Iluminação

Projeto de iluminação externa: como planejar a iluminação do jardim

Depois de conhecer o design de iluminação externa, você se sentirá mais confiante para planejar seus esquemas de iluminação de jardim. Não apenas para adicionar atmosfera, a iluminação externa certa pode fazer uma enorme diferença na aparência do seu espaço externo. Ele pode destacar recursos impressionantes, ajudar a esticar visualmente seu patch, permitir que você cozinhe, leia e entretenha alegremente, bem como guie o caminho com segurança. Também pode alterar a frequência com que você usa seus jardins – permitindo que você fique do lado de fora bem depois do pôr do sol, sem mencionar fornecer um belo cenário para você ver quando estiver dentro de casa.

Mas como você acerta o design de iluminação externa? Especialmente porque há tantos novos produtos tentadores por aí? Holofotes direcionais, arruelas de parede, as mais recentes lâmpadas de piso ao ar livre e tiras de iluminação LED de contorno são seriamente tentadoras, mas criam efeitos muito diferentes, por isso vale a pena descobrir exatamente o que você deseja alcançar antes de espirrar.

Claro, seus sonhos de ideias de iluminação de jardim impressionantes podem ir além do recurso de iluminação estranho e, em vez disso, residir em um esquema de iluminação sofisticado que destaca diferentes partes do jardim – tudo controlado pelo seu smartphone. Em caso afirmativo, este é um trabalho para um designer de iluminação especializado ou algo que você mesmo pode planejar e instalar? Precisa saber mais? Então fique confortável e continue rolando.

Comprar itens de iluminação

Para um projeto de iluminação, você precisa de vários itens. Para comprar estes materiais, você pode contar com uma das maiores empresas do ramo no Brasil:

  1. Materiais elétricos em promoção
  2. Fios elétricos
  3. Lâmpadas de LED
  4. Arandelas
  5. Drivers de LED
  6. Fitas de LED
  7. Lanterna de Cabeça
  8. Lanterna de LED
  9. Luminária de Embutir
  10. Luminária de Emergência
  11. Luminária Hermética
  12. Luminária LED
  13. Luminária Portátil
  14. Luminária Tubular
  15. Projetor de LED
  16. Refletor de LED
  17. Spot de LED

Tipos de iluminação externa de jardim

Quando se trata de escolher as melhores luzes externas para o seu esquema, a tarefa, o ambiente, a segurança e a iluminação de recursos desempenham um papel importante no bom design de iluminação externa. Quanto mais usamos nossos espaços externos, mais importante cada um se torna.

Iluminação de tarefa em jardim

Uma boa iluminação de tarefas é fundamental para poder cozinhar, ler e atender com segurança os hóspedes do lado de fora, além de ajudar a guiá-lo com segurança pelo jardim, identificando possíveis perigos, como degraus e riachos. Holofotes fixos e ajustáveis ​​brilhantes, downlighters, luzes de convés embutidas e indicadores no solo são feitos para este trabalho.

Iluminação de ambiente em jardim

A iluminação ambiente, como nossas impressionantes ideias de luz de festão , tem tudo a ver com adicionar atmosfera, introduzindo piscinas de luz suave e quente na escuridão para incentivar os hóspedes a permanecer, relaxar e descontrair. Luminárias de parede com amplos feixes de luz ou direções duplas lavarão as paredes com luz, enquanto as luzem vindos de baixo, suavizadas pela folhagem, lançarão um brilho quente e aconchegante, perfeito atrás de assentos e para levantar cantos sombrios. Pingentes ao ar livre sobre as áreas de jantar e pendurados nas mesas de centro também criam belos recursos para o seu espaço.

Ideias de iluminação de ambiente focada nas plantas

Ideias de iluminação de ambiente no jardim

Iluminação decorativa ou focal

A iluminação decorativa é essencial para dar vida ao seu espaço ao ar livre. Desde velas ao ar livre que adornam tampos de mesa até luzes cintilantes penduradas em arcos e pérgulas. Ao pontilhar a iluminação do recurso em alturas variadas, você poderá criar uma sensação de calor e aconchego em todo o seu espaço. Também é perfeito para apresentar os melhores recursos do seu jar dim. Dois ou três holofotes brilhando através de uma árvore ou um arbusto esculpido irão transformá-lo em um recurso impressionante e adicionar um fator X instantâneo.

Iluminação de segurança em jardim

A iluminação de segurança proporcionará tranquilidade e ajudará a impedir intrusos. Desde acessórios montados na parede e no teto, até postes, caminhos e holofotes, há muitas opções para escolher. Obviamente, essas luzes não precisam estar permanentemente acesas – você não será muito popular com seus vizinhos para começar – portanto, vale a pena considerar os acessórios ativados por sensor e tecnologia inteligente.

