Iluminação residencial

Como fazer uma boa iluminação da área gourmet?

Iluminação para área gourmet

Chegou a hora planejar a iluminação da área gourmet do seu imóvel e você não sabe bem como criar um espaço diferenciado e acolhedor para receber seus convidados?

Não é segredo que o conforto é o item primordial, mas a funcionalidade também é indispensável para a iluminação residencial de qualquer cômodo.

Para não errar na escolha dos tipos de iluminação para área gourmet externa mais usados — e desejados! —, preparamos um artigo com as melhores dicas e ideias de iluminação para esse espaço. Confira! 

4 dicas

Veja 4 dicas infalíveis para aplicar no seu projeto de iluminação da área gourmet em casa ou apartamento e criar um espaço único:

Luz natural

A luz natural na área gourmet oferece muitas vantagens, como a segurança na hora de usar utensílios cortantes, como facas e espetos de churrasco. Isso além da beleza e conforto que tem um ambiente iluminado pelo sol. 

Por isso, você deve aproveitar cada feixe de luz natural, seja através de portas de vidro, janelas amplas ou acessos totalmente abertos — mais comuns em casas do que em apartamentos.

Para apartamentos pequenos, é possível criar a deliciosa sensação de conceito aberto com uma iluminação integrada para a área gourmet e a sala ou a cozinha, por exemplo. Ambos os cômodos receberão mais iluminação e se tornarão o ponto de encontro da casa.

Luz natural para área externa
A luz do sol é a melhor iluminação para qualquer ambiente. Foto: Viva Decora

Luminárias

As luminárias são peças fundamentais para quem gosta de combinar iluminação e decoração. Na área gourmet, elas podem reforçar a luz em pontos específicos e ajudar a criar uma atmosfera mais acolhedora no espaço.

Para iluminação de varandas gourmet ou áreas de churrasco, as melhores opções são:

  • Pendentes de teto: luminárias eficientes e econômicas;
  • Arandelas de parede: ajudam a criar uma atmosfera mais intimista;
  • Spots de luz: podem fazer a iluminação geral ou iluminar pontos específicos.

Em ambos os casos, as luminárias ocupam pouco espaço, então podem ser utilizadas tanto em casas, como em apartamentos. Além disso, elas podem ajudar a complementar a iluminação natural ou reforçar a iluminação da área gourmet à noite.

Luminárias para área gourmet
Pendentes, arandelas e spots podem fazer a iluminação de uma área gourmet. Foto: Homify

Pendentes

Cuidado com o tamanho e a altura dos pendentes. Ao optar pelos pendentes, o único cuidado que você deve tomar é o de medir o tamanho exato de instalação para que eles não fiquem muito altos, nem muito baixos em relação ao que está embaixo.

Na iluminação da área gourmet, o ideal é que os pendentes tenham entre 70 e 90 centímetros de distância da mesa ou do balcão. Assim, não há risco de alguém bater a cabeça ou de atrapalhar a visão de quem estiver sentado.

Pendentes para área externa
Pendentes sobre mesas e balcões são um clássico para a iluminação da área gourmet. Foto: Pinterest

Luz quente

Prefira luzes quentes! Geralmente, luzes quentes são aquelas que têm a cor mais amarela. Além de clarear, esse tipo de lâmpada cria uma atmosfera aconchegante indispensável para a iluminação da área gourmet.

As lâmpadas quentes forçam menos os nossos olhos, por isso, estimulam sensações como relaxamento e conforto. Ou seja, este é o modelo ideal para espaços de convivência, onde os momentos são mais íntimos e descontraídos.

💡 Saiba mais: O que é a temperatura de cor de uma lâmpada?

Melhor lâmpada para iluminação da área gourmet: lâmpadas quentes
Lâmpadas quentes têm entre 2700K e 3000K de temperatura de cor. Foto: Racarquitetura

Tipo de iluminação 

Em um bom projeto de iluminação da área gourmet, os detalhes não passam despercebidos. Por isso, selecionamos 3 ideias para iluminar esse espaço:

Pendentes

Os pendentes são luminárias que descem do teto por um fio ou cabo, oferecendo uma luz direcionada para um local específico. Geralmente, eles são posicionados sobre bancadas, mesas e ilhas. 

