Segurança do Trabalho e EpisService

Proteção elétrica: conheça 4 produtos essenciais

proteção elétrica

Um dos aspectos mais importantes a serem observados em instalações residenciais ou empresariais é a proteção elétrica. Esse cuidado pode evitar acidentes e reduzir os custos resultantes de perdas de energia e de demandas por manutenções constantes.

Além disso, constituem exigências da norma reguladora ABNT NBR 5410. Para esse fim, além dos equipamentos de segurança pessoal, existem diversos dispositivos que podem ser utilizados, cada um com sua especificidade e forma de atuação própria de garantir a segurança necessária.

Continue a leitura e conheça 4 produtos essenciais para proteção elétrica!

1. Disjuntor termomagnético

Um circuito, se for submetido a uma carga mais elevada que sua capacidade durante um tempo excessivo, pode aquecer os condutores e o próprio sistema. Por sua vez, a ocorrência de um curto-circuito também é capaz de provocar aquecimentos de modo muito rápido e mesmo incêndios.

Para evitar os efeitos desse superaquecimento (queima do equipamento, incêndio), existe o conhecido disjuntor termomagnético, o dispositivo de proteção elétrica mais comumente utilizado. Quando sua utilização se popularizou, substituiu com vantagens os antigos fusíveis, instalados na “chave elétrica” da residência ou do estabelecimento.

A finalidade do disjuntor termomagnético é interromper o fluxo da corrente, sempre que se apresentarem picos muito altos ou aquecimento indevido. Sendo assim, trata-se de um dispositivo eletromecânico como um interruptor automático, com o objetivo de proteger a instalação elétrica de variações significativas.

Diz-se que o disjuntor desarma quando age interrompendo a passagem da corrente. Dessa forma, o dispositivo pode ser novamente armado (religado) manualmente, uma vez que seja corrigida a irregularidade que provocou o aquecimento ou o curto.

É o que ocorre, por exemplo, com chuveiros elétricos ligados em um mesmo circuito. O excesso de carga exigido pelo uso concomitante dos dois aparelhos pode levar ao desarme do disjuntor para que não ocorra um incêndio. Claro que, nesse caso, a melhor solução seria utilizar circuitos separados, cada um com seu próprio disjuntor.

2. Contator

O dispositivo conhecido como contator é utilizado para o acionamento seguro de cargas que exigem grandes correntes elétricas, como, por exemplo, os motores trifásicos. Nesses casos, os equipamentos que serão acionados necessitam de três linhas de fase para o seu funcionamento.

Assim, os contatores atuam como interruptores de segurança para equipamentos de grandes potências. Por sua vez, constituem instrumentos de manobra, isto é, comandos utilizados costumeiramente em instalações prediais e industriais para acionamento ou desligamento de equipamentos.

Um contator é constituído essencialmente por 4 tipos de componentes:

  • bobina: enrolamento de fio de cobre, para criar o campo magnético em torno do núcleo;
  • núcleo: conjunto de lâminas de material ferromagnético, para sustentação da bobina e geração do campo magnético;
  • contatos: lâminas metálicas que atuam como chaves de ligação quando a bobina está energizada;
  • molas: responsáveis por colocar os contatos em posição de repouso quando as bobinas estão desenergizadas.

A base do funcionamento de um contator é o efeito eletromagnético. Desse modo, a corrente ao percorrer a bobina cria um campo magnético que movimenta o núcleo conectando os contatos.

Para esse fim, existe um conjunto de três eletroímãs, cada um alimentado por uma linha de fase. Eles, por sua vez, permitem 3 combinações para adequação ao equipamento a ser controlado: normalmente aberto, normalmente fechado e comutador (aberto ou fechado).

3. Interruptor diferencial residual

O corpo humano pode ser prejudicado se submetido a correntes de intensidades superiores a 30 mA (30 miliamperes). Dessa forma, esse é um valor padronizado quando se considera a proteção de pessoas em circuitos elétricos.

