Material elétrico

O que são Curvas de Disjuntores?

Disjuntores são componentes essenciais em sistemas elétricos e garantem a segurança das pessoas, equipamentos e edificações.

É fundamental compreender as estruturas desses dispositivos, incluindo suas curvas de funcionamento, pois são elas que garantem que os disjuntores serão acionados de acordo com a corrente e tempo padronizados em norma.

Neste artigo, abordaremos o conceito das curvas de disjuntores e como elas auxiliam na prevenção de acidentes associados a curtos-circuitos.

Importância e funcionamento dos disjuntores

Os disjuntores são dispositivos elétricos que têm a função de proteger as instalações elétricas contra sobrecargas e curto-circuitos.

Eles funcionam interrompendo a passagem de corrente elétrica quando detectam uma sobrecarga ou um curto-circuito em um circuito. Isso evita danos aos equipamentos elétricos, reduz o risco de incêndios causados por sobrecargas e curto-circuitos

Existem diversos tipos, tamanhos e classificações de disjuntores, para atender às diferentes necessidades de proteção em residências, indústrias e outros ambientes. Eles exercem uma função essencial nos painéis elétricos e sistemas de energia, e a escolha do disjuntor correto é fundamental para garantir a segurança e o funcionamento adequado de um sistema elétrico.

Conheça as curvas de disjuntores

As curvas de disjuntores são representações gráficas que identificam como um disjuntor responde a diferentes níveis de corrente elétrica em relação ao tempo.

Elas são usadas para especificar a capacidade de um disjuntor proteger um sistema elétrico contra sobrecargas e curtos-circuitos.

Na prática, a corrente elétrica não deve exceder o limite de velocidade, pois isso pode causar danos aos equipamentos. Portanto, as curvas de disjuntores desempenham a função de detectar e ativar a proteção do sistema.

Tipos de curvas de disjuntores

A classificação das curvas de disjuntores foi estabelecida pela International Electrotechnical Commission: IEC 60898-1 e IEC 60947-2, que utilizou um código alfabético (B, C, D, K e Z) para padronizar tanto a identificação dos disjuntores quanto os limites mínimos e máximos de sobrecarga elétrica que esses dispositivos podem suportar.

A norma que regulamenta as curvas de disjuntores é a ABNT NBR NM 60898.

Existem diferentes tipos de curvas de disjuntores e cada uma foi projetada para atender a requisitos específicos de proteção. Temos, basicamente, três tipos de curvas de disjuntores: Tipo B, Tipo C e Tipo D.

Curva B

No disjuntor de curva B, a corrente instantânea suportada será de 3 a 5 vezes a corrente nominal da carga. Portanto, se tivermos um disjuntor de 10A ele irá suportar uma corrente instantânea de 30A a 50A.

São usadas para proteção de circuitos que alimentam cargas resistivas como chuveiros elétricos, iluminação incandescente, aquecedores e tomadas de uso geral, onde a demanda de corrente de partida do equipamento é baixa.

Esta curva é sensível aos curtos-circuitos de baixa intensidade, agindo de maneira rápida para desligá-lo quando necessário.

Curva C

No disjuntor de curva C, a corrente instantânea suportada será de 5 a 10 vezes a corrente nominal da carga. Portanto, se tivermos um disjuntor de 10A ele irá suportar uma corrente instantânea de 50A a 100A.

Elas são empregadas em circuitos que fornecem energia a cargas indutivas como motores, sistemas de comando e controle, circuitos de iluminação em geral, ligação de bobinas, compressores e ar condicionado, onde a corrente de partida dos equipamentos é mediana/moderada.

A combinação equilibrada de sensibilidade e capacidade de interrupção das curvas C são ideais para proteger sistemas elétricos em indústrias, comércios e residências.

Curva D

No disjuntor de curva D, a corrente instantânea suportada será de 10 a 20 vezes a corrente nominal da carga. Portanto, se tivermos um disjuntor de 10A ele irá suportar uma corrente instantânea de 100A a 200A.

