IluminaçãoIluminação residencial

Iluminação Inteligente: como funciona a automação do sistema de iluminação?

Iluminação Inteligente: como funciona a automação do sistema de iluminação?

Imagine as lâmpadas da sua casa acendendo de forma automática quando escurece sem que você tenha que sair acionando vários interruptores. Parece algo do futuro, mas é uma realidade cada vez mais próxima de todos: a iluminação inteligente.

Na era da IoT (internet das coisas), o conceito de Smart Home ganha cada vez mais força e o número de dispositivos que podem ser controlados à distância através da internet se torna cada vez maior.

Mas, afinal, você sabe o que é Smart Home e como adotar a iluminação inteligente na sua casa? Então, continue a leitura e confira tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

O que é uma Smart Home?

Smart Home são casas que utilizam dispositivos que se conectam à internet para automatizar atividades cotidianas, como apagar as luzes ou ligar aparelhos eletrônicos. Geralmente, esse controle pode ser feito por smartphones ou até mesmo por comando de voz.

Em muitas casas, essa tecnologia já está presente na área de iluminação, automação e segurança. Além disso, um dos benefícios dessa tecnologia é que, além de facilitar ações do dia-a-dia, ela também auxilia na redução do consumo de energia — principalmente no que diz respeito à iluminação inteligente.

O que é iluminação inteligente?

A iluminação inteligente é um conceito de ativação de lâmpadas e luminárias através de sensores de presença, aplicativos de celular ou comandos de voz, sem a necessidade do uso de um interruptor. 

Além do comando de ligar e desligar, também é possível controlar a intensidade da luz e a temperatura da cor de forma totalmente remota. Dessa forma, além de utilizar a luz ser somente quando houver necessidade, o que gera uma economia na conta de energia, é possível tornar a iluminação do ambiente mais aconchegante.

Temperatura de cor da lâmpada.
Guia da temperatura de cor da lâmpada.

💡 Curiosidade: Você sabia que o primeiro interruptor inteligente foi lançado ainda em 2010? 

Esse dispositivo realizava basicamente operações de acender, apagar e variar a intensidade da luz através de um controle remoto. Mas, de lá para cá, já houveram grandes evoluções nesse mercado.

Atualmente, é possível encontrar projetos de iluminação residenciais e comerciais feitos totalmente com o conceito de iluminação inteligente. Ou seja, utilizando somente a energia que realmente é necessária naquele momento.

Quais são os benefícios da Iluminação Inteligente?

Dentre os muitos benefícios de um sistema de iluminação inteligente, alguns dos principais são:

Conveniência 

O sistema de iluminação inteligente possibilita a iluminação de toda a sua casa simultaneamente. Isso evita excesso de interruptores espalhados pela casa.

Além disso, muitos sistemas de iluminação trabalham com aplicativos que atendem ao menor toque, comando de voz e até mesmo programações automáticas. Isso significa que você não precisa mais se levantar para acionar um interruptor.

Economia de energia 

Uma das maiores economias na conta de energia elétrica é a troca de lâmpadas convencionais para as lâmpadas de LED, que também são comuns nos sistemas de iluminação inteligente.

Além das lâmpadas LED já garantirem sozinhas uma economia nos gastos, o sistema permite a automação e o controle da iluminação, fazendo com que ela seja usada somente quando for necessário — o que torna a economia ainda maior.

Lâmbada LED bulbo Philips
Lâmbada LED bulbo.
Lâmpada LED bulbo Philips dicroica
Lâmpada LED bulbo.
Lâmpada LED tubular Ourlux
Lâmpada LED tubular.

Temperatura e intensidade das luzes

Uma luz mais fria (luz branca) ajuda em momentos de concentração, enquanto uma iluminação mais quente (luz amarela) pode ser aconchegante ao ler um livro ou assistir seu programa de TV favorito. 

Com um sistema de iluminação inteligente, você pode alterar a temperatura e a intensidade da luz, tornando a iluminação mais forte ou mais suave, com a mesma facilidade com que acessa o WhatsApp pelo celular.

Segurança

Um sistema de iluminação inteligente permite deixar sua casa ainda mais segura. Com ele, é possível ligar e desligar as luzes remotamente ou programar o sistema para que em determinados horários eles comecem a funcionar.

Além da programação remota, algumas luzes inteligentes também podem ser ativadas através de movimento. Este tipo de iluminação é muito comum em ambientes externos, por exemplo, o que ajuda a prevenir a criminalidade ao redor da casa.

Iluminação da fachada residencial: como fazer?
Uma fachada bem iluminada à noite pode prevenir a criminalidade ao redor da casa.

Acessibilidade 

Pessoas portadoras de deficiência ou idosos podem ter dificuldade para acender e apagar lâmpadas. Por isso, é comum vermos soluções adaptadas a essas necessidades, como interruptores mais próximos da cama.

Já um sistema de Iluminação inteligente possibilita que qualquer pessoa, seja jovem, idoso ou qualquer pessoa com necessidades especiais possa interagir com lâmpadas e luminárias através de comandos de voz ou um simples toque no smartphone.

Como automatizar a iluminação de sua casa?

No geral, existem dois tipos de automação de iluminação: aquela realizada por um profissional e a iluminação DIY (Do it yourself ou Faça você Mesmo).

Ao optar pela automação DIY, você poderá instalar a iluminação por conta própria. Entretanto, esse sistema não permite a integração total com outros itens da casa ou a criação de cenas e configurações especiais.

Para que essas funcionalidades sejam possíveis, é necessária a instalação de um sistema de automação para iluminação inteligente. E, para isso, é preciso da ajuda de um profissional.

Este profissional executará o trabalho considerando a planta de sua casa, sua rotina e a infraestrutura existente no local. Dessa forma, a personalização será mais ampla, gerando mais conforto, praticidade e economia de energia.

Onde encontrar um sistema de iluminação inteligente?

Agora que você já conhece um pouco mais sobre iluminação inteligente, já pode escolher qual tipo de sistema de iluminação deseja instalar.

No site da Dimensional, você encontra diversos modelos e marcas de lâmpadas e luminárias dos melhores fabricantes com o menor preço do mercado. Tudo para você fazer a iluminação inteligente da sua casa da forma mais prática possível.

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Iluminação

Slim Perform da Philips: Tecnologia, Conectividade e Economia para o seu Negócio

Iluminação

Conheça as Principais Soluções para Melhorar a Eficiência Energética em Indústrias

AutomaçãoIluminação

Automação residencial para o varejo: o que muda com a retomada do público?

IluminaçãoIluminação residencial

O que é uma arandela e como usá-la na decoração?