Nesse sentido, o interruptor diferencial residual (IDR) é um dispositivo projetado para garantir essa proteção. Sua utilização se justifica, uma vez que o disjuntor termomagnético não reconhece correntes muito pequenas como o IDR é capaz de fazer.

Desse modo, quando ocorre uma fuga de corrente que ultrapasse o valor de 30 mA, o IDR identifica a condição de risco e desliga o circuito automaticamente. O reconhecimento no interior do dispositivo ocorre pela comparação da corrente que passa pela fase e volta pelo neutro.

O objetivo da utilização do IDR, portanto, é a proteção contra a ocorrência de choques, interrompendo o circuito onde está instalado. Essa interrupção pode se dar no exato momento do choque: a corrente escapa para a pessoa, o IDR reconhece esse desvio e desliga o sistema.

Existem dispositivos IDR com outros valores diferentes de 30 mA utilizados para a proteção específica de determinados equipamentos. De todo modo, o dispositivo é regulado pela norma ABNT NBR 5410 e sua utilização é obrigatória em áreas molháveis (banheiros, áreas de serviços) e em circuitos de áreas externas.

4. Dispositivo protetor contra surtos

Um surto elétrico é constituído por uma onda transitória de tensão, corrente ou potência. Sua principal característica é a elevada variação de intensidade em um intervalo de tempo mínimo.

Por sua vez, ele é capaz de se propagar ao longo de sistemas e provocar danos significativos em aparelhos e equipamentos. Nesse sentido, um exemplo típico são os surtos elétricos provocados por raios durante tempestades.

Outra causa comum de geração de surtos são as iniciativas de ligar ou desligar grandes motores elétricos. Assim, tanto elevadores como máquinas de lavar podem gerar esse efeito, em maiores ou menores intensidades, tanto ao serem ligados como desligados.

Um dispositivo de proteção contra surtos (DPS) é um equipamento para detectar as sobretensões transitórias e promover seu encaminhamento para o sistema de aterramento, antes que alcancem, por exemplo, aparelhos eletroeletrônicos. Sua aplicação é quase universal e reduz sensivelmente a demanda por manutenção.

Nesse sentido, qualquer ambiente com aparelhos conectados à rede elétrica, linhas telefônicas ou cabos de TV e de internet, entre outros, está passível a problemas desse tipo. Os danos resultantes podem ir desde à redução da vida útil do aparelho até sua perda total.

Com esses 4 dispositivos de proteção elétrica, circuitos, motores e equipamentos ficam menos suscetíveis às cargas anômalas e indesejadas. Dessa maneira, tanto as operações de acionamento e desligamento como as condições atmosféricas trarão menos riscos para os aparelhos e para as pessoas.

Gostou do post? Se você tem experiência com esses dispositivos de segurança deixe o seu comentário. Com certeza será de utilidade para outros interessados como você.

Entre em contato com nossos especialistas.

Iluminação residencial

Preparamos um guia sobre iluminação residencial. Veja em nosso blog:

  • Guia completo sobre Iluminação residencial: tudo o que você precisa saber
    A iluminação residencial pode ajudar a tornar os ambientes mais funcionais, contribuir para a decoração e estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas. Para isso, é preciso conhecer os tipos de iluminação, temperatura de cor, lâmpadas, luminárias e tudo mais que pode influenciar na iluminação do espaço. Se você ainda não sabe…
  • Iluminação da cozinha: dicas para ter um ambiente mais claro
    É fato: na hora de planejar a iluminação da cozinha, a atenção deve ser redobrada. Isso porque, além da tão desejada beleza, outros pontos devem ser considerados nesse cômodo, como a funcionalidade, o espaço para movimentação e a segurança. Entretanto, um bom projeto de iluminação não precisa abrir mão do aconchego. Por isso, o primeiro…
  • Qual é a iluminação ideal para banheiro? Dicas para nunca mais errar!
    Na hora de montar um projeto, um dos pontos que mais deve demandar sua atenção é a iluminação do banheiro. Afinal, é nesse cômodo que o ritmo do dia começa e termina. Pela manhã, executamos tarefas primordiais, como fazer a barba, aplicar a maquiagem e realizar todo o processo de higiene pessoal. Para isso, é…
  • O que você precisa para fazer uma iluminação de jardim?
    Anoitece e a magia acontece numa casa que possui uma iluminação de jardim bem planejada, não é mesmo? Mas a verdade é que não se trata de magia, e sim um bom projeto de iluminação. Muito mais do que beleza, um jardim iluminado oferece funcionalidade, segurança e, claro, charme! Mas, para isso, é preciso definir…
  • Guia rápido de como fazer a iluminação da sala
    Acredite, uma iluminação para sala acolhedora, elegante e funcional é possível — e isso pode ser mais simples do que você imagina! Para não errar na escolha, preparamos um guia especial com as melhores dicas para iluminação da sala, seja ela pequena, ampla ou integrada com a sala de jantar. Tem para todos os gostos…
  • Iluminação de tarefa: dicas para não errar
    Quando se trata de iluminar sua casa, um dos aspectos mais importantes para acertar é a iluminação de tarefas. Não só nos permite ler, escrever, cozinhar e estudar as coisas de perto, mas também tem um efeito positivo na nossa saúde, reduzindo tanto as dores de cabeça quanto o cansaço visual. Se você não sabia, a…
  • Qual a iluminação ideal para quarto? 5 dicas para não errar!
    A iluminação para quarto ideal é charmosa, convidativa e intimista. Para te ajudar a garantir a atmosfera perfeita para relaxar, selecionamos 5 dicas para você não errar na iluminação desse cômodo. Confira agora mesmo!  Quantos watts usar no quarto? Para começar, uma pergunta muito comum: quantos watts usar no quarto? Na verdade, a resposta depende…
  • Como fazer uma boa iluminação da área gourmet?
    Chegou a hora planejar a iluminação da área gourmet do seu imóvel e você não sabe bem como criar um espaço diferenciado e acolhedor para receber seus convidados? Não é segredo que o conforto é o item primordial, mas a funcionalidade também é indispensável para a iluminação residencial de qualquer cômodo. Para não errar na…
  • Como fazer um projeto de iluminação residencial?
    Um bom projeto de iluminação residencial ressalta a decoração, promove o bem-estar, garante economia de energia e, principalmente, torna o ambiente mais funcional e aconchegante ao mesmo tempo. Entretanto, considerar todos os pontos, como o estilo da decoração, os tipos de lâmpada, os tipos de iluminação e as necessidades de cada cômodo não é tarefa…
  • 5 principais tipos de iluminação residencial
    Se você está pensando em unir decoração e funcionalidade na sua casa gastando pouco e sem grandes reformas, precisa conhecer os principais tipos de iluminação residencial.  Arandelas, spots, luminárias e fitas de LED podem aliar funcionalidade para executar tarefas, segurança na movimentação e conforto em espaços para lá de convidativos para relaxar e receber os…
  • Como usar fitas de LED para iluminação de ambientes?
    As fitas de LED para iluminação podem ser tudo aquilo que você estava procurando para dar um “up” na decoração da sua casa sem gastar muito e sem precisar de grandes reformas! Simples para instalar, baratas e muito funcionais, elas podem ser usadas em todos os cômodos da casa e até mesmo nos móveis para…
  • 5 razões para investir em uma lâmpada de LED
