Normas RegulamentadorasSegurança do Trabalho e Epis

Como a NR-26 pode deixar colaboradores mais seguros no trabalho?

nr-26

A NR-26 é a Norma Regulamentadora responsável pela sinalização de segurança no ambiente de trabalho por meio de uma orientação padrão de cor.

A verdade é que quando falamos em segurança e prevenção de risco no trabalho, todo cuidado é pouco! 

E por mais que você, profissional de Saúde e Segurança do Trabalho (SST), oriente e alerte os colaboradores, a NR-26 é uma forma de manter também um lembre visual sobre os potenciais riscos dentro da empresa.

Se você quer aprender como implementar esta norma no seu local de trabalho, continue a leitura! No blog de hoje, vamos falar sobre as cores da NR-26 e como implementar esta sinalização de segurança.

Qual é a importância da NR 26?

A NR-26 é uma Norma Regulamentadora que tem como missão sinalizar situações que podem apresentar riscos para a saúde e para a segurança do colaborador. 

Ela é responsável por:

  • identificar equipamentos de segurança;
  • delimitar áreas;
  • identificar tubulações de líquidos e gases;
  • identificar rótulos de produtos químicos perigosos;
  • realizar fichas de informações de segurança;
  • identificar e advertir sobre riscos em geral.

Esta identificação pode ser realizada de diversas maneiras, como com correntes de sinalização, fitas zebradas ou pedestal de segurança. Entretanto, é preciso ter atenção para utilizar estes materiais da forma correta e tornar o alerta claro para os colaboradores.

Como usar as cores da NR-26 para sinalização de segurança?

As cores estabelecidas pela NR-26 são:

Vermelho

Deve ser usado para distinguir e indicar equipamentos e aparelhos de proteção e combate a incêndio, portas de saída de emergência, parada obrigatória, proibição e botões interruptores para paradas de emergência em equipamentos.

Amarelo

O amarelo é usado para chamar a atenção e indicar que é preciso ter cuidado. 

Assim, esta cor geralmente é utilizada para equipamentos de transporte e manipulação de material, indicar presença de tubulação de gases não liquefeitos, parapeitos, partes inferiores de escadas, meio-fio, vigas de baixa altura, cavaletes, entre outros.

Branco

Deve ser usado em faixas para demarcar passadiços, passarelas e corredores pelos quais circulam exclusivamente pessoas. 

Também pode ser aplicado em setas de sinalização de sentido e circulação, localização de coletores de resíduos, áreas em torno dos equipamentos de socorros de urgência e emergência, abrigos e coletores de resíduos de serviços de saúde.

Preto

O preto é utilizado para sinalizar e identificar coletores de resíduos que não são de origem de serviços de saúde.

Azul 

A cor azul é utilizada para indicar uma ação obrigatória, como “use EPIs nessa área” ou “não acione este botão enquanto o equipamento estiver ligado”.

Verde

O verde sinaliza segurança e é utilizado para identificar caixas de equipamentos de primeiros socorros, caixas com EPIs, sinalização delimitação de áreas seguras quanto a riscos mecânicos e áreas de vivência comum. 

Essa cor também é usada para portas de entrada das salas de atendimento de urgência.

Laranja

Usada para indicar perigo, essa cor pode sinalizar canalizações contendo ácidos, partes móveis de máquinas e equipamentos, partes internas das guardas de máquinas que possam ser removidas ou abertas, faces internas de caixas protetoras de dispositivos elétricos, faces externas de polias e engrenagens, botões de arranque de segurança, dispositivos de corte, borda de serras e prensas.

Púrpura

É a cor usada para indicar perigos provenientes de radiações eletromagnéticas penetrantes e partículas nucleares. 

Ela também é usada para sinalizar portas e aberturas que dão acesso a locais onde há manipulação ou armazenamento de materiais radioativos ou contaminados pela radioatividade.

Lilás

O lilás é utilizado para a identificação de tubulações e canalizações que contenham substâncias álcalis. Também pode ser usado para a identificar lubrificantes nas refinarias de petróleo.

Cinza

O cinza claro é usado para identificar canalizações em vácuo. Já o cinza escuro sinaliza e identifica eletrodutos.

Alumínio

Usado para identificar canalizações que contenham gases liquefeitos, inflamáveis e combustíveis de baixa viscosidade, como óleo diesel, gasolina, querosene, óleo lubrificante, etc.

Marrom

Utilizado para identificar qualquer fluído que não seja identificável pelas demais cores.

Atenção à atualização NR-26

Como você viu, a NR-26 determina uma lista de cores utilizadas para sinalização de segurança que podem facilitar a sua rotina de gestão de SST. 

Anteriormente, esta lista continha menos cores. Mas, em 2015, ela foi atualizada e revisada com o objetivo de se adequar ao Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos (GHS).

Assim, além de incluir as novas cores de sinalização, também foi inserida a obrigatoriedade de identificar produtos químicos utilizados no local de trabalho. Essa identificação também deve seguir os critérios da GHS:

  • identificação dos produtos químicos e sua composição;
  • pictograma do perigo;
  • advertências;
  • frases de perigo;
  • frases de precaução;
  • informações complementares;
  • em caso de mistura de químicos, deve ser especificado na ficha de segurança o nome e a concentração dos produtos..

Além disso, os produtos classificados como não perigosos devem dispor de rotulagem preventiva simplificada, informando as precauções de segurança que devem ser adotadas.

Apesar da implementação da NR-26 ajudar a sinalizar riscos para os seus colaboradores, ela não dispensa a aplicação de outras medidas de prevenção de acidentes. 

Portanto, cabe a você utilizá-la de forma estratégica junto com outras soluções de saúde e segurança do trabalho para garantir um ambiente confortável, seguro e dentro das regulamentações governamentais.

Se precisar de EPIs para ajudar a sinalizar os locais perigosos, fale com um de nossos especialistas e confira nossa linha completa de produtos de bloqueio e sinalização

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Segurança do Trabalho e Epis

Luvas KryTech 563 MAPA Professional: A Escolha Ideal Contra Riscos de Cortes em Manuseios Complexos

Segurança do Trabalho e Epis

Segurança na Indústria: a solução da Gama Krytech da MAPA para proteção de mãos e braços

Segurança do Trabalho e Epis

Proteção contra cortes: conheça os principais modelos da Mapa Professional

Segurança do Trabalho e Epis

Tudo sobre o Comunicado 57: fim da marcação individual nas luvas descartáveis