Iluminação residencial

Como fazer um projeto de iluminação residencial?

projeto de iluminação residencial

Um bom projeto de iluminação residencial ressalta a decoração, promove o bem-estar, garante economia de energia e, principalmente, torna o ambiente mais funcional e aconchegante ao mesmo tempo.

Entretanto, considerar todos os pontos, como o estilo da decoração, os tipos de lâmpada, os tipos de iluminação e as necessidades de cada cômodo não é tarefa simples.

Por isso, reunimos aqui dicas infalíveis de como fazer um projeto de iluminação residencial para você não errar na escolha de cada um dos itens. Vamos lá?

O que é um projeto de iluminação?

Um projeto de iluminação é o planejamento da iluminação de um ambiente combinando luz natural e luzes artificiais para garantir funcionalidade, valorização estética e economia de energia.

Dessa forma, é possível combinar traços da arquitetura do espaço com sua necessidade de luz e valorizar mais o ambiente complementando a luz natural com opções como lâmpadas, spots, arandelas, fitas de LED e muito mais.

Quem faz o projeto de iluminação residencial?

Um projeto de iluminação residencial pode ser feito por engenheiros, arquitetos, decoradores ou designers de interiores. Esses profissionais são especializados para determinar a quantidade de luz necessária para cada ambiente.

Alguns proprietários também se arriscam a fazer os próprios projetos. Nesse caso, é importante contar com a ajuda de profissionais que entendam bem da parte elétrica, porque há normas técnicas que devem ser cumpridas para garantir a segurança.

8 benefícios de fazer um projeto de iluminação residencial

A beleza é um dos aspectos mais evidentes em um projeto de iluminação residencial. Entretanto, os benefícios não se resumem a ela. Garanta também:

  • Funcionalidade na execução de tarefas;
  • Segurança na movimentação;
  • Ambiente mais personalizado;
  • Economia de energia;
  • A quantidade de luz certa para cada ambiente;
  • Lâmpadas mais eficientes;
  • Posicionamento correto das luminárias;
  • Iluminação como parte da decoração;
  • Espaços mais convidativos para receber;
  • Conforto para aproveitar as horas livres.

5 dicas para fazer um projeto de iluminação residencial

Para não errar no seu projeto de iluminação residencial, selecionamos 5 dicas infalíveis para agregar muito mais beleza, funcionalidade e eficiência da iluminação de qualquer cômodo, do quarto ao banheiro. Confira!

Equilibre iluminação artificial e natural

O princípio básico para elaborar um projeto de iluminação residencial é aproveitar o melhor das luzes artificiais e da luz natural para iluminar na medida certa.

Por isso, aposte em janelas amplas, portas de vidro e tudo o mais que puder levar a luz do sol para dentro de casa. O ideal é que os tipos de iluminação artificial sejam necessários somente à noite ou para destacar a iluminação de um ponto específico durante o dia.

Iluminação natural no projeto residencial
Em um projeto de iluminação, o ideal é aproveitar ao máximo a luz natural. Foto: Homerite Jacksonville

Conheça os tipos de lâmpada

Os tipos de lâmpada mais comuns em um projeto de iluminação residencial são: lâmpada fluorescente, lâmpada de halogênio e lâmpada de LED.

Como cada uma tem suas características, elas podem ser usadas em um mesmo projeto, distribuídas pelos cômodos.

A lâmpada fluorescente, por exemplo, está entre as mais utilizadas, principalmente por ser econômica, durável e por não emitir calor. Para ambientes que precisam de bastante claridade, como a cozinha, essa é uma boa opção.

Lâmpada fluorescente
Veja ofertas de lâmpada fluorescente na Dimensional.

Já a lâmpada de halogênio é um tipo de lâmpada incandescente. Como esse modelo não alcança tanta potência, é bastante usado na decoração em luminárias de teto, de chão, pendentes ou abajures.

Lâmpada halógena
Veja ofertas de lâmpada halógena na Dimensional.

A lâmpada de LED, por sua vez, tem se tornado a preferida para os projetos de iluminação. Isso porque ela é eficiente, econômica, duradoura e pode ser utilizada tanto na decoração quanto na iluminação principal.

Lâmpada LED
Veja ofertas de lâmpada LED na Dimensional.

