banheiro? Então, continue a leitura para saber como combiná-los e criar um ambiente aconchegante e funcional.

5 dicas para não errar na iluminação do banheiro

A boa notícia vem agora: esses dois tipos de iluminação podem conviver harmoniosamente. E ainda podem brilhar em formas diferentes de iluminação. 

Reunimos aqui as 5 melhores ideias para isso. Confira!

Explore a luz natural

Nada é mais eficiente para recarregar as energias do que a luz natural. Por isso explore ao máximo os raios de sol ao planejar a iluminação do banheiro.

Se você ainda estiver na fase inicial da arquitetura de toda a casa, a luz natural deve ser uma prioridade no projeto de iluminação. Isso porque, além de ajudar a clarear o espaço, ela faz muito bem à saúde.

Para aproveitar essa luz, aposte em tijolos de vidro, janelas amplas, portas transparentes e espelhos. Para completar, dê um toque de vida e ar puro com vasos de plantas.

Use lâmpadas frias para iluminação principal

As lâmpadas frias proporcionam bastante claridade, o que é fundamental pelas manhãs. Os vários formatos e intensidades devem combinar com os acabamentos, as texturas e as cores do cômodo, de maneira geral.

Mas não tem segredo, viu? Não é sem razão que a lâmpada fria é a primeira escolha quando chega a hora de pensar na iluminação para o banheiro.

Mas aposte em lâmpadas quentes para pontos de luz

Por sua vez, as lâmpadas quentes criam uma atmosfera mais aconchegante. Além disso, elas estimulam o relaxamento, o que é sempre bem-vindo depois de um longo dia de trabalho.

Para não errar na escolha, explore cantos ou acessórios. Já pensou numa iluminação no espelho do banheiro com luz amarela? Essa ação simples traz muita elegância para o ambiente. Mas falaremos sobre isso logo mais.

Ilumine dentro do box do banheiro

A iluminação dentro do box do banheiro cada vez mais uma tendência. Esse ponto de luz pode ser criado com diferentes tipos de lâmpadas, de cores e intensidades.

Por exemplo, você pode usar uma lâmpada fria no centro, atendendo a funcionalidade mais simples de iluminar o banho, e lâmpadas quentes ao redor, criando uma atmosfera de relaxamento.

Os spots são uma das principais formas de iluminar dentro do box
Os spots são uma das principais formas de iluminar dentro do box.

Use spots de luz

Modernos, discretos e elegantes, os spots para iluminação de banheiro podem ser embutidos sobre a pia ou espalhados por todo o teto.

Com a diversidade de modelos, além dos mais variados tipos de lâmpadas, você pode escolher a decoração que quiser. Os spots têm foco de luz fechado, por isso o ideal é instalar em pontos que necessitam de mais iluminação.

Nesse caso, escolha spots com lâmpadas de LED, pois elas não esquentam o ambiente. Se escolher os spots de banheiro, crie no mínimo dois pontos de luz com distância mínima de 50 centímetros entre eles.

Como colocar iluminação no espelho do banheiro?

Iluminar o espelho do banheiro é uma aposta sempre certeira para melhorar a iluminação e trazer mais elegância para a decoração. Se é isso que você procura, temos duas dicas de como fazer:

Arandelas

As arandelas são popularmente conhecidas como luminárias de parede. Elas proporcionam uma sensação de aconchego sem igual, sendo compatíveis com todos os tipos de decoração: clássica, retrô, industrial ou mesmo futurista. 

Normalmente, as arandelas são ficam ao lado do espelho, fornecendo uma luz indireta mais suave, parecida com a luz de um abajur.

Se você está pensando em algo charmoso para a iluminação de um banheiro pequeno, por exemplo, as arandelas podem ser uma ótima opção.

Nesse caso, além de iluminar, elas ajudam a ampliar o espaço visualmente. Há arandelas com luz direta, arandelas translúcidas, de efeito opaco e com vários direcionamentos de luz: para cima, para baixo; ou para cima e para baixo, simultaneamente.

Atenção: como o serviço de instalação de arandelas envolve cabos, interruptores e ferramentas, o recomendado é contratar um bom profissional.

As arandelas também podem ser posicionadas acima do espelho para oferecer uma iluminação indireta
As arandelas também podem ser posicionadas acima do espelho para oferecer uma iluminação indireta. Foto/Reprodução: Claxy.

Fitas de LED

Outra forma de criar luz indireta é com fitas de LED. Elas podem ser aplicadas em todo o contorno do espelho ou apenas na parte de cima ou de baixo.

As fitas de LED são uma opção certeira para a iluminação para banheiro: são baratas, fáceis de instalar e estão disponíveis em diversos tons e potências. Como elas podem durar até 100 mil horas e possuem baixa voltagem, são também bastante econômicas.

Além disso, um espelho de banheiro iluminado com fitas de LED exala conforto, elegância e modernidade.

Além de iluminar, as fitas de LED no espelho fazem toda a diferença para a decoração do banheiro
Além de iluminar, as fitas de LED no espelho fazem toda a diferença para a decoração do banheiro.

Você pode combinar todas essas dicas de iluminação para banheiro com nichos, azulejos, papéis de parede ou pinturas especiais. Tudo isso ajuda a criar um projeto original, explorando cores, focos e ilusões de ótica.Para realizar tudo isso e muito mais, conte com a Dimensional. Conheça agora mesmo nossa linha completa de iluminação visitando nossa loja on-line. Temos certeza de que soluções inovadoras e grandes ideias não faltarão!

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
IluminaçãoIluminação residencial

Iluminação Inteligente: como funciona a automação do sistema de iluminação?

IluminaçãoIluminação residencial

O que é uma arandela e como usá-la na decoração?

IluminaçãoIluminação residencialMaterial elétrico

Ideias de iluminação para apartamento pequeno

IluminaçãoIluminação residencial

Ideias de iluminação para o seu Home Office