São adequadas para circuitos que alimentam cargas indutivas pesadas e de alta intensidade, como transformadores, motores de grande porte e motores síncronos de carga pesada (Ex: máquinas de solda).

A curva D assegura que, mesmo em situações de grande sobrecarga, o disjuntor possa desligar o circuito de forma eficaz, protegendo equipamentos e reduzindo o risco de danos elétricos graves.

Imagem 1: Curvas de disjuntores dos tipos B, C e D (Fonte: blog Schneider)

Portanto, é essencial conhecer as variedades de curvas de disjuntores, pois assim, é possível selecionar o disjuntor mais apropriado ao projeto elétrico, oferecendo proteção aos usuários e equipamentos envolvidos na instalação.

Conte com os Disjuntores da Steck para garantir tecnologia e segurança em suas instalações residenciais

A Steck oferece uma linha completa de disjuntores de alta qualidade para Proteção Básica Residencial. Com a tecnologia de ponta e inovação contínua da marca, eles são a escolha ideal para garantir segurança e eficiência em projetos de instalações elétricas residenciais.

DISJUNTORES MONOPOLARES e BIPOLARES STECK

A série de Disjuntores Monopolares e Bipolares da Steck, com capacidades de 16A a 50A oferece alta proteção para sistemas elétricos, garantindo segurança contra curtos-circuitos e sobrecargas.

Os Disjuntores Monopolares e Bipolares da Steck são capazes de interromper a passagem de corrente em caso de sobrecarga ou curto-circuito, evitando danos aos equipamentos e garantindo a segurança das instalações elétricas.

Com seu formato mini e design compacto, os disjuntores monopolares e bipolares ocupam menos espaço no painel de distribuição elétrica, permitindo uma instalação eficiente, garantindo uma interrupção completa e segura da corrente elétrica.

Operam em uma faixa de tensão de 230/400VCA, sendo adequado para sistemas elétricos de baixa e média tensão. São capazes de lidarem com altos níveis de corrente durante uma falha, protegendo efetivamente o sistema e os dispositivos conectados.

DISJUNTORES TRIPOLARES STECK: cobertura de até 100 ampères!

O disjuntor mini tripolar é capaz de suportar correntes de até 100ª, o que significa proteção contra circuitos elétricos, sobrecargas e curtos-circuitos ainda maior, interrompendo a corrente elétrica de forma rápida e precisa, evitando danos aos equipamentos e minimizando os riscos de incêndio.

Com um mecanismo de acionamento que permite a ativação ou desativação do circuito de forma manual, o disjuntor mini tripolar possui três polos, permitindo a conexão de três condutores elétricos.

Fabricados pela Steck, sinônimo de qualidade e confiabilidade, de acordo com as normas técnicas vigentes, todos os disjuntores podem ser utilizados em sistemas elétricos residenciais, comerciais e industriais.

Os melhores Disjuntores STECK você encontra na Dimensional!

Assegurar uma instalação elétrica de alta qualidade e segura exige a escolha dos componentes adequados.

A Dimensional, empresa que nasceu com a proposta de ser solução para seus clientes, oferece os melhores produtos e as soluções mais rápidas para uma variedade de aplicações, incluindo disjuntores.

Por isso, na hora de escolher o melhor disjuntor para seu projeto elétrico, conte conosco!

Possuímos a linha completa de disjuntores Steck para todos os sistemas elétricos. Confira clicando aqui.

Até a próxima!
Equipe Dimensional

Leia também
Cabos especiaisMaterial elétrico

Aplicações e Importância dos Cabos de Média Tensão

Material elétrico

Importância do Uso do DPS na Prevenção Contra incêndios

Material elétrico

Quadros de Comando Legrand em Processos Industriais: A Escolha Certa

Material elétrico

Segurança da instalação elétrica em primeiro lugar com a 3M