Segurança do Trabalho e Epis

Respirar com Segurança exige Proteção!

Equipamentos de Proteção Respiratória (EPR) são dispositivos projetados para proteger o sistema respiratório dos trabalhadores contra a inalação de substâncias nocivas presentes no ambiente de trabalho.

Essas substâncias podem incluir poeiras, gases, vapores, fumos, aerossóis, entre outros agentes que representam riscos à saúde.

Os respiradores funcionam filtrando o ar inalado pelo usuário, retendo partículas e contaminantes perigosos.

Existem diversos tipos de EPR disponíveis, cada um projetado para atender a diferentes necessidades e níveis de proteção, desde respiradores descartáveis simples até respiradores motorizados ou linha  de ar comprimido.

A Dimensional, empresa comprometida com a segurança e proteção dos trabalhadores, através de sua expertise no fornecimento de produtos e serviços voltados para a proteção e segurança do trabalhador, alerta sobre os riscos em não utilizar Equipamentos de Proteção Respiratória em ambientes específicos de trabalho.

O que as Normas Regulamentadoras dizem sobre Segurança Respiratória?

A Norma Regulamentadora NR-6 de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) estabelece as obrigações dos empregadores quanto ao fornecimento, utilização, conservação e treinamento sobre os EPIs necessários para garantir a segurança e saúde dos trabalhadores.

A Norma Regulamentadora NR-9, também conhecida como Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), estabelece a obrigatoriedade de todas as empresas implementarem um programa de prevenção de riscos ambientais em seus locais de trabalho. O PPRA visa identificar, avaliar e controlar os riscos ambientais que possam afetar a saúde e a integridade dos trabalhadores.

Tanto a NR-6 quanto o PPRA são essenciais para promover um ambiente de trabalho seguro e saudável, prevenindo a ocorrência de acidentes e doenças ocupacionais relacionadas aos riscos presentes nos locais de trabalho.

Ambas as normas exigem que o respirador utilizado para proteção do usuário exposto aos riscos respiratórios seja considerado “adequado”.

Para tanto, a escolha deve ser feita a partir do Fator de Proteção Atribuído (FPA), medida que indica a eficiência do respirador, , que visa eliminar a exposição do usuário a determinados riscos no ambiente de trabalho. Entretanto, a proteção só estará garantida quando utilizados produtos adequadas ao risco.

PPR – Programa de Proteção Respiratória

O PPR, Programa de Proteção Respiratória, é um conjunto de medidas e procedimentos estabelecidos pelas empresas para garantir a eficácia e segurança do uso de Equipamentos de Proteção Respiratória (EPR) pelos trabalhadores.

O principal objetivo do PPR é assegurar que os trabalhadores utilizem os EPR de maneira correta e eficiente, minimizando os riscos à saúde respiratória.

Para isso, o programa inclui uma série de etapas e procedimentos, tais como:

  1. Identificação e avaliação dos riscos respiratórios;
  2. Seleção dos EPR adequados;
  3. Treinamento dos trabalhadores;
  4. Realização de testes de vedação;
  5. Manutenção e substituição dos EPR;
  6. Monitoramento da eficácia do programa.

Portanto, ao implementar um Programa de Proteção Respiratória eficaz, as empresas podem garantir a saúde e segurança dos trabalhadores expostos a riscos respiratórios, cumprindo as normas regulamentadoras e promovendo um ambiente de trabalho seguro.

Quais são os tipos de EPI para Proteção Respiratória?

Existem diversos tipos de Equipamentos de Proteção Respiratória (EPR) disponíveis, cada um projetado para oferecer diferentes níveis de proteção contra os riscos respiratórios presentes no ambiente de trabalho.

Alguns dos principais EPRs incluem:

  • Máscara Autônoma
  • Filtros Mecânicos / Químicos
  • Respiradores Descartáveis
  • Respiradores peças Faciais Inteiras e Semi Faciais
  • Respiradores Motorizados
  • Sistemas de Linha de Ar Comprimido

O que é Fit Test e qual a sua Importância?

Sabemos que o uso de EPI’s é fundamental para manter a integridade e saúde dos trabalhadores, e no caso da proteção respiratória a seleção adequada do EPR (Equipamentos de Proteção Respiratória) é o que irá garantir o máximo de segurança aos seus usuários.

Mas, como garantir que os EPRs irão cumprir com excelência a sua função?

Procedimentos como o Fit Test são realizados justamente para verificar a vedação entre o respirador e o rosto do usuário dos equipamentos de proteção respiratória.
Esse teste é essencial para garantir que o respirador forneça a proteção necessária ao trabalhador contra a inalação de contaminantes, ajudando a identificar possíveis falhas na vedação do respirador e a escolher o modelo mais adequado para cada trabalhador.

Existem dois tipos de Ensaios de Vedação: o Qualitativo e o Quantitativo.

O Fit Test qualitativo é o mais simples e envolve a aplicação de um agente de teste, geralmente um composto químico inofensivo, como a sacarina, no ambiente próximo ao respirador enquanto o usuário utiliza o equipamento.

Caso ele consiga detectar o agente, significa que há vazamento de ar e a vedação não está adequada.

Já o PortaCount quantitativo é mais preciso e utiliza equipamentos específicos para medir a quantidade de partículas no ar dentro e fora do respirador enquanto o usuário realiza os movimentos faciais.

A diferença nas concentrações indica a eficácia do ajuste do respirador.

Os principais EPIs de Proteção Respiratória você encontra na Dimensional

Sempre preocupada com a qualidade dos produtos oferecidos e visando a segurança de seus usuários, a Dimensional trabalha com as marcas mais conceituadas de Equipamentos de Proteção Respiratória (EPR) do mercado.

Comercializamos a linha completa de proteção respiratória, desde as mais simples até as mais elaboradas.

Conheça mais sobre os nossos Equipamentos de Proteção Respiratória aqui.

Equipamentos para ensaios Qualitativos e Quantitativos e acessórios também estão disponíveis na Dimensional, garantindo a qualidade do EPI e a saúde do trabalhador.

Encontre aqui o produto mais adequado para suas necessidades.

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Segurança do Trabalho e Epis

Título: Com a Dimensional você Protege suas Mãos Sempre!

Segurança do Trabalho e Epis

Abril Verde: Sua Segurança em Primeiro Lugar!

Segurança do Trabalho e Epis

Luvas KryTech 563 MAPA Professional: A Escolha Ideal Contra Riscos de Cortes em Manuseios Complexos

Segurança do Trabalho e Epis

Segurança na Indústria: a solução da Gama Krytech da MAPA para proteção de mãos e braços