Iluminação residencial

O que você precisa saber antes de fazer uma iluminação com spots de LED

Como fazer iluminação com spots de LED

Provavelmente você já pensou em fazer uma iluminação com spots de LED na sua casa em algum momento, certo? Afinal, esse tipo de iluminação vem crescendo e encantando cada vez mais moradores e profissionais de decoração.

E isso não é à toa: os spots são versáteis e podem ser usados para iluminar de maneira ampla ou apenas para decorar salas, quartos, áreas gourmet ou outros espaços nos quais se deseja uma iluminação mais decorativa.

Quer saber como adicionar spots de LED no seu projeto de iluminação residencial? Então, continue a leitura e conheça os tipos e aplicações desses pontos de luz!

Afinal, o que é um spot?

O spot de luz é um acessório pequeno de iluminação usado para proporcionar uma luz direcionada em um ponto específico, como um ponto de luz. 

O mais comum entre os modelos de spot são os spots embutidos, normalmente aplicados em tetos de madeira ou de gesso com a finalidade de proporcionar uma iluminação mais sutil.

O que é uma iluminação com spots de LED?
Spots são pontos de luz geralmente posicionados no teto. Foto/Reprodução: Living Room

Outras opções comuns são os spots de sobrepor, que ficam com uma parte para fora da superfície, seja no chão ou no teto, e os spots de trilho, que são vários spots presos em uma barra eletrificada, o que permite alterar a posição das lâmpadas e a direção dos fachos de luz.

Por fim, um modelo que vem ganhando espaço são os spots de móveis, feitos sob medida para a mobília e normalmente usados em armários, guarda-roupas ou prateleiras.

Em todos os casos, os spots de LED podem ter diversos formatos, potências e temperaturas de cor, iluminando mais ou menos e com uma luz mais branca ou mais amarelada.

O que considerar na hora de fazer uma iluminação com spots de LED?

Veja as principais coisas que você precisa decidir antes de começar um projeto de iluminação com spots de LED:

Diferença entre spot de 2W, spot de 5W e spot de 7W

A diferença entre spots de 2W, 5W e 7W está relacionada à amplitude do foco de luz

Spots de 2W, por exemplo, oferecem foco de luz ameno e iluminam até 90 centímetros de área plana. São ideais para iluminar detalhes da decoração

Já os spots de 5W possuem foco de luz mais amplo, chegando a 180º e clareiam até 120 centímetros. São ótimas opções para espaços como a cabeceira da cama, para leituras.

Por fim, um spot de 7W emite um foco de luz mais amplo, intenso e uniforme, alcançando até 150 centímetros. Cozinhas podem receber esse tipo de iluminação.

Temperatura de cor da lâmpada

Outro ponto importante para considerar antes de fazer uma iluminação com spots de LED é a temperatura de cor da lâmpada. Ou seja, se as luzes serão mais amareladas ou brancas.

Essa temperatura geralmente é medida em Kelvin e pode ser descrita como:

  • Luz quente (amarela): até 3.000 Kelvin;
  • Luz neutra: entre 3.000 e 5.000 Kevin;
  • Luz fria (branca): acima de 5.000 Kelvin.

No geral, as lâmpadas quentes são indicadas para ambientes que pedem mais conforto, como para a iluminação da sala ou do quarto. Já as lâmpadas frias, são recomendadas para espaços em que a iluminação precisa ser intensa para realização de alguma tarefa, como na cozinha.

Temperatura de cor da lâmpada
Diferença entre lâmpadas de luz quente, neutra e fria.

Spot de embutir x Spot de sobrepor

A principal diferença entre o spot de embutir e o spot de sobrepor é a aparência, já que o embutido é mais discreto e rente à superfície, enquanto o de sobrepor ganha mais destaque porque fica mais aparente.

Entretanto, ambos emitem uma luz direta e focada, podendo destacar objetos ou criar somente um clima intimista, se a luz for de baixa intensidade ou uma luz quente, que é o tipo mais amarelado.

