Iluminação residencial

Como melhorar a iluminação da casa com 7 dicas

Para a maioria de nós, a iluminação vem como uma reflexão tardia ao projetar sua casa. No entanto, quem conhece bem os princípios da iluminação sabe que há sempre mais do que aparenta. A iluminação é o elemento desconhecido que eleva qualquer decoração de casa para o próximo nível. Cada cômodo de uma casa geralmente serve a um propósito único e, como resultado, exige seus próprios padrões quando se trata de iluminação.

As escolhas de iluminação podem fazer ou quebrar o estilo e o design de uma casa. A iluminação correta melhora o clima geral de um espaço e oferece aquele ambiente quente e aconchegante. Uma consideração cuidadosa deve ser observada ao escolher luminárias, como lâmpadas e interruptores. Abaixo está um guia simples sobre ideias de iluminação que iluminarão a casa e economizarão energia;

01. Planeje um Bom Esquema de Projeto de Iluminação

Esquema de Design de Iluminação Moderna

Um esquema de iluminação é fundamental quando se trata de iluminar sua casa. Um bom plano permitirá conhecer a localização exata e o tipo de iluminação necessária. Isso é sempre feito com a consulta de um eletricista para aconselhamento especializado. Tudo deve ser definido antes de sair para a compra real. Projetos de iluminação modernos vêm em diferentes estilos e formas criativas que podem deixar um pouco confuso. 

A internet é um ótimo ponto de recurso para ideias modernas de design de iluminação para garantir que sua casa pareça nada menos que impressionante.

02. Deixe a sala ditar o layout – Colocação de iluminação

Candelabro na entrada

A colocação da iluminação em qualquer casa é uma questão de preferência pessoal, no entanto, alguns layouts padrão tornariam o trabalho perfeito, sabendo como e onde colocar a iluminação em cada cômodo. Se você não tiver certeza de por onde começar, deixe as salas ditarem o layout. Por exemplo, uma entrada ficaria ótima com um candelabro dramático. 

Salas de estar com luzes embutidas tornam o espaço mais sutil e aconchegante. As salas de jantar são provavelmente as mais fáceis de iluminar, pois precisam de muita iluminação. Luzes pendentes ou candelabros podem ser centralizados para pairar sobre a mesa de jantar para um acabamento elegante.

03. Escolha um Ponto Focal Adequado para Iluminar sua Casa

Ponto focal de iluminação

Um proprietário precisa escolher o ponto focal de iluminação para a casa. Para grandes espaços como a sala de estar ou a sala de jantar, um lustre seria um ótimo ponto focal. Já para casas menores, opte por iluminar o cômodo.

04. Considere a escala das luminárias durante o projeto de iluminação

As luminárias que você escolher não devem ofuscar a sala nem se perder no processo. Luminárias, como candelabros e lâmpadas, devem ser perfeitamente dimensionadas em comparação com a sala. Um guia básico seria certificar-se de que o comprimento mais a largura da sala em pés é igual ao diâmetro do lustre em polegadas.

05. Camada de sua iluminação

Sobrepondo suas luzes

Colocar suas luzes em camadas cria equilíbrio em uma sala e faz com que tudo pareça montado. Espaços pequenos, como banheiros e salas de estudo, precisam de lâmpadas pequenas com potência reduzida para acomodar o espaço minúsculo. Em espaços maiores e abertos, use lâmpadas maiores com alta potência para ajudar a destacar detalhes extras em uma sala.

06. Teste sua criatividade para melhorar a iluminação

Mini luzes perto da estante

A iluminação impecável exige muita criatividade e pensamento fora da caixa. É muito mais do que colocar luminárias suspensas e lâmpadas portáteis. lugares famosos em Londres. Sinta-se à vontade para experimentar luminárias não funcionais para adicionar esse brilho inesperado a um espaço. Um exemplo disso é a compra de uma estante de destaque com mini luzes que iluminarão a exibição dos livros. Você também pode iluminar uma planta escondendo um pequeno holofote atrás do recipiente para adicionar um pouco de brilho ao ambiente.

07. Usar luminárias de piso em espaços abertos é uma boa ideia de iluminação

Luminárias de Piso em Espaço Aberto

A iluminação de sua casa geralmente é específica do tempo. Você só precisa das luzes quando o sol está forte e a escuridão está se aproximando. Espaços amplos, como a sala da família, precisarão de mais luminárias de mesa e de chão. Essas luminárias permitem que a luz ressalte nas paredes e no teto para criar esse ambiente confortável. Além disso, ter essas luzes apagadas em determinados períodos ajuda a reduzir a conta de energia e eletricidade mensal.

Conclusão

Uma boa iluminação pode realmente fazer ou quebrar seu quarto. Ele empresta a atmosfera perfeita para ajudar seu design a brilhar. Se você planeja atualizar sua iluminação para o próximo nível, este guia de iluminação final tem todas as informações de que você precisa.

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
IluminaçãoIluminação residencial

Iluminação Inteligente: como funciona a automação do sistema de iluminação?

IluminaçãoIluminação residencial

O que é uma arandela e como usá-la na decoração?

IluminaçãoIluminação residencialMaterial elétrico

Ideias de iluminação para apartamento pequeno

IluminaçãoIluminação residencial

Ideias de iluminação para o seu Home Office