Iluminação residencial

Como usar fitas de LED para iluminação de ambientes?

Fita de LED para iluminação residencial

As fitas de LED para iluminação podem ser tudo aquilo que você estava procurando para dar um “up” na decoração da sua casa sem gastar muito e sem precisar de grandes reformas!

Simples para instalar, baratas e muito funcionais, elas podem ser usadas em todos os cômodos da casa e até mesmo nos móveis para trazer mais elegância e sofisticação para o ambiente.

Gostou da ideia? Então, continue a leitura e descubra as vantagens das fitas de LED para iluminação e como usar esse item na sua casa! 

Vantagens de usar fitas de LED para iluminação

As fitas de LED para iluminação são intensas sem abrir mão da sutilidade. Com isso, elas trazem um quê de conforto, charme, elegância e receptividade para qualquer ambiente.

Mas a beleza não é a única vantagem de investir nesse tipo de luminária. Confira 5 motivos pelos quais vale a pena investir em uma fita de LED:

Fitas de LED são duráveis 

Fitas de LED de boa qualidade podem ter vida útil de até 100 mil horas. Ou seja, elas podem durar até 10 anos iluminando a sua casa sem apresentar nenhum tipo de problema!

Oferecem variedade de tons

Se você associa o LED apenas à luz branca fria, pode mudar de ideia! As fitas de LED para iluminação estão disponíveis em mais de uma temperatura de cor:

  • Branco frio: iluminação de LED branca tradicional, parecida com a lâmpada fluorescente. É ideal para criar ambientes mais claros e destacar objetos;
  • Branco quente: iluminação com tom mais amarelado, parecido com a lâmpada incandescente. É ideal para criar ambientes mais aconchegantes;
  • RGB: misto de luzes vermelhas (red), verde (green) e azul (blue) que podem ser controladas com controle remoto.

São fáceis de instalar

As fitas de LED geralmente vêm fita dupla face no verso para para serem aplicadas e com o plug necessário para conectar na tomada. Além disso, elas não dissipam calor, o que torna o processo de instalação muito fácil, prático e totalmente seguro.

Têm bom custo-benefício

As fitas de LED têm um preço de mercado mais atraente do que outras luminárias decorativas e podem durar por muito mais tempo. Por isso, elas apresentam um bom custo-benefício para quem quer investir na decoração.

Onde colocar fitas de LED na decoração?

Já se tornou fã das fitas de LED para iluminação? Então, confira onde aplicar essa luminária na sua casa:

Fitas de LED no teto

As fitas de LED em sanca de gesso já se tornaram um clássico da decoração moderna, principalmente em ambientes mais intimistas, como quartos e salas.

Nesse caso, a fita é posicionada dentro da sanca para bater no material e só depois ser refletida para o ambiente. Como resultado, é possível criar uma iluminação indireta que é mais confortável para os olhos e mais agradável para esses ambientes.

Fitas de LED em sanca de gesso na sala.
As fitas de LED em sancas de gesso são um clássico da decoração. Foto: Reddit.

Fitas de LED em prateleiras e bancadas

Usar fitas de LED em prateleiras e bancadas também tem se tornado cada vez mais comum. E essa técnica vale para qualquer cômodo da casa, do home office às prateleiras da cozinha.

Essa é uma forma tanto de destacar os objetos que estão nas prateleiras, quanto de criar uma iluminação funcional para realizar tarefas naquele espaço, como manusear os alimentos, no caso da cozinha

Fita de LED nas prateleiras da cozinha.
Além de iluminar, as fitas de LED na cozinha contribuem para a decoração. Foto: Flexfire.

Fitas de LED no banheiro

Se engana quem pensa que não existe decoração para banheiro. As fitas de LED no espelho podem transformar esse ambiente em um espaço mais íntimo, elegante e muito moderno.

Outras opções para iluminação do banheiro com LED podem ser iluminar os nichos dentro do box, no interior dos armários ou na bancada da pia. 

Fita de LED no espelho do banheiro.
Fitas de LEDno espelho também podem ser um reforço para se maquiar ou fazer a barba. Foto: Homedit.

Fitas de LED na cabeceira da cama

O quarto precisa ser um espaço aconchegante e acolhedor para estimular uma boa noite de sono. E, nada melhor para trazer esse efeito, do que usar fitas de LED na cabeceira da cama.

Além de valorizar o móvel, esse tipo de iluminação substitui as luminárias tradicionais para criar uma luz suave e aconchegante durante a noite.

Fita de LED na cama.
As fitas de LED também podem ser posicionadas na parte debaixo da cama. Foto: Hoommy.

Usar fitas de LED para iluminação pode transformar qualquer ambiente de forma imediata. Então, não tem mais motivos para não renovar a decoração da sua casa! 

Confira a linha completa de iluminação residencial da Dimensional e encontre a luminária perfeita para cada cômodo!

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
IluminaçãoIluminação residencial

Iluminação Inteligente: como funciona a automação do sistema de iluminação?

IluminaçãoIluminação residencial

O que é uma arandela e como usá-la na decoração?

IluminaçãoIluminação residencialMaterial elétrico

Ideias de iluminação para apartamento pequeno

IluminaçãoIluminação residencial

Ideias de iluminação para o seu Home Office