Service

Já ouviu falar em PoE? Entenda a economia que ele pode oferecer

PoE

A tecnologia de rede evolui a passos largos, levando ao surgimento de facilidades como o PoE. Quando se observa a Indústria 4.0 e a Internet das Coisas (IoT), é possível perceber que estamos em um mundo cada vez mais conectado.

A possibilidade de transitar energia e dados em um mesmo cabo trouxe inúmeras vantagens para o setor. Dentre esses benefícios, quase todos levam à economia de recursos.

Mas, afinal, o que é PoE? Continue a leitura deste texto e entenda a economia que essa tecnologia proporciona!

Qual é a origem do PoE e como ele evoluiu?

PoE é a sigla para Power over Ethernet — que, em tradução livre, seria “Energia pela rede Ethernet”. Trata-se de uma tecnologia que permite conduzir energia elétrica pelo mesmo cabeamento da rede Ethernet, sem a necessidade de qualquer modificação no cabeamento.

Essa ideia não é nova (remetendo à história do cabeamento elétrico), mas havia uma grande quantidade de diferentes soluções não padronizadas, produzidas por cada fabricante, sem qualquer padrão. Assim, no ano de 2003, o Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) publicou o padrão IEEE 802.3af.

O objetivo dessa iniciativa foi de normatizar a técnica e criar um padrão definido que pudesse ser adotado por todos e em qualquer lugar. Assim, surgiu a solução PoE, e, ao utilizar o protocolo Ethernet — que já era extremamente comum —, a implementação foi facilitada inclusive em redes domésticas.

Desde a sua criação, em 2003, a tecnologia foi sendo aprimorada. No mesmo ano, o padrão IEEE 802.3af definiu o valor de até 15,4 W como limite de potência para cabo de rede. Já em 2009, com a ratificação do padrão PoE Plus IEEE 802.3at (PoE+), foi possível aumentar a potência disponibilizada para cada porta usuária.

Com o crescimento das demandas originadas principalmente pela Indústria 4.0 e pela IoT, tornou-se necessário o fornecimento de maior potência para aplicações cada vez mais complexas. Assim, surgiu a norma IEEE 802.3bt (PoE++), com previsão de fornecimento de 60 W e até 100 W de potência (IEEE 802.3bt High Power).

Quais são as suas principais funcionalidades?

A tecnologia PoE é operada em dois grupos de equipamentos. O PD (Powered Device) é o tipo de dispositivo que será energizado, como câmeras de CFTV IP, telefone, sensores e outros. Esse equipamento utilizará a energia e o trânsito de dados com os quais opera.

Já os aparelhos do tipo PSE (Power Sourcing Equipment) são aqueles que energizarão o cabeamento e distribuirão essa capacidade de PoE. São constituídos por injetores ativos e passivos, além de switches.

As principais funcionalidades do PoE podem ser assim relacionadas:

  • energização do cabeamento de dados;
  • detecção automática de dispositivos compatíveis;
  • distribuição de dados e energia para pontos diversos.

Essencialmente, existem dois modos de transmissão de energia junto aos dados. No Modo A, a alimentação é conduzida junto aos dados, enquanto no Modo B, os pares de fios componentes levam energia e dados separadamente.

Em quais dispositivos ele pode ser utilizado?

A tecnologia evolui constantemente, permitindo diversas aplicações do PoE. Atualmente, no entanto, as principais categorias de dispositivos que podem utilizá-lo são:

  • telefonia VoIP;
  • câmeras IP;
  • pontos de acesso sem fio;
  • monitores de TV;
  • alto-falantes;
  • leitores de cartão;
  • laptops.

Os padrões IEEE para PoE precisam de cabos Categoria 5 para maiores demandas de energia, e Categoria 3 para dispositivos com menores necessidades de energia.

Quais são as suas principais vantagens?

A tecnologia sempre surge com facilidades e benefícios que justificam o seu desenvolvimento. Com o PoE, também é assim. Desse modo, diversas vantagens podem ser percebidas e confirmadas com a sua implantação, especialmente nos projetos de expansão.

Simplicidade de instalação

A simples redução de 50% no volume de cabos para a alimentação dos dispositivos atendidos traz a necessária simplificação da infraestrutura de cabeamento. Áreas de acesso mais difícil rapidamente percebem essa vantagem. Considere incluir PoE no seu projeto de CFTV.

Facilidade de manutenção

Do mesmo modo como há uma simplificação nas operações de instalação, também fica facilitada a manutenção, sobretudo em razão da menor existência de tomadas e pontos de conexão de cabos.

Aumento na segurança

Um aspecto de segurança que logo aparece refere-se aos níveis de energia elétrica: por serem baixos, a distribuição ocorre de modo mais seguro. Da mesma forma, a entrega de energia via PoE é projetada para proteção do equipamento contra sobrecargas no sistema ou falta de energia.

Escalabilidade

A escalabilidade em TI se traduz pelo incremento de atividades e operações sem a necessidade de aumento de custos. Em outras palavras, é preciso fazer mais com o mesmo ou com menos, como ocorre com a tecnologia PoE.

Redução de custos

Uma consequência direta da redução na infraestrutura e na demanda por manutenção, entre outras, é a consequente diminuição dos custos.

Assim, reduzir os gastos em material, mão de obra, atendimento às demandas de manutenção e custos das expansões resulta em economia — é simples assim!

Quais são as diferentes classes?

Cada dispositivo (PD) exige diferentes fornecimentos de energia para o seu funcionamento. Por conta dessas demandas, provenientes principalmente da interconectividade das coisas, os padrões evoluíram.

Como resultado, surgiram 4 diferentes classes de PoE, que podem ser resumidas como mostrado a seguir:

  • IEEE 802.3af (PoE): Classe 1, potência máxima de 15,4 W;
  • IEEE 802.3at (PoE+): Classe 2, potência máxima de 30 W;
  • IEEE 802.3bt (PoE++): Classe 3, potência máxima de 60 W;
  • IEEE 802.3af (High PoE): Classe 4, potência máxima de 100 W.

Existem variações nessa classificação, com a introdução de uma Classe 0, com valores máximo de 15,4 W. Ela se refere aos dispositivos que não receberam designação adequada de classe dos fabricantes.

Por fim, switches modernos são capazes de definir a demanda de energia de modo automático, independentemente da classe do dispositivo.

O que você precisa saber sobre o PoE++?

O mais importante sobre o PoE++ é a capacidade de fornecimento de energia por meio do mesmo cabo de rede. Afinal, as demandas tecnológicas se expandiram criando necessidades cada vez maiores de disponibilidade de energia.

Desse modo, PoE, PoE+, PoE++ e High PoE são respostas para tais demandas. Ao mesmo tempo, a inteligência dos switches que fazem a distribuição também evoluiu, deixando por conta dos equipamentos mais modernos a avaliação dos dispositivos (PD) e de suas respectivas necessidades de energização.

Como vimos, o PoE traz facilidades e economia, reduzindo a necessidade de infraestrutura e de manutenção, e facilitando os serviços de instalação — especialmente nos casos de expansão.

Se você gostou deste post, deixe aqui o seu comentário ou relato de sua experiência com o PoE.

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Service

D+Brain: A Inteligência Artificial na Palma das suas Mãos

AutomaçãoMaterial elétricoService

Modernização e Eficiência Energética com as Melhores Soluções em Automação Industrial e Acionamentos

Service

Conheça o novo site da Dimensional Service

AutomaçãoMaterial elétricoService

Quadros de Distribuição SIEMENS : Proteção em 1º Lugar