Adapte o seu projeto ao seu jardim

O truque para planejar a iluminação do jardim é conhecer seu terreno e entender como os diferentes espaços se encaixam. Decida sobre as áreas que você deseja iluminar, quais são seus principais recursos e concentre-se neles.

Uma maneira simples de fazer isso é andar pelo espaço e fazer uma lista. Sua principal prioridade pode ser incluir algumas ótimas ideias de iluminação de pátio , mas não se esqueça de considerar também as vistas de dentro de sua casa. Pense em iluminar um ponto focal no final do seu jardim, como uma árvore ou escultura para ampliar sua visão. Você também pode usar luzes pontiagudas para adicionar um toque de luz ao plantio ao redor de sua área de jantar ao ar livre ou áreas de estar.

Mudanças no nível ou na superfície também precisam de uma pequena quantidade de luz para atuar como um guia de segurança, enquanto áreas maiores e abertas, como uma borda profunda ou um trecho aberto de grama, podem ser iluminadas por varreduras de luz mais amplas, para criar camadas dramáticas. Destaques decorativos, como elementos aquáticos, telas texturizadas e trabalhos em pedra, também podem ser iluminados de forma criativa para um efeito dramático.

Um ponto-chave a ser lembrado, porém, é que menos iluminação é mais eficaz. Muitas luzes concorrentes ou feixes fortes simplesmente resultarão em um brilho ofuscante, enquanto algumas fontes de luz bem escolhidas e bem colocadas criarão sutileza, intriga e um resultado fascinante.

Criar ambientes diferentes

Um bom design de iluminação ao ar livre tem tudo a ver com criar uma atmosfera. Brincar com bolsões de luz e sobrepô-los para criar efeitos diferentes faz parte da diversão, mas você sabia que isso também pode afetar a forma como você usa seu espaço externo? Como seres humanos, tendemos a gravitar para uma concentração de luz, por isso faz todo o sentido banhar sua sala de estar ao ar livre e áreas de jantar com um brilho caloroso e acolhedor.

Há muitas maneiras de fazer isso e também para todos os orçamentos. Combinar nossas ideias de pérgola com um dossel de luzes de fadas ou adicionar grupos de lanternas cintilantes são toques super simples que criarão instantaneamente uma sensação de país das maravilhas.

Para um visual inteligente e contemporâneo que combina perfeitamente com nossas ideias modernas de jardim , experimente uma instalação mais permanente. Uplights em bordas elevadas brilhando através da folhagem e luzes de parede fixadas em intervalos ao redor de uma área de estar irão lançar uma luz suave e suave. Adicione drama e profundidade com tiras de iluminação escondidas sob o assento e luzes de convés pinhole. Mesas de centro iluminadas e plantadores também adicionam uma vibração divertida e de festa.

A cor e o tom da iluminação desempenham um papel importante na sensação de uma área. Tons quentes que variam de uma luz suave e branca a tons dourados mais profundos incentivam você a relaxar e permanecer enquanto tons ousados ​​e frios de azuis, verdes e roxos criam uma sensação de drama e mistério. Perfeito para efeitos artísticos ou, talvez, Halloween, mas não é adequado para um jantar descontraído ao ar livre.

Muitos sistemas de iluminação inteligentes, como as da Phillips, têm a opção de selecionar e alternar entre cores, ótimo para experiências infinitas. Também vale a pena saber que as luzes LED vêm em uma ampla gama de tons ‘brancos’. Referida como temperatura de cor – estas variam de luzes azul-brancas geladas, ideais para destacar detalhes arquitetônicos nítidos – a uma luz branca quente semelhante a um brilho ao lado da lareira.

Realçar as qualidades com a luz

Se você quiser exibir uma escultura, árvore ou painel de parede favorito, acenda-o. É a maneira perfeita de apreciá-lo 24 horas por dia, 7 dias por semana e vê-lo de uma maneira um pouco diferente também. Os focos de jardim LED Spike podem ser empurrados para o chão e inclinados para iluminar árvores e arbustos. As luzes variam em alcance (ou lúmens), largura do feixe e podem criar efeitos muito diferentes. Um único holofote fará o trabalho, mas dois ou três holofotes posicionados em ângulos diferentes criarão um resultado mais arredondado e elegante.

Os downlights montados na parede e na superfície também são úteis e parecem melhor usados ​​em pares, três ou cinco. Os designs variam na largura, alcance e ângulo do feixe e alguns acessórios combinam luzes para cima e para baixo para um visual surpreendentemente moderno.

