Iluminação residencial

Iluminação de fachada residencial: como iluminar a entrada da sua casa?

Iluminação da fachada residencial: como fazer?

A fachada é a vitrine da sua casa,  por isso, na hora de escolher o tipo de iluminação de fachada residencial ideal, é importante levar em consideração a segurança, a estética e o tipo de arquitetura que sua casa possui. 

Isso porque a fachada pode – e deve –  representar a personalidade dos moradores. E, acredite: recebendo a atenção devida, esse espaço muitas vezes negligenciado passa a ter muito potencial.

Seja para iluminar uma garagem aberta, os jardins ou a entrada da casa, é possível misturar, combinar e aproveitar cada uma das particularidades dos principais tipos de iluminação para esse espaço.

Então, se a sua proposta é criar entradas convidativas, que proporcionam muito aconchego e conforto, continue a leitura e confira agora mesmo! 

Iluminação para o muro

O principal objetivo de iluminar os muros ao redor de uma casa é poder proporcionar segurança para quem passa, principalmente durante a noite. Mas isso não significa que você precise abrir mão da beleza na fachada da sua casa.

Com luminárias para muros exteriores, é possível criar um jogo de luz e sombra que valoriza a passagem, iluminando todo o muro ou criando pontos de destaque para detalhes que você queira realçar.

Uma das opções, por exemplo, são as arandelas com luz refletida para baixo por todo o contorno do muro. Além de oferecer segurança, ele ainda destaca detalhes como plantas ou revestimentos 3D.

Outra sugestão é um jogo de arandelas com dois fachos iluminando toda a fachada, principalmente se a textura for uniforme.

Iluminação de muro com arandelas com luz refletida para baixo.
Iluminação de muro com arandelas com luz refletida para baixo. Foto: RC Lighting

Iluminação para garagem aberta

Para uma garagem aberta, que precisa ser bem iluminada, é possível fazer uma boa iluminação com plafons no teto, principalmente se na fachada tiver pedras rústicas ou tijolinhos.

Já se a garagem for de pergolado, outra opção é usar arandelas na parede para acrescentar um charme a mais. Seja um pergolado de madeira ou ferro, as arandelas valorizam a iluminação e ajudam a clarear o espaço.

Garagem em pergolado de madeira iluminada com arandelas na parede.
Garagem em pergolado de madeira iluminada com arandelas na parede.

Casas com arquitetura moderna podem explorar opções mais inovadoras, como, por exemplo, uma garagem aberta com pé direto alto e sancas com luz quente.

Já se o espaço for em estilo industrial, com muito cimento queimado e estruturas de ferro, os trilhos de spots embutidos podem garantir a iluminação e a decoração do ambiente.

Iluminação para porta de entrada

A porta de entrada é o convite principal para o seu lar. Por isso, precisa ser um espaço acolhedor e convidativo para receber as pessoas.

Os spots de teto são uma ótima opção para garantir uma iluminação que traga segurança enquanto você procura as chaves para entrar e, ao mesmo tempo, dê um toque de modernidade na decoração.

Mas se você tem um estilo mais clássico, as arandelas em estilo colonial ao lado da porta podem trazer uma luz suave e acolhedora. É um verdadeiro convite de boas-vindas.

Iluminação da fachada residencial: Vasos de planta ao lado da porta compõem o espaço junto com as arandelas.
Vasos de planta ao lado da porta compõem o espaço junto com as arandelas. Foto: My Move

Dica: caso sua residência possua um caminho do portão até a porta de entrada, combine a iluminação com spots de chão formando uma luz de orientação pelo trajeto.

Iluminação para jardim

Aquele jardim impecável das novelas pode se tornar realidade em sua casa com um projeto de iluminação de fachada residencial bem feito.

Para destacar árvores ou esculturas no jardim, a melhor opção é usar a iluminação com refletores de baixo para cima. Como eles têm uma luz forte e bem direcionada, ajudam também a iluminar todo o ambiente e trazer mais segurança.

A luz forte dos refletores cria jogos de luz e sombra que destacam os elementos do jardim.
A luz forte dos refletores cria jogos de luz e sombra que destacam os elementos do jardim. Foto: Allium Gardeners

Já para criar a proposta de um jardim acolhedor e charmoso, é possível usar os tradicionais postes de luz combinados com spots de chão iluminando os detalhes de forma suave. 

Para jardins menores, em varandas, a dica é apostar em arandelas, que estão entre as principais luminárias para frente de casas, e vasos de flores coloridas para compor o espaço.

Iluminação para marcar o caminho

A iluminação para marcar o caminho é, em essência, uma iluminação de segurança, mas nada impede que ela também ajude a criar espaços mais bonitos na iluminação de fachada residencial.

Independente se o caminho de entrada for de mármore, pedra ou qualquer outro tipo de material, os spots de LED são opções versáteis, que se adaptam bem a diferentes estilos e garantem uma boa iluminação.

Para caminhos bem delimitados, outra opção são as fitas de LED. Elas são econômicas, fáceis de instalar e criam um efeito moderno para iluminar e valorizar a delimitação do trajeto.

Exemplo de iluminação de caminho com fita de LED.
Exemplo de iluminação de caminho com fita de LED. Foto: DM Lights

Como economizar com iluminação externa?

A melhor maneira de economizar com iluminação externa é investindo em luminárias com lâmpadas de LED. Isso porque elas são mais econômicas e têm uma vida útil muito maior, durante até 3 vezes mais que as lâmpadas fluorescentes.

Além disso, usar sensor de presença para a iluminação da garagem e da porta de entrada, por exemplo, é outra maneira de garantir a segurança com economia, já que as luzes só vão se acender quando for realmente necessário.

Consegue imaginar o seu lar com um projeto de iluminação de fachada residencial que te dê todas essas possibilidades para ter a entrada da casa dos seus sonhos?

Então, não perca tempo e confira a linha completa de iluminação residencial da Dimensional!  

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
IluminaçãoIluminação residencial

Iluminação Inteligente: como funciona a automação do sistema de iluminação?

IluminaçãoIluminação residencial

O que é uma arandela e como usá-la na decoração?

IluminaçãoIluminação residencialMaterial elétrico

Ideias de iluminação para apartamento pequeno

IluminaçãoIluminação residencial

Ideias de iluminação para o seu Home Office