Normas RegulamentadorasSegurança do Trabalho e Epis

NR 8 atualizada: o que você precisa saber para aplicar essa norma

A NR 8 é voltada, principalmente, para empresas da área de edificações. É a norma regulamentadora que orienta sobre as práticas recomendadas para garantir a segurança dos trabalhadores no ramo da construção civil.

A Norma Regulamentadora 8 determina, por exemplo, quais padrões de segurança devem ser observados nas edificações, principalmente nos canteiros de obras, para assegurar a saúde e a segurança dos empregados.

Quer saber mais sobre a NR 8 atualizada? Então, continue a leitura! Neste conteúdo, vamos falar sobre o que é e qual a finalidade da NR 8 e os principais aspectos necessários para colocá-la em prática. Confira!

O que é a NR 8?

Originalmente editada pela Portaria MTB nº 3.214, de 08 de junho de 1978, a NR 8 contempla os requisitos técnicos mínimos que, obrigatoriamente, precisam ser observados na construção civil e edificações.

Ou seja, a finalidade da Norma Reguladora 8 é garantir a qualidade das condições de trabalho para quem atua nos canteiros de obras, que é onde estão os maiores riscos à integridade física, independente da função desempenhada.

A NR 8 é considerada uma norma especial, de acordo com a Portaria SIT n° 787, de 29 de novembro de 2018, já que regulamenta a execução do trabalho considerando as atividades, instalações ou equipamentos empregados, sem condicionar a setores ou atividades econômicas específicas. 

NR 8 para segurança dos trabalhadores nos canteiros de obra
A NR 8 contempla a segurança de todos os trabalhadores de um canteiro de obras, independente da função.

O que a Norma Regulamentadora 8 estabelece?

A seguir, conheça os principais requisitos que a norma regulamentadora NR 8 estabelece:

Altura do piso ao teto

O primeiro requisito estabelecido pela NR 8 é a altura mínima do pé-direito, ou seja, do piso ao teto da construção. A medida deve seguir as normas municipais, considerando as condições de conforto, segurança e salubridade determinadas pela Portaria 3.214/78.

Circulação

A NR 8 determina que o chão dos locais de obra não podem ter depressões ou elevações capazes de dificultar a circulação de pessoas, ferramentas e materiais. Por isso, os pisos precisam estar em perfeito estado para não representar riscos de queda.

Outro requisito fundamental refere-se às aberturas estruturais nos pisos e nas paredes, que devem ser protegidas para evitar a queda de pessoas e objetos. Nesse caso, é necessário fazer a correta sinalização desses locais, como por exemplo, utilizando cones de sinalização.

Pisos, escadas e rampas precisam ser construídas de acordo com as normas técnicas oficiais e mantidas em perfeito estado de conservação, sendo resistentes o suficiente para suportar o peso dos trabalhadores e das cargas existentes na construção. 

Além disso, também é necessário utilizar materiais antiderrapantes (como fitas, pisos e tapetes) nos locais com perigo de escorregamento e os andares acima do solo devem contar com proteção contra quedas, de acordo com as normas municipais e condições de segurança e conforto.

Proteção contra intempéries

As partes externas, assim como aquelas que separam as unidades autônomas de uma edificação, devem observar as normas técnicas oficiais referentes a:

  • Resistência ao fogo;
  • Isolamento térmico;
  • Isolamento e condicionamento acústico;
  • Resistência estrutural e impermeabilidade.

Quando for o caso, pisos e paredes também precisam ser impermeabilizados e protegidos contra a umidade para evitar o surgimento de agentes patológicos capazes de prejudicar a saúde dos trabalhadores.

Por fim, os locais de trabalho devem contar com coberturas adequadas para proteger todos contra as chuvas. Além disso, o isolamento das edificações não pode ser excessivo nem insuficiente. 

Principais EPIs usados na construção Civil

Em um canteiro de obras, é obrigatória a aplicação dos requisitos técnicos mínimos necessários à segurança e conforto de quem trabalha na edificação. Isso inclui a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados, como:

Capacete de proteção
Capacete de proteção.
Calçado de segurança
Calçado de segurança.
Respirador descartável
Respirador descartável.
EPI proteção das mãos
Luvas de proteção.

Conheça nosso portfólio de EPIs e garanta tudo que você precisa para aplicar a NR 8 na sua edificação e garantir a segurança dos seus colaboradores!

Dúvidas rápidas:

O que é a NR 8?

A NR 8 contempla os requisitos técnicos mínimos obrigatórios para garantir a saúde e a segurança de trabalhadores que atuam nos canteiros de obras de construção civil.

O que a NR 8 estabelece?

As principais determinações da NR 8 estão relacionadas à altura do piso ao teto, circulação e proteção contra intempéries em edificações.

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Segurança do Trabalho e Epis

Título: Com a Dimensional você Protege suas Mãos Sempre!

Segurança do Trabalho e Epis

Respirar com Segurança exige Proteção!

Segurança do Trabalho e Epis

Abril Verde: Sua Segurança em Primeiro Lugar!

Segurança do Trabalho e Epis

Luvas KryTech 563 MAPA Professional: A Escolha Ideal Contra Riscos de Cortes em Manuseios Complexos