Nesse caso, o importante é que a extensão da área onde estarão os pendentes seja proporcional à área dos móveis logo abaixo. Uma dica é criar uma linha de, no mínimo, três pendentes para acompanhar a bancada. 

Pendentes foscos, preto ou cinza, por exemplo, são itens clássicos e podem ser combinados tanto com uma decoração mais colorida, quanto com uma mais sóbria.

Spots

É impossível resistir ao charme dos spots embutidos. Além de beleza, os pequenos pontos de luz podem direcionar a iluminação para um ponto específico ou ajudar a clarear o ambiente de maneira geral.

O mais comum é que os spots sejam utilizados para uma iluminação pontual e moderna, destacando o revestimento da parede principal, a área da churrasqueira ou as plantas, por exemplo.

Entretanto, como são pequenos e muito versáteis, eles também podem estar embutidos no teto, no chão ou mesmo nos cantos, numa área gourmet pequena.

Pendentes

Sabe qual é a melhor parte de tudo? Você não precisa escolher um único tipo de iluminação. Afinal, por que não combinar spots e pendentes na área gourmet?

Como eles têm funções diferentes, formam uma dupla e tanto na decoração. Além disso, os spots são neutros, então podem combinar com diferentes tipos de pendentes, como de vidro, alumínio ou mesmo madeira.

Uma ideia clássica e sem chance de erro é usar pendentes sobre o balcão e os spots no teto para fazer a iluminação geral da área gourmet.

Área externa

Veja aqui dicas de iluminação da área gourmet externa.

Área de churrasco

A iluminação para área de churrasco requer muita segurança, não só pelo uso de facas e espetos, mas também pelo excesso de calor. Por isso, o ideal é usar luminárias de teto, que podem iluminar de maneira mais distante.

Além disso, esse tipo de luminária também pode concentrar a iluminação nos pontos mais importantes, como a churrasqueira e a pia. Isso além de deixar o espaço moderno e bem decorado.

Outra sugestão são as arandelas na parede. Como elas têm uma iluminação mais suave, podem trazer um toque de requinte e elegância para a área da churrasqueira.

Iluminação decorativa para área gourmet
Uma sugestão alternativa é usar as arandelas bem no alto, quase como uma luminária de teto. Foto: Idea Home

Churrasqueira

Com todas essas dicas, não há razão para encerrar o churrasco mais cedo, certo? Basta colocar uma lâmpada na churrasqueira para que a festa continue mesmo durante a noite.

As lâmpadas incandescentes são as mais usadas em churrasqueiras, porque além de emitirem uma luz forte, elas são resistentes ao calor. A boa notícia é que esse modelo é bastante econômico e bem fácil de encontrar.

Mas, por se tratar de uma área delicada, alguns cuidados são essenciais na hora de instalar uma lâmpada na churrasqueira:

  • Não use lâmpadas com base de plástico;
  • Use fiação protegida com capa de silicone — material que suporta altas temperaturas;
  • A lâmpada deve estar a, pelo menos, 1 metro da base do fogo;
  • Lâmpadas de LED não suportam a temperatura;
  • Tomadas devem ficar longe dos pontos de fogo ou de gás.

Agora que você já sabe tudo sobre iluminação da área gourmet, confira a linha completa de iluminação da Dimensional e comemore seu refúgio particular com aquele churrasco junto com os amigos!

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
IluminaçãoIluminação residencial

Iluminação Inteligente: como funciona a automação do sistema de iluminação?

IluminaçãoIluminação residencial

O que é uma arandela e como usá-la na decoração?

IluminaçãoIluminação residencialMaterial elétrico

Ideias de iluminação para apartamento pequeno

IluminaçãoIluminação residencial

Ideias de iluminação para o seu Home Office