Iluminação residencial

Como fazer uma iluminação decorativa para sua casa?

Como fazer iluminação decorativa para casas

Você já quis ter uma iluminação digna de arquitetos e decoradores na sua casa? Então, continue a leitura porque aqui tem iluminação decorativa para todos os ambientes: cozinha, sala, quarto, banheiro e área gourmet.

Descubra como usar spots embutidos, arandelas, pendentes, luminárias de chão, lustres e abajures de um jeito único para ter a casa dos seus sonhos!

Qual a diferença entre iluminação funcional e iluminação decorativa?

A diferença entre iluminação funcional e iluminação decorativa é simples: a primeira ilumina o ambiente para realização de tarefas, enquanto a segunda ilumina para melhorar a estética.

A iluminação funcional tem como prioridade aplicar as luzes de maneira estratégica para clarear o máximo possível e espalhar a luz por todo o espaço. É o que acontece nas cozinhas, por exemplo.

Já na iluminação decorativa, a prioridade é embelezar os ambientes e estimular sensações como bem-estar, relaxamento, tranquilidade e receptividade. É uma iluminação muito importante para quartos e salas.

Os dois tipos de iluminação não são excludentes, ou seja, você não precisa escolher entre um ou outro. É possível trazer o melhor de cada um para o mesmo espaço e garantir um ambiente bem iluminado e decorado ao mesmo tempo.

Tipos de luminária para uma iluminação decorativa em casa

Uma boa iluminação residencial se faz com a possibilidade da escolha. Por isso, quanto mais tipos de luminárias decorativas para casa você conhecer, melhor. 

Conheça alguns dos modelos mais usados pelos profissionais: 

Fitas de LED

As fitas de LED são como uma fita flexível, vendida em metro e que possui um adesivo no verso para fixação. São versáteis, fáceis de instalar, econômicas, bonitas, sustentáveis e ainda oferecem mil possibilidades de uso. 

Queridinhas dos decoradores, elas podem tanto produzir uma iluminação suave para um clima aconchegante, como uma iluminação direta para clarear o ambiente com bastante modernidade.

A iluminação decorativa com fitas de LED pode ajudar a destacar objetos ou lugares estratégicos. Ela pode ser colocada, por exemplo, atrás das prateleiras, no contorno do painel da televisão ou até na cabeceira da cama.

Fita de LED no painel da TV
As fitas de LED também podem contornar toda a extensão de móveis planejados.

Outra grande vantagem das fitas de LED é que você pode encontrá-las como luz fria (branca), luz quente (amarela) ou luz colorida (RGB). Assim, elas podem se encaixar em qualquer projeto de iluminação.

Pendentes

Pendentes são luminárias penduradas do teto por um fio. Eles estão entre os tipos de iluminação decorativa mais comuns e são utilizados principalmente em cima de mesas de refeições, como bancadas da cozinha ou da área gourmet.

Esse tipo de luminária proporciona iluminação direta. Por isso, é importante escolher uma lâmpada fosca ou uma cobertura fosca para o pendente para não agredir os olhos de quem se sentar perto

Outro ponto de atenção no projeto de iluminação com pendentes é a altura da luminária. O ideal é que ela tenha, no mínimo, 80 cm de distância do tampo da mesa ou do balcão. 

Iluminação decorativa: Pendentes para mesa da cozinha
Os pendentes também ajudam a marcar a divisão em ambientes integrados.

Luminária de chão

Para quem adora ficar mudando os móveis de lugar de tempos em tempos, as luminárias de chão são as melhores opções para iluminação decorativa, já que elas podem ser trocadas de lugar de acordo com a necessidade.

Além disso, também são muito versáteis. Podem tanto para proporcionar uma luz indireta amarela, dando ao cômodo um toque de aconchego; quanto trazer uma luz branca direta ao lado de uma poltrona de leitura, por exemplo.

Modelos dourados, na cor cobre ou os coloridos são ótimas sugestões e podem trazer pontos de destaque extra na decoração dos ambientes.

Luminária para sala
As luminárias de chão ajudam a compor toda a decoração do ambiente.

Abajur

A palavra “abajur” vem da língua francesa “abat-jour”, que significa “quebrar a luz”. A iluminação de um abajur não cabe como luz principal, mas sim como um complemento ao lado da cama ou de uma poltrona, por exemplo.

O abajur é uma alternativa para uma iluminação decorativa cheia de personalidade, capaz de criar ambientes confortáveis, aconchegantes e visualmente atraentes. 

