Normas RegulamentadorasSegurança do Trabalho e Epis

NBR: o que são e para que servem as Normas Brasileiras?

O dia a dia das empresas, sejam elas públicas ou privadas, é orientado por regras que servem para padronizar e regular todos os tipos de processos. É o caso, por exemplo, das Normas Brasileiras (NBRs) e das Normas Regulamentadoras (NRs).

Para te ajudar na tarefa de entender o que significa cada uma delas e como aplicar a NBR na sua empresa, continue a leitura! Nesse artigo, listamos tudo o que você precisa saber sobre as Normas Brasileiras: o que é uma NBR, qual a relação com a ABNT, diferença entre NR e NBR e mais. Confira!

O que é uma NBR?

NBR é a sigla abreviada para Norma Brasileira, elaborada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Trata-se de um conjunto de diretrizes e normas técnicas para padronizar métodos referentes à elaboração de produtos e serviços no Brasil.

Para alcançar esse objetivo, elas são concebidas de forma objetiva, tecnológica e neutra, desde as etapas de pesquisa e projeto até a entrega para o consumidor final.

As NBRs orientam as empresas e seus empregados sobre os melhores processos, materiais, produtos, uniformização de atividades, procedimentos de gestão e até mesmo documentos. Tudo isso contribui para:

  • Garantir um alto padrão de qualidade;
  • Amenizar falhas nos processos;
  • Acabar com etapas desnecessárias;
  • Evitar a ocorrência de procedimentos capazes de comprometer a qualidade final de produtos e serviços.

Qual é a relação entre a ABNT e as NBRs?

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é uma instituição privada sem fins lucrativos, com atuação em vários campos de padronização de procedimentos e a responsável por elaborar as NBRs.

Reconhecida pela Lei nº 4.150/62 como uma entidade de utilidade pública, a ABNT é uma das associações fundadoras da Organização Internacional de Normalização (ISO) e, com isso, atua diretamente nas avaliações de conformidade e concessão de certificações.

A ISO tem a missão de aprovar normas técnicas internacionais, seja qual for o campo de atuação avaliado. Então, quando você encontrar uma nomenclatura NBR ISO, entenda que ela diz respeito à versão brasileira de alguma norma internacional, como a NBR ISO 9001.

Qual a diferença entre NRs e NBRs?

A principal diferença entre NRs e NBRs é que as NRS servem para assegurar a saúde, segurança e integridade física dos trabalhadores, já as NBRs servem para padronizar processos para a elaboração de produtos e serviços no Brasil.

Outra diferença importante é a obrigatoriedade do cumprimento. No caso, as Normas Regulamentadoras são obrigatórias e, quando não executadas, podem gerar penalidades, multas, embargos e até interdições para as empresas.

Já as NBRs não são uma exigência legal, mas os órgãos públicos podem exigí-las nos processos licitatórios. 

Apesar de não ser obrigatória, vale destacar que as organizações em consonância com as Normas Brasileiras podem receber certificações concedidas pela ABNT. No geral, isso contribui para aumentar sua reputação e posicionamento no mercado.

O que é NBR na segurança do trabalho?

A importância da NBR para a Segurança no Trabalho está relacionada ao fato de que as empresas com as normas brasileiras presentes na sua rotina tendem a ser mais seguras para os empregados.

Isso porque os procedimentos da NBR têm como meta chegar às melhores práticas para o desenvolvimento de serviços ou produtos oferecidos no mercado. Sendo assim, é possível evitar acidentes de trabalho.

Algumas das principais NBRs da construção civil, por exemplo, que podem ajudar a evitar acidentes são:

  • NBR 6118: Projeto de Estruturas de Concreto – Procedimento
  • NBR 7190: Projeto de Estruturas de Madeira
  • NBR 7199: Projeto, Execução e Aplicações dos Vidros
  • NBR 7480: Aço Destinado a Armaduras para Estruturas de Concreto Armado – Especificação
  • NBR 12721: Avaliação de Custos de Construção para Incorporação e Outras Disposições para Condomínios Edifícios – Procedimento
  • NBR 13818: Placas Cerâmicas para Revestimento – Especificação e Métodos de Ensaio

Como implementar NBRs nas empresas?

Geralmente, são os profissionais especialistas em saúde e segurança do trabalho que aplicam as normas, analisam seu desenvolvimento e se os funcionários trabalham em segurança.

Sendo assim, os responsáveis por implementar as NRs e NBRs precisam considerar as características do negócio para garantir que as normas certas sejam executadas. Além disso, é fundamental acompanhar as mudanças nessas normativas para utilizá-las de maneira adequada na rotina de trabalho.

Agora que você já sabe tudo sobre NBRs e sua relação com o mercado de Segurança do Trabalho, conheça nosso portfólio de EPIs e providencie todos os equipamentos necessários para garantir a segurança dos trabalhadores.

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Segurança do Trabalho e Epis

Título: Com a Dimensional você Protege suas Mãos Sempre!

Segurança do Trabalho e Epis

Respirar com Segurança exige Proteção!

Segurança do Trabalho e Epis

Abril Verde: Sua Segurança em Primeiro Lugar!

Segurança do Trabalho e Epis

Luvas KryTech 563 MAPA Professional: A Escolha Ideal Contra Riscos de Cortes em Manuseios Complexos