Iluminação residencial

Como fazer uma boa iluminação da área gourmet?

Iluminação para área gourmet

Chegou a hora planejar a iluminação da área gourmet do seu imóvel e você não sabe bem como criar um espaço diferenciado e acolhedor para receber seus convidados?

Não é segredo que o conforto é o item primordial, mas a funcionalidade também é indispensável para a iluminação residencial de qualquer cômodo.

Para não errar na escolha dos tipos de iluminação para área gourmet externa mais usados — e desejados! —, preparamos um artigo com as melhores dicas e ideias de iluminação para esse espaço. Confira! 

4 dicas de iluminação para área gourmet

Veja 4 dicas infalíveis para aplicar no seu projeto de iluminação da área gourmet em casa ou apartamento e criar um espaço único:

Aproveite ao máximo a luz natural

A luz natural na área gourmet oferece muitas vantagens, como a segurança na hora de usar utensílios cortantes, como facas e espetos de churrasco. Isso além da beleza e conforto que tem um ambiente iluminado pelo sol. 

Por isso, você deve aproveitar cada feixe de luz natural, seja através de portas de vidro, janelas amplas ou acessos totalmente abertos — mais comuns em casas do que em apartamentos.

Para apartamentos pequenos, é possível criar a deliciosa sensação de conceito aberto com uma iluminação integrada para a área gourmet e a sala ou a cozinha, por exemplo. Ambos os cômodos receberão mais iluminação e se tornarão o ponto de encontro da casa.

Luz natural para área externa
A luz do sol é a melhor iluminação para qualquer ambiente. Foto: Viva Decora

Aposte nas luminárias

As luminárias são peças fundamentais para quem gosta de combinar iluminação e decoração. Na área gourmet, elas podem reforçar a luz em pontos específicos e ajudar a criar uma atmosfera mais acolhedora no espaço.

Para iluminação de varandas gourmet ou áreas de churrasco, as melhores opções são:

  • Pendentes de teto: luminárias eficientes e econômicas;
  • Arandelas de parede: ajudam a criar uma atmosfera mais intimista;
  • Spots de luz: podem fazer a iluminação geral ou iluminar pontos específicos.

Em ambos os casos, as luminárias ocupam pouco espaço, então podem ser utilizadas tanto em casas, como em apartamentos. Além disso, elas podem ajudar a complementar a iluminação natural ou reforçar a iluminação da área gourmet à noite.

Luminárias para área gourmet
Pendentes, arandelas e spots podem fazer a iluminação de uma área gourmet. Foto: Homify

Cuidado com o tamanho e a altura dos pendentes

Ao optar pelos pendentes, o único cuidado que você deve tomar é o de medir o tamanho exato de instalação para que eles não fiquem muito altos, nem muito baixos em relação ao que está embaixo.

Na iluminação da área gourmet, o ideal é que os pendentes tenham entre 70 e 90 centímetros de distância da mesa ou do balcão. Assim, não há risco de alguém bater a cabeça ou de atrapalhar a visão de quem estiver sentado.

Pendentes para área externa
Pendentes sobre mesas e balcões são um clássico para a iluminação da área gourmet. Foto: Pinterest

Prefira luzes quentes

Geralmente, luzes quentes são aquelas que têm a cor mais amarela. Além de clarear, esse tipo de lâmpada cria uma atmosfera aconchegante indispensável para a iluminação da área gourmet.

As lâmpadas quentes forçam menos os nossos olhos, por isso, estimulam sensações como relaxamento e conforto. Ou seja, este é o modelo ideal para espaços de convivência, onde os momentos são mais íntimos e descontraídos.

💡 Saiba mais: O que é a temperatura de cor de uma lâmpada?

Melhor lâmpada para iluminação da área gourmet: lâmpadas quentes
Lâmpadas quentes têm entre 2700K e 3000K de temperatura de cor. Foto: Racarquitetura

Que tipo de iluminação usar na área gourmet? 

