Segurança do Trabalho e Epis

Conheça os 7 melhores equipamentos de segurança no trabalho

Melhores equipamentos de segurança

A maior parte dos profissionais já ouviu falar sobre o uso de EPIs nas atividades desenvolvidas. Esses itens são acessórios indispensáveis na maioria das empresas, portanto, a utilização dos melhores equipamentos de segurança é fundamental para mitigar a ocorrência de acidentes.

Os equipamentos de proteção individual são utilizados pelos profissionais de uma organização, tendo o objetivo de protegê-los de riscos ou ameaças à saúde e à segurança. Sendo assim, desenvolvemos este artigo para apresentar a importância do uso desses instrumentos de segurança no trabalho e os principais aparelhos utilizados pelos profissionais no desenvolvimento de suas atividades. Acompanhe!

Qual a importância do uso de EPIs no ambiente de trabalho?

Os EPIs são regularizados pela sexta norma regulamentadora (NR 6), e utilizados para proteger os colaboradores de acidentes ou danos à saúde. Esses itens oferecem muitos tipos de defesa, como a proteção auditiva, visual, facial, respiratória, entre outras.

Dessa forma, quando uma empresa implanta o departamento de segurança do trabalho, com profissionais habilitados, para orientar e treinar os colaboradores na correta utilização, higienização e armazenamento dos seus EPIs nas suas atividades, a tendência é que os riscos da execução de seus serviços sejam minimizados ou até mesmo eliminados. Ou seja, quando há o investimento em procedimentos mais seguros, a corporação automaticamente reduz a ocorrência de incidentes prejudiciais a seus profissionais.

Com isso, ao reduzir o número de acidentes e doenças no trabalho, a empresa diminui o tempo de interrupção da sua produção, o que acarreta no aumento da produtividade do negócio. Na construção civil, por exemplo, a diminuição da quantidade de incidentes e dos impactos resultantes contribui para que a equipe entregue a obra no tempo previsto no cronograma.

Assim como na situação anterior, quando as equipes se sentem mais seguras para desenvolver suas atividades, os colaboradores costumam estar mais motivados, contribuindo para o bem-estar da organização como um todo. Dessa forma, os serviços são executados com maior eficácia, garantindo resultados positivos para os gestores e empregados.

Por fim, outro ponto que muitas vezes não é discutido é o impacto na redução de custos com o investimento em segurança. O efeito dessa ação é sentido a longo prazo, com resultados benéficos de forma contínua e consistente. Sobretudo, a empresa tem menores gastos com licenças médicas e indenizações, além de menor tempo de ociosidade e menores custos com planos de saúde.

Quais são os melhores equipamentos de segurança no trabalho?

Atualmente, existe uma grande quantidade de aparatos para a segurança no trabalho, sendo cada item utilizado de acordo com os riscos em que o colaborador estará exposto, protegendo a sua integridade física e resguardando a sua sanidade.

Todos esses itens são aperfeiçoados com o tempo, a partir do avanço das tecnologias, melhorando os materiais utilizados e trazendo novas versões para o mercado, a fim de contribuir para o controle dos perigos iminentes aos trabalhadores.

Sendo assim, separamos uma lista com 7 dos principais equipamentos de segurança no trabalho que são utilizados para proteger os profissionais durante a execução de serviços em empresas e indústrias. Confira!

1. Capacetes

Um dos produtos de segurança mais comuns é o capacete, produzido para proteger a região da cabeça, tanto em espaços cobertos como em áreas descobertas. Dessa forma, esse item assegura o colaborador contra riscos de quedas de objetos ou eventuais pancadas na região superior, além de preservar o profissional da radiação solar e de eletricidade.

Quando está associado ao uso de viseira e arco voltaico, ele ainda oferece uma proteção conjunta para os olhos, em virtude das faíscas de soldagem, partículas em suspensão e corrente elétrica.

2. Máscaras

As máscaras são os equipamentos mais importantes para proteção contra gases poluentes e outros contaminantes, como é o caso de poeira ou partículas advindas de materiais tóxicos, pois é capaz de filtrar o ar inalado pelo colaborador.