No geral, a escolha entre os tipos de spot é, acima de tudo, uma questão de gosto.

Os clássicos spots de embutir, por exemplo, geralmente são aplicados em sancas de gesso na sala, embaixo dos armários da cozinha ou para realçar a iluminação das fachadas residenciais. 

Spot de embutir quadrado.
Spot de embutir quadrado.
Spot de embutir redondo.
Spot de embutir redondo.

Já os spots de sobrepor são mais variados, o que os torna mais versáteis e criativos. Eles podem ser mais compridos, quadrados, redondos, foscos, de vidros, duplos e por aí vai, criando uma iluminação decorativa mais despojada em qualquer ambiente.

Spot de embutir branco.
Spot de embutir branco.
Spot de embutir preto.
Spot de embutir preto.

Como saber quantos spots usar?

Seja spot de embutir ou spot se sobrepor, a quantidade que você precisa para uma iluminação com spots de LED vai depender da necessidade do cômodo e o estilo da decoração.

Qual é a funcionalidade do ambiente? O quanto de luz você precisa para realizar tarefas nesse espaço? Precisa iluminar objetos ou áreas específicas ou clarear de maneira ampla? Já existem outros tipos de luminárias no cômodo?

Também é importante lembrar que a quantidade de spots deve combinar com o estilo de decoração. Se o objetivo é ter um espaço mais intimista, por exemplo, não há necessidade de colocar tantos pontos de luz.

Uma ótima dica para saber quantos spots usar é calcular com base na distância entre eles. No geral, se a ideia é iluminar de maneira funcional, mantenha a distância de 1,5 metro entre eles. Já se a finalidade é decorar, 50 centímetros bastam.

E onde posicionar os spots?

Os spots de embutir podem ser posicionados em sancas de gesso no teto de salas, quartos e corredores. Já os spots de chão podem ser usados em escadas, caminhos e ao redor da piscina, por exemplo.

Os spots também podem ser usados em móveis planejados, como prateleiras, armários e closets ou para destacar pontos da decoração, como iluminar painéis de madeira, paredes texturizadas ou quadros.

Iluminação com spots de LED em armários são uma tendência em alta.
Spots em armários são uma tendência em alta. Foto/Reprodução: Woodworking

Vantagens de fazer uma iluminação com spots de LED

A iluminação com spots de LED, seja de embutir ou sobrepor, alia design, economia e funcionalidade além de oferecer inúmeras vantagens, como:

  • Variedade de tipos e modelos de spots;
  • Alta durabilidade;
  • Baixo consumo de energia;
  • Ótimo custo-benefício;
  • Alto desempenho em iluminação;
  • Versatilidade para se adaptar a qualquer decoração;
  • Design moderno;
  • Podem ser usados no teto, nas paredes, no chão ou nos móveis.

Como usar spots na iluminação?

Depois de todas as dicas e possibilidades que apresentamos, o resumo é que você pode usar iluminação com spots de LED do jeito que preferir: no teto, no chão ou nos móveis.

Lembre-se sempre de checar a necessidade do ambiente e o estilo da decoração. No mais, vale ousar e destacar o que for mais importante para você!

Pensou em iluminação com spots de LED, conte com a linha completa de iluminação da Dimensional!

Dúvidas rápidas

O que é um spot de luz?

O spot de luz é um acessório pequeno de iluminação usado para proporcionar uma luz direcionada em um ponto específico, como um ponto de luz. 

Onde usar spots de luz?

Os spots de embutir podem ser posicionados em sancas de gesso no teto de salas, quartos e corredores. Já os spots de chão podem ser usados em escadas, caminhos e ao redor da piscina, por exemplo.

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
IluminaçãoIluminação residencial

Iluminação Inteligente: como funciona a automação do sistema de iluminação?

IluminaçãoIluminação residencial

O que é uma arandela e como usá-la na decoração?

IluminaçãoIluminação residencialMaterial elétrico

Ideias de iluminação para apartamento pequeno

IluminaçãoIluminação residencial

Ideias de iluminação para o seu Home Office