Para um visual mais suave e informal, por que não posicionar luzes dentro de galhos ou folhagens? Procure as mais recentes luzes pendentes, lanternas solares ou aglomerados de lâmpadas de filamento de estilo industrial, tudo lançará um brilho suave.

Luminárias ocultas

Graças à chegada dos LEDs (diodos emissores de luz para quem precisa de saber) são infinitas as possibilidades na hora de escolher os acessórios para o seu jardim. Essas pequenas unidades – criadas por uma corrente elétrica que passa por um microchip – emitem uma poderosa luz branca brilhante que dura muito mais do que uma lâmpada luminescente tradicional.

Na verdade, os LEDs não tendem a falhar, em vez disso, eles diminuem gradualmente ao longo do tempo, mas levam muitos anos para isso. A beleza desta fonte de luz de longa duração é que, graças ao seu tamanho minúsculo, ela pode ser usada de várias maneiras.

A iluminação de tiras de baixo perfil é uma ótima maneira de adicionar uma dimensão extra às suas ideias de degraus de jardim , pois pode ficar discretamente sob os degraus, lançando luz na superfície abaixo. Esta ideia funciona igualmente bem com mesas e bancos de jardim.

Indicador compacto e pequenas luzes de convés ficam niveladas dentro de um material de pavimentação, emitindo feixes de luz que abraçam a superfície circundante ou criam pontos de luz. Você também encontrará mais inspiração para suas ideias de pavimentação modernas em nosso recurso.

Iluminação para água

A visão da luz refletida na água corrente é fascinante e instantaneamente dará vida a qualquer espaço ao ar livre. Rills, calhas de água, jatos borbulhantes e lagoas tranquilas são todas as ideias de recursos de água impressionantes que fornecerão oportunidades infinitas para experimentar diferentes tipos de iluminação e criar efeitos diferentes, uma oportunidade que a maioria dos profissionais de iluminação e jardineiros apreciam. É claro que acessórios especializados à prova de água são obrigatórios – uma classificação de IP68 indica que uma luz pode ser usada com segurança a uma profundidade de 1,5 m debaixo d’água.

Há uma ampla gama de luzes adequadas a serem consideradas. Holofotes com bases ponderadas são ótimos para sentar debaixo d’água ou para ficar atrás do arco de queda d’água. Seu poderoso feixe iluminará o recurso e criará um ponto focal impressionante. Para um efeito mais calmo, experimente uma série de luzes ascendentes menores posicionadas ao redor da borda da lagoa ou dos riachos – perfeitas para uma aparência nítida e contemporânea.

Lâminas de água – aquelas bicas de aço que canalizam a água que aparecem nas paredes, apresentam outra oportunidade de iluminação empolgante. As luzes de tira de LED – geralmente com recursos remotos de mudança de cor – podem ser instaladas dentro da lâmina para brilhar através da água enquanto ela cai em cascata na piscina abaixo.

Usar iluminação interna na área externa

A iluminação ambiente suave é a principal ferramenta de todo designer de interiores para aconchegar uma sala, então por que os espaços externos deveriam ser diferentes? Com mais de nós gastando tempo planejando nossas novas ideias de decks e pátios, precisamos de iluminação de qualidade que nos ajude a relaxar, ler e entreter, além de criar uma atmosfera calorosa e convidativa.

Olhe para os estilos de lâmpadas e iluminação que você usa dentro de casa e traga-os para fora para adicionar interesse às suas ideias de espaço ao ar livre e os melhores móveis de jardim . Se você tem uma poltrona de jardim favorita, opte por uma luminária de piso de jardim, assim como faria com uma cadeira interna. As luzes pendentes ao ar livre agora são populares e parecem incrivelmente bonitas penduradas em uma árvore, projetam belas sombras e uma luz ambiente quente.

Obviamente, o desempenho é tão importante quanto a aparência, por isso é crucial procurar acessórios que sejam seguros para uso externo. Escolha luzes especializadas que resistirão a todos os climas. Procure molduras em materiais como alumínio revestido a pó, aço inoxidável ou teca sólida de fontes sustentáveis.

Segurança e iluminação de jardim

Uma boa iluminação externa pode tranquilizar e ajudar a deter intrusos, desde que seja bem escolhida e cuidadosamente posicionada. Existem vários tipos diferentes de iluminação de segurança disponíveis e os acessórios mais populares incorporam PIR’s – sensor infravermelho passivo que acenderá automaticamente a luz quando o sensor detectar movimento dentro de seu alcance. Essas luzes podem ser tanto de rede quanto de energia solar.