Esse artigo pode ser feito de vários tipos de materiais, sendo mais comum o uso de TNT, além de outras categorias de tecidos. Além do mais, existem desde modelos mais simples, que utilizam barreiras filtrantes associadas com filtros químicos e alças, até respiradores semifaciais ou em concha.

3. Protetores auriculares

Os instrumentos mais comuns para promover a proteção auricular são os tampões de ouvido e os abafadores de ruídos. Afinal, barulhos muito altos estão entre os fatos mais prejudiciais para a saúde dos colaboradores, com consequências percebidas depois de muitos anos de exposição a motores, máquinas ou outros agentes que apresentam esses mesmos problemas.

Como retratado anteriormente, os protetores podem estar associados com os capacetes e viseiras, sendo que os mais comuns são o do tipo plug ou concha. Por isso, eles são essenciais para a maior parte dos serviços executados em empresas e indústrias.

4. Botas

Os trabalhadores são assegurados contra os riscos de derrapagens em ambientes escorregadios e molhados a partir do uso de sapatos e coturnos adequados para essas situações. Além disso, eles protegem contra arranhaduras e esfoladelas de objetos cortantes ou pontiagudos e também de outros elementos mecânicos.

Da mesma forma, para trabalhos em ambientes um pouco mais diferenciados, as botas também são de grande utilidade para evitar mordidas ou picadas de animais em ambientes silvestres.

5. Luvas

As luvas variam de tamanho e de matéria-prima, em função dos riscos que serão utilizadas para proteger. Dessa forma, existem componentes que se prolongam das mãos até o topo do braço, ou ainda que protegem apenas as mãos e o pulso, sendo mais curtos.

No trabalho com agentes abrasivos, é indicado o uso de luvas de raspas, pois as palmas texturizadas são boas para o manuseio de cargas pesadas. Ademais, as peças fabricadas em borracha são excelentes para lidar com agentes químicos e biológicos. Já aquelas feitas em PVC protegem os colaboradores que estão expostos a óleos, graxas e solventes.

6. Coletes de sinalização

Os coletes são utilizados para sinalizar a presença do trabalhador em um determinado ambiente. Dessa forma, essas vestimentas destacam o profissional quando ele está em áreas escuras ou com pouca iluminação, como é o caso de pistas à noite, estradas e outros locais com baixa luminosidade.

7. Equipamentos para trabalho em altura

Com relação ao trabalho em altura, o uso de equipamentos específicos para essa atividade pode impedir a ocorrência de muitos acidentes e óbitos no Brasil, pois se configura como uma das ações de maior risco dentro das organizações.

É importante destacar que o trabalho em altura engloba os profissionais que realizam atividades em grandes altitudes, como é o caso dos serviços executados por um eletricista nos postes de cabeamento.

Sendo assim, os equipamentos que oferecem maior segurança nessas ações são os cintos, cinturões, mosquetões, talabartes reguláveis e os trava-quedas. Vale destacar que é muito comum o uso desses itens em conjunto, oferecendo mais proteção para os colaboradores.

Essa é a parte de um segmento da indústria metalúrgica, de construção civil ou mesmo de uma empresa de telefonia que tem o maior número de ocorrência de acidentes. Por isso, é muito importante que a organização busque conscientizar seus profissionais a utilizar esses itens de segurança, diminuindo os incidentes.

Como visto, o uso dos melhores equipamentos de segurança oferece muitas vantagens para as empresas que optam por sua implementação. A utilização de produtos de qualidade, especificados de acordo com as atividades executadas, melhora a produtividade e o relacionamento entre gestores e empregados. Além disso, a proteção da saúde dos profissionais é uma responsabilidade que todos os empregadores devem ter.

Você tem alguma dúvida sobre quais são os melhores equipamentos de segurança no trabalho? Então entre em contato conosco para conhecer a nossa linha de produtos e tire todas as suas dúvidas!

[rock-convert-cta id=”227″]

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Segurança do Trabalho e Epis

Título: Com a Dimensional você Protege suas Mãos Sempre!

Segurança do Trabalho e Epis

Respirar com Segurança exige Proteção!

Segurança do Trabalho e Epis

Abril Verde: Sua Segurança em Primeiro Lugar!

Segurança do Trabalho e Epis

Luvas KryTech 563 MAPA Professional: A Escolha Ideal Contra Riscos de Cortes em Manuseios Complexos