Normas RegulamentadorasSegurança do Trabalho e Epis

NR12: como prevenir acidentes com máquinas e equipamentos

prevenir acidentes com máquinas e equipamentos

É muito importante que um bom gestor saiba prevenir acidentes com máquinas e equipamentos, evitando passar por dores de cabeça causados por incidentes. Para isso, é preciso conhecer as normas vigentes para esse fim, como a NR12.

Neste texto, entenda o que é a Norma Regulamentadora 12 e quais são os seus principais objetivos. Além disso, conheça algumas das obrigatoriedades impostas por ela e saiba como cumpri-las. Continue a leitura e acompanhe!

Qual é o objetivo da NR12?

Com a crescente criação de novos equipamentos utilizados para otimizar a produção dentro das empresas e indústrias, sentia-se a necessidade de criar normas para que a segurança dos funcionários fosse mantida.

Nesse contexto, surge a NR12 — uma Norma Regulamentadora feita pelo Ministério do Trabalho. Nela, foram estabelecidas as normas de segurança para manusear máquinas e equipamentos industriais, e para prevenir acidentes com tais maquinários.

O estoque desses itens também deve ser feito de acordo com essa mesma norma, garantindo assim um aumento da sua vida útil e diminuindo a possibilidade de darem algum defeito devido ao mal armazenamento.

Ainda de acordo com a NR12, todos os equipamentos precisam estar acompanhados dos seus respectivos manuais de instruções, nos quais existe uma série de boas práticas que devem ser seguidas para o uso correto do item.

Em caso de perda ou ausência desses documentos, é necessário que se faça a sua reconstituição. Ela precisa ser feita por um profissional legalmente habilitado e experiente nessa atividade. Uma outra opção é entrar em contato com o fornecedor ou fabricante da máquina, para pedir uma cópia do seu respectivo manual de instruções.

Quais são as formas de prevenir acidentes com máquinas e equipamentos?

A NR12 estabelece uma série de normas e boas práticas para que as máquinas sejam utilizadas da forma correta, evitando acidentes que possam gerar muita dor de cabeça para o empregador.

Confira, a seguir, algumas dessas normas.

Proteções fixas

As proteções fixas são itens que garantem a fixação do equipamento em sua posição atual, sendo possível a sua retirada apenas utilizando ferramentas — como chaves de fendas ou demais opções.

Cada equipamento precisa ser preparado com um tipo específico de proteção fixa. Entretanto, é importante que ele bloqueie o acesso às zonas perigosas de ambos os lados. Porém, é necessário verificar que o item de segurança permita a realização de reparos ou reposição de partes danificadas.

Um outro cuidado que se deve ter com essa parte é se certificar de que ela seja feita com um material resistente o bastante para conter projeções de peças, para garantir que ninguém se machuque em caso de defeito.

Proteções móveis

As proteções móveis também são fixadas aos equipamentos, entretanto, podem ser abertas sem o auxílio de ferramentas. Alguns exemplos comuns são as portas e tampas. Também é preciso ter em mente que esses equipamentos de segurança precisam ter dispositivos de intertravamento.

Esses sistemas devem impedir que a máquina seja utilizada enquanto todas as proteções não estiverem devidamente fechadas. Caso alguma delas seja aberta enquanto o maquinário estiver em funcionamento, ocorrerá uma instrução de parada, descontinuando a sua atividade.

Além disso, para equipamentos que contenham o risco adicional de inércia, o dispositivo de intertravamento precisa impedir que as proteções móveis sejam abertas até que o movimento seja finalizado, impedindo que o funcionário se machuque.

Dispositivos elétricos de proteção

Os equipamentos elétricos de proteção são aqueles que conseguem interromper a energia da máquina caso exista algum problema, ou caso a corrente elétrica sendo enviada para o maquinário seja maior do que a suportada ou recomendada.

Assim, evita-se que os colaboradores sofram algum tipo de choque ou descarga elétrica enquanto utilizam o equipamento, além de parar completamente o seu uso em caso de alguma falha mecânica durante o seu manuseio.

Os dispositivos elétricos de proteção ainda ajudam a manter a integridade da máquina, já que previne os chamados surtos ou sobretensões, que podem fazer a máquina explodir ou simplesmente parar de trabalhar, necessitando de reparos.

Chaves de segurança

As chaves ou travas de segurança possuem a função de travar os maquinários para que fiquem totalmente seguros enquanto não estiverem sendo utilizados. Além disso, impedem o acesso às áreas que estão protegidas com as proteções fixas.

Esses dispositivos também auxiliam no impedimento para abrir os demais sistemas de proteção enquanto a máquina estiver realizando alguma ação de risco, como em movimento de inércia ou em atividades que não foram finalizadas ou que não podem ser interrompidas.

Atualmente, existem dois tipos de chaves de segurança: as convencionais e as eletromecânicas. Os modelos mecânicos têm sua atuação por meio do contato físico entre o corpo da chave e um atuador.

Dispositivos de parada emergencial

Os dispositivos de parada emergencial são uma forma de impedir que a máquina continue a funcionar em situações perigosas, no caso de algum acidente ou na projeção de alguma peça, por exemplo.

Eles precisam ser colocados em locais de fácil acesso e visualização pelos funcionários que estiverem operando a máquina ou por pessoas que estejam por perto, além de poderem ser acionados facilmente.

É importante se certificar de que o dispositivo de parada emergencial não deve substituir nenhum dos outros itens de segurança citados na NR12, além de não permitir que o equipamento volte a funcionar de maneira espontânea, sendo necessária uma ação manual para esse fim.

Capacitações

Uma outra norma bastante importante e presente na NR12 é com relação à capacitação dos funcionários que vão operar as máquinas. Eles precisam passar por um treinamento específico para o manuseio correto do equipamento, além de conhecer as principais normas de segurança, evitando que façam ações perigosas ou que possam colocar em risco a sua própria vida e a de seus colegas.

Como vimos, ao conhecer melhor a NR12 e as principais medidas para prevenir acidentes com máquinas e equipamentos, você garantirá que seu maquinário tenha uma vida útil maior e prezará pela total segurança dos seus funcionários dentro do ambiente de trabalho.

Se este artigo foi útil para você, aproveite para entender como funcionam os serviços de distribuição elétrica!

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Segurança do Trabalho e Epis

Título: Com a Dimensional você Protege suas Mãos Sempre!

Segurança do Trabalho e Epis

Respirar com Segurança exige Proteção!

Segurança do Trabalho e Epis

Abril Verde: Sua Segurança em Primeiro Lugar!

Segurança do Trabalho e Epis

Luvas KryTech 563 MAPA Professional: A Escolha Ideal Contra Riscos de Cortes em Manuseios Complexos