Iluminação residencial

Qual a iluminação ideal para quarto? 5 dicas para não errar!

Dicas para iluminação do quarto

A iluminação para quarto ideal é charmosa, convidativa e intimista. Para te ajudar a garantir a atmosfera perfeita para relaxar, selecionamos 5 dicas para você não errar na iluminação desse cômodo. Confira agora mesmo! 

Quantos watts usar no quarto?

Para começar, uma pergunta muito comum: quantos watts usar no quarto? Na verdade, a resposta depende do tipo de lâmpada que você escolher. Entre as mais usadas estão:

Dentre as opções, as lâmpadas de LED são as mais modernas, além de oferecerem o melhor custo-benefício em watts, economia de energia e durabilidade. Por todos esses motivos, elas têm se tornado as queridinhas na hora de decorar.

Por isso, para explicar de maneira simples quantos watts usar no quarto, vamos usar esse modelo de referência. Basta fazer a seguinte conta:

  • Largura do cômodo x Comprimento do cômodo x 3,2 = a quantidade de watts que uma lâmpada de LED deve ter para uma iluminação de quarto apropriada.

5 ideias de iluminação para quarto

Agora vamos à parte encantadora do assunto, porque é uma delícia conferir ideias de iluminação para quartos que esbanjam estilo, conforto e criatividade. 

São tantas possibilidades interessantes que fica até difícil de escolher. Confira algumas opções:

Aproveite ao máximo a iluminação natural

Além da redução no consumo de energia, uma iluminação natural no quarto traz muitos benefícios, como bem-estar físico, disposição e até estímulo à produção de vitamina D pelo organismo.

Em um projeto de iluminação residencial, um quarto que aproveita os raios solares através de janelas ou portas também pode fazer uso de pisos laminados claros, paredes na cor branco ou bege e cortinas em tecidos transparentes.

Para aumentar a luz natural do quarto, aposte em um único móvel colorido para destacar a iluminação. Por exemplo, uma poltrona verde ou amarela ou algumas plantas e flores frescas.

Luz do sol no quarto pela manhã
A entrada da luz do sol deixa o quarto mais iluminado e aconchegante. Foto: Architecture Art Designs

Prefira luz indireta

Na iluminação indireta, a luz é direcionada para uma superfície e depois refletida para iluminar o ambiente. Com isso, a iluminação é mais suave, intimista e confortável visualmente.

A luz indireta aumenta a sensação de um refúgio particular. Ela é excelente para despertar sensações, uma vez que o jogo de sombras cria um clima mais intimista. 

No quarto, é possível usar essa iluminação como principal no teto, dentro dos armários ou mesmo na cabeceira da cama. Para isso, invista em spots, plafons, arandelas ou fitas de LED posicionadas em lugares estratégicos.

Nesse caso, na hora de projetar uma iluminação de quarto de casal, por exemplo, é importante levar em consideração o estilo da decoração do cômodo: romântico, moderno, minimalista, etc.

Iluminação indireta no quarto
Um dos principais tipos de luz indireta no quarto é com fitas de LED em sancas de gesso. Foto: Bendu

Invista em lâmpadas inteligentes

O grande diferencial das lâmpadas inteligentes — também conhecidas por lâmpadas smart — é que elas são controladas pelo celular ou assistente de voz. Dessa forma, elas podem trazer mais conforto para o espaço.

Para instalar, é muito fácil. Basta colocar no bocal, ligar, conectar ao Wi-Fi e configurar no aplicativo. Por esse mesmo app, você pode controlar:

  • cor da lâmpada;
  • intensidade
  • temperatura de cor;
  • horários para ligar e desligar;
  • conectar músicas e muito mais.

Feitas a partir da tecnologia LED, elas podem trocar de cor conforme o ritmo de uma música, entre outras curiosidades. Por isso, elas podem trazer também uma atmosfera moderna e descolada para a iluminação do quarto de solteiro, por exemplo. 

Lâmpada inteligente no quarto
Além da intensidade, também é possível controlar a cor da luz com as lâmpadas inteligentes. Foto: Ilumi

Aposte em arandelas

Arandelas são substitutas modernas para o abajur. Além disso, tornam-se um ponto focal ímpar na decoração. Uma iluminação para quarto que preza pela elegância, mesmo com pouco espaço, precisa contar com esse tipo de luz suave.

Conhecidas também por luminárias de parede, elas assumem uma posição secundária na iluminação. Mas, acredite, nem por isso são menos importantes.

Na iluminação do quarto, elas costumam ser posicionadas ao lado da cama, sobre criados-mudos. Com isso, elas oferecem uma luz suave que pode ser usada para leitura ou para clarear se for necessário levantar durante a madrugada, por exemplo.

Os modelos mais conhecidos são as arandelas com cúpula e as arandelas coloniais. Mas existem inúmeras opções, atendendo a todos os estilos de decoração: dos mais sofisticados aos mais despojados.

Arandelas no quarto
Existem arandelas dos mais variados estilos disponíveis no mercado. Foto: Galleria Lighting

Use iluminação na cabeceira da cama

Uma forma de sair da mesmice é criar uma iluminação para cabeceira de quarto de casal bastante aconchegante, mas também original. Uma das principais maneiras para isso é aliar fitas de LED e ripas de madeira.

É isso mesmo. Compondo um sofisticado painel luminoso, esse tipo de iluminação em LED também pode dar destaque a quadros e fotografias que estejam na parede atrás da cama.

A proposta é perfeita para quem adora ler antes de dormir, já que é possível apagar a luz central, mas preservar uma iluminação suave de fundo.

Luz na cabeceira da cama
A iluminação também pode ser feita em outros tipos de cabeceira, como as que usam tecido. Foto: The Craftiest Couple

Qual a melhor iluminação para quarto de bebê? 7 dicas práticas

Uma iluminação para quarto de bebê mágica não pode deixar de garantir itens básicos, como: funcionalidade, tranquilidade, delicadeza e conforto. Como conseguir tudo isso?

  1. Aposte em iluminação indireta e suave;
  2. Use fitas de LED e spots;
  3. Troque o abajur por arandelas;
  4. Decore com lustres menores;
  5. Crie jogos de luz e sombra;
  6. Destaque a poltrona de amamentação;
  7. Controle a intensidade da luz com dimmer.

Viu só como é possível unir bom gosto e estratégia na iluminação do quarto? Então, confira a linha completa de iluminação da Dimensional e tenha o refúgio dos seus sonhos — literalmente!

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
IluminaçãoIluminação residencial

Iluminação Inteligente: como funciona a automação do sistema de iluminação?

IluminaçãoIluminação residencial

O que é uma arandela e como usá-la na decoração?

IluminaçãoIluminação residencialMaterial elétrico

Ideias de iluminação para apartamento pequeno

IluminaçãoIluminação residencial

Ideias de iluminação para o seu Home Office