Segurança do Trabalho e Epis

Abril Verde: Sua Segurança em Primeiro Lugar!

Morrem no Brasil, em média, sete pessoas por dia vítimas de acidentes de trabalho, segundo levantamento da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro).

Em 2022, segundo uma pesquisa do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, disponibilizada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), o Brasil registrou 612,9 mil notificações de acidentes relacionados à jornada profissional, sendo que o número de óbitos por acidente de trabalho no país atingiu 2.538.

Diante de dados tão alarmantes, neste mês de abril, voltamos nossa atenção para a segurança e saúde no ambiente de trabalho, reconhecendo a importância de adotar medidas preventivas para proteger nossos colaboradores. 

Abril Verde Contribui para Diminuir Acidentes de trabalho 

Para ajudar a diminuir essas estatísticas, é que há 21 anos atrás nascia o Abril Verde, um movimento que busca conscientizar e promover um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para todos.

O Abril Verde defende a ideia de que nenhum trabalho deve custar a vida de um trabalhador, sensibilizando empregadores, colaboradores e a sociedade em geral sobre a necessidade de adotar medidas de prevenção, promover um ambiente de trabalho seguro e saudável, além de garantir o cumprimento das leis trabalhistas e normas de segurança.

Um dos pilares fundamentais nessa jornada pela segurança do trabalho é através da correta utilização do EPI – Equipamento de Proteção Individual.

Proteção em Primeiro Lugar: O Papel dos EPIs

Os EPIs –  Equipamentos de Proteção Individual – desempenham um papel crucial na prevenção de acidentes de trabalho e na redução de riscos ocupacionais. 

A diversidade de EPIs que podem ser utilizados para ajudar a diminuir as estatísticas de acidentes de trabalho é imensa, incluindo desde capacetes que protegem contra impactos até luvas que resguardam as mãos de agentes químicos.

Óculos de proteção que resguardam os olhos de possíveis partículas, assim como, protetores auriculares que preservam a audição em ambientes ruidosos.

Os EPIs abrangem uma variedade de dispositivos projetados para garantir a integridade física e a saúde dos trabalhadores.

Além de proteger contra lesões imediatas, os EPIs também ajudam na prevenção de doenças ocupacionais, como é o caso de problemas respiratórios, decorrentes da exposição a substâncias nocivas ou perda auditiva causada por ruídos excessivos.

Ao adotar e utilizar os EPIs de maneira adequada, protegemos a vida e a saúde dos trabalhadores, promovendo um ambiente de trabalho seguro e saudável para todos.

Compromisso Dimensional com a Segurança do Trabalhador

Na Dimensional, temos o compromisso de fornecer ao mercado EPIs adequados, e de alta qualidade, para uma ampla gama de operações nas quais desenvolvemos diariamente.

Com mais de 50 anos de história nos tornamos referência na comercialização de EPIs para inúmeros clientes, por meio do fornecimento de produtos de altíssima qualidade produzidos pelas principais empresas de equipamentos de proteção individual.

Descubra o nosso compromisso com a segurança do trabalhador através dos diversos EPIs disponibilizados em nossa 26 filiais, loja virtual lojas físicas, ou ainda, através da nossa Central de Contratos Corporativos.

Adquirir calçados de segurança, protetores auditivos, EPIs para proteção das mãos e pele, dentre outros, é simples e prático com a Dimensional.

Delivery Machine EPI – A Segurança do Trabalhador ao seu Alcance

Assim como é fácil e prático comprar um refrigerante ou “snack” através de uma “Vendor Machine”, você também pode ter um EPI com apenas um toque.

De maneira muito prática e rápida, nenhum trabalhador ficará sem proteção. 

Nossa Delivery Machine oferece, além da automatização dos controles de entrega dos EPIs, uma visão de como, onde, por quem e quando estes produtos são utilizados.

Conheça alguns dos benefícios da Delivery Machine EPI da Dimensional:

  • Controle de entrega eletrônica por meio de biometria ou senha para cada colaborador;
  • Tudo online: pode ser acessado de qualquer lugar pelos gestores autorizados;
  • Parametrização da vida útil mínima e máxima do equipamento utilizado;
  • Parametrização do tipo de EPI a ser utilizado por função, operação ou área da empresa;
  • Possibilidade de registro de treinamentos realizados e controle de vencimento desses treinamentos via sistema;
  • Gerenciamento do uso e consumo de EPIs por meio de vários tipos de relatórios;
  • Gestão e controle da validade do CA (Certificado de Aprovação);
  • Envio das informações para o e-social;
  • Controle e Gestão dos estoques;
  • Garantia da entrega do EPI adequado ao exercício da função de cada colaborador;
  • Atribuição de perfis de administradores e usuários com alçadas diferentes garantindo segurança e acuracidade.

Com isto, garantimos que todos os trabalhadores desempenhem suas atividades com segurança e confiança.

Juntos pela Segurança e Saúde no Trabalho

O Abril Verde reforça que a segurança no trabalho é uma responsabilidade compartilhada por todos nós – empregadores, colaboradores e comunidade em geral. 

Ao adotarmos uma cultura de segurança e promovermos a conscientização sobre a importância dos EPIs, estamos fortalecendo nosso compromisso com a vida e reforçando os valores essenciais do Abril Verde.

Portanto, não somente durante o mês de Abril, mas, em todos os dias do ano, incentivar o uso correto dos EPIs vai muito além de conscientizar!

Tornar o uso do EPI correto um hábito é garantir que cada colaborador, ao final do dia, retorne em segurança para seu lar e suas famílias. 

Essa é a verdadeira essência da segurança e do Abril Verde.

Conte com a Dimensional e toda a sua expertise de mais de 50 anos no desenvolvimento e vendas de produtos para EPI.

Juntos, podemos fazer a diferença e construir um ambiente de trabalho seguro e saudável para todos!

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Segurança do Trabalho e Epis

Título: Com a Dimensional você Protege suas Mãos Sempre!

Segurança do Trabalho e Epis

Respirar com Segurança exige Proteção!

Segurança do Trabalho e Epis

Luvas KryTech 563 MAPA Professional: A Escolha Ideal Contra Riscos de Cortes em Manuseios Complexos

Segurança do Trabalho e Epis

Segurança na Indústria: a solução da Gama Krytech da MAPA para proteção de mãos e braços