💡 Veja mais: Qual a diferença entre os principais tipos de lâmpada?

E os tipos de iluminação

O mais comum é usarmos sempre as lâmpadas no teto. Mas, conhecendo um pouco melhor sobre os tipos de iluminação, é possível explorar novas possibilidades para atender ao tipo específico de iluminação necessária em cada ambiente.

No geral, os principais tipos de iluminação usados em um projeto de iluminação residencial são:

  • Iluminação direta: luz direcionada para um ponto específico. Comum em escritórios e no espelho do banheiro;
  • Iluminação indireta: não é o foco principal do ambiente, é como uma luz de apoio. É muito utilizada em sancas de gesso no teto ou no forro;
  • Iluminação difusa: deve iluminar todo o ambiente de forma suave, sem criar grandes contrastes ou sombras;
  • Iluminação de orientação: usada para trazer mais segurança para a circulação de pessoas. É comum em escadas e jardins;
  • Iluminação de destaque: usada para destacar pontos específicos do ambiente ou da decoração. É muito utilizada para destacar quadros na parede e fachadas de casa;
  • Iluminação de tarefas: deve reforçar a iluminação para uma tarefa específica. É comum para espaços de leitura e de trabalhos manuais.

Explore o uso de luminárias

Para seu projeto de iluminação residencial ficar impecável, explore o uso das luminárias! Conte com lustres, fitas de LED, spots, pendentes e muito mais! Cada um cumpre uma função e você pode criar espaços bastante diferenciados.

Os lustres, por exemplo, podem marcar a divisão numa iluminação de sala de estar e jantar integradas. Já os pendentes iluminam mesas, bancadas ou ilhas, tornando esses espaços em aconchegantes cantinhos de bate-papo.

As queridinhas fitas de LED  podem decorar tetos, móveis planejados ou a parte debaixo de prateleiras em qualquer cômodo. Na sala ou no quarto, uma luminária de chão faz dupla com uma poltrona confortável para ler seus livros preferidos.

Vale a pena também considerar os spots embutidos para o teto. Eles são boas pedidas para quase todos os cômodos, inclusive na área externa. Se sua casa possui uma área gourmet, por exemplo, eles são excelentes para criar um ambiente receptivo e relaxante.

Luminárias para projeto de iluminação residencial
Um mesmo ambiente pode receber vários tipos de luminária. Foto: Manufacturer

Considere a proposta de cada cômodo

Ao elaborar um projeto de iluminação residencial, também é fundamental levar em conta as particularidades de cada cômodo. Não apenas pela estética, mas principalmente pela funcionalidade.

Em uma iluminação de cozinha, por exemplo, sabe-se que a luz fria central é indispensável para as atividades cotidianas. Já em uma iluminação de quarto, deve-se prezar pelo conforto, criando um ambiente intimista e convidativo com luzes quentes.

💡 Veja mais: O que é a temperatura de cor da lâmpada?

Spots e arandelas são perfeitos para completar a iluminação da sala, onde a decoração deve ajudar a tornar o ambiente mais receptivo e visualmente agradável. Para isso, é importante pensar onde os pontos de luz serão colocados para realçar móveis e objetos.

Até o banheiro tem a sua própria proposta e precisa de uma iluminação adequada. Luz fria próxima ao espelho para se maquiar ou fazer a barba, por exemplo, e luz quente próximo a área de banho para trazer mais relaxamento.

Temperatura da lâmpada
A temperatura da lâmpada influencia na cor que percebemos: amarela, branca ou neutra. Foto: Hubbell

Agora que você já sabe tudo que precisa para montar o seu projeto de iluminação residencial, conte com a linha completa de itens de iluminação da Dimensional!

Só uma marca referência no mercado pode garantir espaços aconchegantes e funcionais com a segurança de poder comprar on-line e receber com segurança na sua casa em qualquer lugar do país!

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
IluminaçãoIluminação residencial

Iluminação Inteligente: como funciona a automação do sistema de iluminação?

IluminaçãoIluminação residencial

O que é uma arandela e como usá-la na decoração?

IluminaçãoIluminação residencialMaterial elétrico

Ideias de iluminação para apartamento pequeno

IluminaçãoIluminação residencial

Ideias de iluminação para o seu Home Office