    Os benefícios da lâmpada de LED já se tornaram comuns no nosso dia-a-dia. Mas você sabia que esse tipo de lâmpada é uma das tecnologias mais inovadores do mercado de iluminação? Isso acontece porque ela trouxe grandes inovações em custo benefício, eficiência energética, vida útil e sustentabilidade.  Além disso, esse modelo de lâmpada ajuda a…
  • Como melhorar a iluminação da casa com 7 dicas
    Para a maioria de nós, a iluminação vem como uma reflexão tardia ao projetar sua casa. No entanto, quem conhece bem os princípios da iluminação sabe que há sempre mais do que aparenta. A iluminação é o elemento desconhecido que eleva qualquer decoração de casa para o próximo nível. Cada cômodo de uma casa geralmente…
  • Como fazer uma iluminação decorativa para sua casa?
    Você já quis ter uma iluminação digna de arquitetos e decoradores na sua casa? Então, continue a leitura porque aqui tem iluminação decorativa para todos os ambientes: cozinha, sala, quarto, banheiro e área gourmet. Descubra como usar spots embutidos, arandelas, pendentes, luminárias de chão, lustres e abajures de um jeito único para ter a casa…
  • Iluminação de fachada residencial: como iluminar a entrada da sua casa?
    A fachada é a vitrine da sua casa,  por isso, na hora de escolher o tipo de iluminação de fachada residencial ideal, é importante levar em consideração a segurança, a estética e o tipo de arquitetura que sua casa possui.  Isso porque a fachada pode – e deve –  representar a personalidade dos moradores. E,…
  • O que você precisa saber antes de fazer uma iluminação com spots de LED
    Provavelmente você já pensou em fazer uma iluminação com spots de LED na sua casa em algum momento, certo? Afinal, esse tipo de iluminação vem crescendo e encantando cada vez mais moradores e profissionais de decoração. E isso não é à toa: os spots são versáteis e podem ser usados para iluminar de maneira ampla…
  • Tipos de lâmpada: qual a diferença entre fluorescente, incandescente, halógena e LED?
    Na hora de escolher entre os tipos de lâmpadas para cada ambiente da sua casa, você sabe exatamente qual comprar? Na verdade, a primeira pergunta seria: você sabe quais tipos de lâmpada existem no mercado?  Se a sua resposta foi não para alguma dessas perguntas, continue a leitura! No bloh de hoje, vamos conhecer os…
  • O que é temperatura de cor de uma lâmpada e como escolher?
    Temperatura de cor trata-se da aparência de cor da luz emitida pela lâmpada – ou outra fonte de iluminação. Quanto mais alta é a temperatura de cor na escala, mais azulado é o tom da luz. Logo, quanto mais baixa a temperatura, mais amarelada é a luz da lâmpada. Conhecida também como TC, esse “medidor”…
  • Ideias de iluminação para o seu Home Office
    Sabia que um local bem organizado, decorado e iluminado pode impactar — e muito — sua produtividade? Por isso, ao contrário do que muitos pensam, cuidar da iluminação para home office não é um luxo, mas uma necessidade! Se no começo da pandemia foi necessário adaptar nossas casas totalmente na correria para continuarmos trabalhando, hoje,…
  • Ideias de iluminação para apartamento pequeno
    Você sabia que um bom projeto de iluminação para apartamento pequeno pode ajudar a trazer mais aconchego, economizar energia e até mesmo fazer o ambiente parecer maior do que realmente é? Quando falamos de cômodos com poucos metros quadrados, tudo deve ser pensado de maneira estratégica para valorizar e tornar o espaço o mais funcional…
  • O que é uma arandela e como usá-la na decoração?
    Uma arandela pode dar o toque de requinte e beleza que você tanto estava procurando para seu projeto de decoração, já pensou nisso? Não sabe o que é uma arandela? Ah, então conheça já esse tipo de iluminação que é puro charme! Popularmente conhecida por luminária de parede, a arandela proporciona uma sensação ímpar de…
  • Iluminação Inteligente: como funciona a automação do sistema de iluminação?
    Imagine as lâmpadas da sua casa acendendo de forma automática quando escurece sem que você tenha que sair acionando vários interruptores. Parece algo do futuro, mas é uma realidade cada vez mais próxima de todos: a iluminação inteligente. Na era da IoT (internet das coisas), o conceito de Smart Home ganha cada vez mais força…
Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Segurança do Trabalho e Epis

Título: Com a Dimensional você Protege suas Mãos Sempre!

Segurança do Trabalho e Epis

Respirar com Segurança exige Proteção!

Segurança do Trabalho e Epis

Abril Verde: Sua Segurança em Primeiro Lugar!

Segurança do Trabalho e Epis

Luvas KryTech 563 MAPA Professional: A Escolha Ideal Contra Riscos de Cortes em Manuseios Complexos