Eles podem cumprir uma função decorativa ou funcional. Para um ou outro, basta escolher a cor da lâmpada mais adequada, branca ou amarela. Além disso, opte por cúpulas claras para aproveitar ainda mais a luz.

💡 Saiba mais: Qual a diferença entre luz branca ou amarela?

Abajur no quarto ao lado da cama
Os abajures são muito utilizados para criar uma iluminação suave no quarto. 

Spots embutidos

Os spots embutidos são como pontos de luz usados para complementar a decoração, proporcionando iluminação focada, sutil e mais concentrada. Geralmente, servem para iluminar um ponto específico.

Essa é uma opção versátil, que valoriza a iluminação decorativa e que tem várias possibilidades de aplicação. É possível colocar spots embutidos no teto, no chão ou mesmo em móveis planejados.

Em residências que possuem jardim, por exemplo, os spots podem criar uma trilha de caminho iluminada para tornar o espaço mais seguro. O mesmo vale para demarcar escadas, o que também proporciona uma atmosfera mais convidativa.

Spot para iluminação em armários
Os spots podem ser posicionados até mesmo dentro dos armários para iluminar o espaço.

Lustres

Engana-se quem pensa que lustres são opções tradicionais demais para uma iluminação decorativa moderna e original. Eles podem não só surpreender, como ser aliados estratégicos.

Em uma sala de estar integrada com sala de jantar um lustre pode ajudar a destacar cada ambiente e deixar mais clara a separação. 

Você pode colocar, por exemplo, um grande lustre cascata no centro do teto da sala ou um lustre clássico sobre a mesa do jantar. Em ambos os casos, a luminária contribui para delimitar os espaços

Mas é preciso ter um pouco mais de cuidado com esse tipo de iluminação. Como os lustres são luminárias mais chamativas, o ideal é combiná-los com uma decoração mais neutra para não sobrecarregar o ambiente.

Lustres para iluminação decorativa
Os lustres facilmente se tornam o objeto mais chamativo da decoração de um ambiente.

Arandelas

As arandelas são como abajures fixos na parede. Elas têm uma luz suave, que pode ser branca ou amarela, e que ajudam a trazer uma proposta mais aconchegante para o espaço.

Esse tipo de luminária tem um quê de romantismo, de requinte e tradição que tornam a iluminação decorativa um charme a parte em qualquer espaço. 

Quer dar um toque de elegância aos banheiros? Instale arandelas. Quer trazer um pouco mais de conforto para a área gourmet? Instale arandelas. Quer uma iluminação suave para o quarto do bebê? Instale arandelas.

No geral, o único ponto de atenção é em relação à distância da luminária até o chão. O ideal é que tenha um espaço de pelo menos 1,90m para que elas fiquem mais harmônicas no cômodo.

💡 Saiba mais: Como usar arandelas na decoração?

Luminárias no banheiro
Arandelas ao lado do espelho do banheiro ajudam a trazer mais elegância e reforçar a iluminação.

Como fazer a iluminação decorativa de cada ambiente?

Existem diversos tipos de luminárias, cada uma capaz de criar um efeito diferente. Por isso, a melhor maneira de fazer uma iluminação decorativa harmônica é entender a proposta e as necessidades de cada ambiente. 

O cômodo pede uma iluminação mais centralizada, como sobre a mesa de jantar? Então o ideal pode ser usar pendentes ou lustres. O objetivo é uma iluminação mais difusa e acolhedora em todo o espaço? Talvez seja melhor optar por arandelas.

Além disso, é importante lembrar que os ambientes não são utilizados para um único fim. Logo, pode ser preciso unir mais de um tipo de iluminação para garantir que o espaço se torne funcional e aconchegante de acordo com a necessidade.

Como podemos ver, a iluminação decorativa é um universo a ser explorado e todas as possibilidades para fazer um projeto de iluminação residencial dos seus sonhos estão na Dimensional!

Visite nossa loja online e conheça nossa linha completa de itens de iluminação!

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
IluminaçãoIluminação residencial

O que é uma arandela e como usá-la na decoração?

IluminaçãoIluminação residencialMaterial elétrico

Ideias de iluminação para apartamento pequeno

IluminaçãoIluminação residencial

Ideias de iluminação para o seu Home Office

IluminaçãoIluminação residencial

O que é temperatura de cor de uma lâmpada e como escolher?