IluminaçãoIluminação residencialMaterial elétrico

Ideias de iluminação para apartamento pequeno

Você sabia que um bom projeto de iluminação para apartamento pequeno pode ajudar a trazer mais aconchego, economizar energia e até mesmo fazer o ambiente parecer maior do que realmente é?

Quando falamos de cômodos com poucos metros quadrados, tudo deve ser pensado de maneira estratégica para valorizar e tornar o espaço o mais funcional e agradável possível, inclusive a iluminação.

Por isso, listamos 8 ideias de iluminação para apartamento pequeno para você aplicar na sua casa e aproveitar ao máximo todos os ambientes. Confira!

💡 Saiba mais: Guia completo de iluminação residencial

Salas integradas

Em apartamentos menores, a sala de estar costuma ser integrada com a sala de jantar ou de TV. Nesses casos, uma boa opção é usar fitas de LED em sancas de gesso no teto, pois garantem uma iluminação difusa em todo o espaço. 

Para pontos de iluminação específicos, algumas boas opções são os pendentes de teto sobre a mesa de jantar ou uma luminária de piso para uma poltrona de leitura, por exemplo. Ambos proporcionam uma iluminação direta muito charmosa. 

Iluminação para apartamento pequeno: pendentes sobre a mesa de jantar
Na sala de jantar, os pendentes também ajudam a marcar a divisão do espaço. Foto/Reprodução: Housing

Sacada ou varanda gourmet

A sacada ou varanda gourmet geralmente é um espaço despojado para receber os amigos, certo?

Por isso, é importante que esse ambiente tenha uma iluminação funcional que ajude a realizar tarefas simples, como manusear alimentos para servir, e que também traga a sensação de conforto e relaxamento.

Opções interessantes: uma luminária central para garantir a luz principal e arandelas nas paredes ou balizadores pequenos no chão para a iluminação secundária.

Quarto principal

Uma das maiores dúvidas sobre iluminação para apartamento pequeno é em relação ao quarto. Afinal, esse é um dos principais cômodos de qualquer casa.

Como esse é um ambiente para relaxar e descansar, a iluminação deve ser aconchegante e intimista. Prefira as lâmpadas amarelas, que são mais confortáveis para os nossos olhos.

Outra dica que pode ajudar a tornar o ambiente mais aconchegante é instalar fitas de LED na cabeceira da cama. Assim, quando apagar a luz principal ainda terá uma iluminação suave de fundo.

Iluminação na cabeceira da cama
A luz atrás da cabeceira ajuda a criar um ambiente mais aconchegante para o descanso.

Banheiro

Para a iluminação do banheiro, a luz fria é a melhor opção. No caso das suítes, é possível usar a luz branca quente, que proporciona mais conforto. 

Além disso, um item que pode ser iluminado e trazer um toque excelente na decoração é o espelho. A iluminação adequada deve ser com arandelas nas laterais ou fitas de LED na parte de trás. 

Um belo piso laminado que remete à madeira completa com perfeição o espaço!

Home office

O modelo de trabalho em home office veio para ficar. Por isso, é preciso investir para que o trabalho de casa tenha a mesma qualidade e infraestrutura que o trabalho presencial. E a iluminação para apartamento pequeno é parte fundamental disso.

No espaço do home office, a melhor opção é apostar nas luzes brancas, que estimulam a concentração e o foco. Além disso, o ideal é que sejam lâmpadas de LED, que consomem menos energia e duram por muito mais tempo.

Veja também: 5 razões para investir em uma lâmpada de LED.

Se for necessário reforçar a iluminação, boas alternativas são as luminárias de mesa e as fitas ou spots de LED nas prateleiras e nichos.

Iluminação home office
Além de clarear, os spots ou fitas de LED contribuem para a decoração do espaço.

Cozinha

A cozinha é o coração da casa, a iluminação desse cômodo deve ser especial. Prefira lâmpadas em LED brancas e frias com boa intensidade, pois elas clareiam bastante e trazem mais segurança para manusear os alimentos. 

Uma opção é combinar luzes indiretas, como plafons, e reforçar a iluminação com spots de luz onde for necessário. 

Além disso, vale lembrar que a luz natural na cozinha é sempre bem-vinda, principalmente se bater sol ao longo do dia. 

Lavanderia

Este é outro ambiente que pede uma luz fria além da própria luz natural para secar as roupas. 

Por isso, invista em luzes de LED, pequenos spots ou outras luminárias com lâmpadas dessa cor. Para dar o charme, use prateleiras de madeira clara com fitas de LED na parte de baixo.

Viu só como a iluminação para apartamento pequeno pode ser puro charme? O tamanho do cômodo não precisa ser motivo para não investir em mais conforto e funcionalidade para os moradores!

Então, clique aqui e confira nossa linha completa das melhores marcas para produtos de iluminação!

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Iluminação

Slim Perform da Philips: Tecnologia, Conectividade e Economia para o seu Negócio

Material elétrico

Instalação Elétrica: Qual a Importância de Utilizar Emendas e Terminações de Qualidade?

Iluminação

Conheça as Principais Soluções para Melhorar a Eficiência Energética em Indústrias

AutomaçãoIluminação

Automação residencial para o varejo: o que muda com a retomada do público?