Holofotes operados manualmente são outra opção e são ótimos para iluminar a parte traseira ou lateral de sua casa. Eles são poderosos, portanto, coloque-os e incline-os com cuidado para evitar vizinhos irritantes e vida selvagem local. Escolha LEDs caros, mas que economizam energia, ou holofotes de halogênio caros e ultra-brilhantes.

A localização cuidadosa é fundamental quando se trata de quão eficazes são essas luzes. As melhores luzes de segurança são ativadas por movimento, têm feixes largos e emitem pelo menos 700 a 1300 lumens. Você deve colocar sua luz perto de um ponto de acesso à sua casa ou jardim. Fixe a luz a 1,8 a 3 metros do chão, virada para baixo e em uma posição onde a luz possa preencher o máximo de espaço.

As portas da frente e varandas são lugares óbvios para começar. Se você tem uma varanda frontal, experimente uma lanterna pendurada ou um downlighter discreto, caso contrário, um par das melhores luzes de parede externas ou luzes de mastro que abraçam a superfície darão um toque acolhedor.

Passagens laterais, áreas de garagem, além de grandes extensões de vidro no piso térreo – portas duplas e deslizantes etc.

As calçadas, especialmente se forem longas, também podem se beneficiar de sua própria iluminação. Bollards, postes ou luzes de pavimentação regularmente espaçadas ajudarão a guiá-lo para casa e eliminar pontos negros, apenas não exagere ou pode ter todo o apelo de uma pista.

Muitas luminárias também podem ser sincronizadas em um sistema de segurança residencial mais amplo e inteligente, permitindo que você monitore sua casa por meio de seu smartphone ou outro dispositivo. Fornecendo segurança adicional quando você está em casa ou fora, você pode ligar ou desligar as luzes individuais ou configurá-las para acender como parte de um programa temporizado mais complexo. Combine com as melhores câmeras de segurança externas e você terá total tranquilidade.

Controle a iluminação do seu jardim

Há algo intensamente satisfatório em poder controlar e alterar a iluminação do seu jardim remotamente. Seja para impressionar seus amigos ou acender as luzes para voltar para casa, cada vez mais produtos têm esse recurso integrado.

De luzes decorativas individuais – pense em esferas e bancos que mudam de cor, a sequências de luzes de fadas e festões conectáveis ​​e projetos de iluminação abrangentes para todo o jardim, cada um vem com um controle remoto útil ou pode ser controlado por meio de um aplicativo ou como parte do hub da sua casa . As luzes de cordas Twinkly da Lights4fun podem ser coloridas, faseadas e controladas através do Twinkly Smart App para criar efeitos mágicos. O inteligente mapeamento integrado também permite que você ‘zona’ grupos de luzes dependendo de sua localização, oferecendo criatividade infinita.

Para um sistema de iluminação de jardim remoto mais abrangente, experimente o Philips Hue(abre em nova aba). Escolha entre apliques, focos, holofotes e pedestais e use-os para iluminar o seu espaço exterior. Vinculado a um hub doméstico inteligente, você pode controlá-los por meio de um aplicativo e experimentar várias opções de cores, fases e zoneamento.

Além de alterar a aparência da sua iluminação, você também pode ligar e desligar remotamente luminárias externas inteligentes, programá-las com configurações de temporizador ou configurá-las para serem ativadas por sensor de movimento. Opções de dimmer também estão disponíveis.

Instalar você mesmo ou contratar um profissional

Se você pode auto-instalar projetos de iluminação externa ou precisa chamar um profissional, depende em grande parte do efeito geral e do tipo de iluminação que você procura. Luzes alimentadas por bateria e as melhores luzes solares são, é claro, sem cabos – portanto, podem ser instaladas com muito pouco barulho – mas as coisas ficam um pouco mais complexas quando se trata de instalações com fio mais permanentes.

A instalação de um sistema de iluminação de alta tensão é um trabalho profissional e, muitas vezes, complicado de adaptar também, pois os cabos blindados precisam ser cavados pelo menos 50 cm no solo. Esgote seu suprimento existente, eles precisariam ser instalados e aprovados por um eletricista certificado.

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
IluminaçãoIluminação residencial

Iluminação Inteligente: como funciona a automação do sistema de iluminação?

Iluminação

Slim Perform da Philips: Tecnologia, Conectividade e Economia para o seu Negócio

Iluminação

Conheça as Principais Soluções para Melhorar a Eficiência Energética em Indústrias

AutomaçãoIluminação

Automação residencial para o varejo: o que muda com a retomada do público?