Em um bom projeto de iluminação da área gourmet, os detalhes não passam despercebidos. Por isso, selecionamos 3 ideias para iluminar esse espaço:

Iluminação com pendentes

Os pendentes são luminárias que descem do teto por um fio ou cabo, oferecendo uma luz direcionada para um local específico. Geralmente, eles são posicionados sobre bancadas, mesas e ilhas. 

Nesse caso, o importante é que a extensão da área onde estarão os pendentes seja proporcional à área dos móveis logo abaixo. Uma dica é criar uma linha de, no mínimo, três pendentes para acompanhar a bancada. 

Pendentes foscos, preto ou cinza, por exemplo, são itens clássicos e podem ser combinados tanto com uma decoração mais colorida, quanto com uma mais sóbria.

Iluminação com spots embutidos

É impossível resistir ao charme dos spots embutidos. Além de beleza, os pequenos pontos de luz podem direcionar a iluminação para um ponto específico ou ajudar a clarear o ambiente de maneira geral.

O mais comum é que os spots sejam utilizados para uma iluminação pontual e moderna, destacando o revestimento da parede principal, a área da churrasqueira ou as plantas, por exemplo.

Entretanto, como são pequenos e muito versáteis, eles também podem estar embutidos no teto, no chão ou mesmo nos cantos, numa área gourmet pequena.

Iluminação com spots e pendentes

Sabe qual é a melhor parte de tudo? Você não precisa escolher um único tipo de iluminação. Afinal, por que não combinar spots e pendentes na área gourmet?

Como eles têm funções diferentes, formam uma dupla e tanto na decoração. Além disso, os spots são neutros, então podem combinar com diferentes tipos de pendentes, como de vidro, alumínio ou mesmo madeira.

Uma ideia clássica e sem chance de erro é usar pendentes sobre o balcão e os spots no teto para fazer a iluminação geral da área gourmet.

Como fazer iluminação para área de churrasco?

A iluminação para área de churrasco requer muita segurança, não só pelo uso de facas e espetos, mas também pelo excesso de calor. Por isso, o ideal é usar luminárias de teto, que podem iluminar de maneira mais distante.

Além disso, esse tipo de luminária também pode concentrar a iluminação nos pontos mais importantes, como a churrasqueira e a pia. Isso além de deixar o espaço moderno e bem decorado.

Outra sugestão são as arandelas na parede. Como elas têm uma iluminação mais suave, podem trazer um toque de requinte e elegância para a área da churrasqueira.

Iluminação decorativa para área gourmet
Uma sugestão alternativa é usar as arandelas bem no alto, quase como uma luminária de teto. Foto: Idea Home

Como colocar lâmpada na churrasqueira?

Com todas essas dicas, não há razão para encerrar o churrasco mais cedo, certo? Basta colocar uma lâmpada na churrasqueira para que a festa continue mesmo durante a noite.

As lâmpadas incandescentes são as mais usadas em churrasqueiras, porque além de emitirem uma luz forte, elas são resistentes ao calor. A boa notícia é que esse modelo é bastante econômico e bem fácil de encontrar.

Mas, por se tratar de uma área delicada, alguns cuidados são essenciais na hora de instalar uma lâmpada na churrasqueira:

  • Não use lâmpadas com base de plástico;
  • Use fiação protegida com capa de silicone — material que suporta altas temperaturas;
  • A lâmpada deve estar a, pelo menos, 1 metro da base do fogo;
  • Lâmpadas de LED não suportam a temperatura;
  • Tomadas devem ficar longe dos pontos de fogo ou de gás.

Agora que você já sabe tudo sobre iluminação da área gourmet, confira a linha completa de iluminação da Dimensional e comemore seu refúgio particular com aquele churrasco junto com os amigos!

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
IluminaçãoIluminação residencial

O que é uma arandela e como usá-la na decoração?

IluminaçãoIluminação residencialMaterial elétrico

Ideias de iluminação para apartamento pequeno

IluminaçãoIluminação residencial

Ideias de iluminação para o seu Home Office

IluminaçãoIluminação residencial

O que é temperatura de cor de uma lâmpada e como escolher?