Iluminação residencial

Iluminação de tarefa: dicas para não errar

Quando se trata de iluminar sua casa, um dos aspectos mais importantes para acertar é a iluminação de tarefas. Não só nos permite ler, escrever, cozinhar e estudar as coisas de perto, mas também tem um efeito positivo na nossa saúde, reduzindo tanto as dores de cabeça quanto o cansaço visual.

Se você não sabia, a iluminação de tarefas refere-se à iluminação de uma área específica, com o objetivo de melhor realizar uma atividade. Isso geralmente é alcançado projetando um nível adequado de luz de uma fonte bem posicionada para permitir contraste para níveis aprimorados de foco.

A iluminação de tarefas é comumente usada em espaços como cozinhas, escritórios domésticos e quartos, mas pode ser usada em qualquer lugar para apoiar uma tarefa que requer o menor nível de concentração.

Com isso dito, aqui está nossa lista das principais dicas para iluminação de tarefas em sua casa.

Iluminação de tarefas para o quarto

Para quem gosta de ler na cama, nem sempre pode contar com a luz natural. Em vez disso, uma luz de leitura prática deve ser considerada.

Você pode escolher uma luminária para a sua mesa de cabeceira ou uma opção mais permanente em uma luminária de parede.

Se você é um leitor ávido e está disposto a instalar um acessório permanente, a segunda opção é o caminho a seguir. Esses tipos de luzes podem ser montados na parede e conectados com um interruptor próximo à sua cama para facilitar o acesso.

Qualquer que seja a opção que melhor atenda às suas necessidades de iluminação, lembre-se do seguinte para garantir um resultado final com o qual você esteja satisfeito:

  • Certifique-se de que consegue alcançar o interruptor sem ter que sair da cama.
  • Opte por uma temperatura de cor quente para ter uma melhor noite de sono. Luzes frias manterão seu cérebro alerta e ativo por longos períodos de tempo.
  • A simetria nem sempre é necessária. Você pode equilibrar a iluminação do seu quarto sem usar as mesmas luminárias em cada lado da cama.

Iluminação de tarefas para uma mesa

Para trabalho no computador, papelada e outras tarefas de foco intenso em uma mesa, escolha uma fonte de luz bem definida dedicada ao que você está fazendo.

Uma luminária de mesa ajustável pode funcionar muito bem e pode ser posicionada onde você precisar para suportar uma variedade de tarefas.

Quando um computador ou laptop está envolvido, você não quer uma fonte de luz brilhante ao lado da tela. Se possível, você também deve evitar ter uma janela diretamente atrás da tela, ou ter qualquer luz brilhante sobre ela. Isso pode criar brilho na tela e causar desconforto aos seus olhos.

Para uma boa solução de iluminação de escritório em casa, escolha fontes de luz baixas a médias em toda a sala e certifique-se de que seu espaço não esteja muito escuro – uma tela brilhante com luz ambiente insuficiente também pode causar cansaço nos olhos.

Além disso, se você usar seu escritório em casa para videoconferências, pense em uma luz que esteja voltada para você adequadamente quando necessário. Este pode ser um LED fixado acima e atrás do monitor. Contanto que o brilho possa ser ajustado para o nível certo e não sobrecarregue o brilho da tela, você não terá problemas com fadiga ocular, enquanto parece mais profissional nas chamadas.

Iluminação de tarefas para a cozinha

A iluminação de tarefas da cozinha foi projetada para criar um ambiente de trabalho sem sombras ao fazer coisas na cozinha, como cozinhar no fogão ou preparar alimentos em uma superfície de trabalho.

Se a sala permitir, ter a pia embaixo de uma janela pode fornecer iluminação suficiente para lavar a louça durante o dia. Embora isso não seja confiável – você também precisa pensar na iluminação da tarefa durante a noite. Para ambientes mais escuros, pequenas luzes pendentes são uma escolha popular, pois fornecem uma luz suave que pode ser ligada ao resto da sala.

Ao explorar a iluminação de tarefas para sua cozinha, pense em todas as diferentes atividades que ocorrem. De cozinhar, limpar, lavar e comer, você descobrirá que a iluminação de tarefas para sua bancada, fogão, pia e ilha ou mesa de jantar é necessária. 

Saiba mais sobre Iluminação residencial

Quando o assunto é iluminação residencial, conte com quem é referência no assunto, conte com a Dimensional! Conheça nossa linha completa de iluminação, compre on-line e receba os produtos em casa com frete grátis para todo o Brasil.

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
IluminaçãoIluminação residencial

Iluminação Inteligente: como funciona a automação do sistema de iluminação?

IluminaçãoIluminação residencial

O que é uma arandela e como usá-la na decoração?

IluminaçãoIluminação residencialMaterial elétrico

Ideias de iluminação para apartamento pequeno

IluminaçãoIluminação residencial

Ideias de iluminação para o seu Home Office