AutomaçãoMaterial elétricoService

Modernização e Eficiência Energética com as Melhores Soluções em Automação Industrial e Acionamentos

automação industrial

Antes de explicarmos como obter modernização e eficiência energética com as melhores soluções em automação industrial e acionamentos, é preciso voltar um pouco atrás e entender o que significa Automação Industrial.

A Automação faz parte da transformação digital e nos permite chegar cada vez mais longe, e na Indústria, ela é responsável pelo seu avanço e modernização.

Porém, não se trata apenas de trocar o ser humano por máquinas. Automação Industrial é uma forma de realocar as pessoas, sendo que a maioria dos processos automatizados em uma indústria não está no chão de fábrica, mas sim, no nível estratégico do negócio.

Assim, modernizando os processos industriais, as empresas alcançam melhores resultados em menos tempo.

O que é Automação Industrial?

Automação Industrial é definida como a utilização de máquinas eletromecânicas, softwares e equipamentos específicos para automatizar os processos industriais.

Ela visa aumentar a eficiência desses processos, melhorar a produção com menor consumo de energia, menor emissão de resíduos e melhores condições de segurança.

Em outras palavras, automação industrial é o uso da tecnologia para controlar e tornar autônoma a execução de tarefas, funções e mecanismos, a fim de aprimorar a cadeia produtiva dentro da indústria.

É amplamente aplicada nos mais diversos setores da indústria, tais como: automobilístico, químico, mineração, papel e celulose, dentre outras.

Quais são os objetivos da automação industrial?

O principal objetivo da automação industrial é melhorar os resultados e garantir uma maior produtividade na indústria, e com isto trazer modernização e eficiência energética para as indústrias. Ao aumentar a produção automatizando os processos produtivos, a empresa consegue potencializar a sua capacidade operacional, produzindo mais em menos tempo e se posicionando melhor no mercado.

A redução com custos é outro objetivo relevante que a automação proporciona, sendo possível padronizar o fluxo de processos e operações. Com informações certas em mãos e tecnologia adequada auxiliando na execução das máquinas e equipamentos, ocorre uma redução dos custos desnecessários com retrabalhos e desperdícios, tornando sua equipe mais focada nos resultados e na excelência da entrega.

Otimizar processos, tornando a execução dos processos industriais mais objetiva, também faz parte dos objetivos da automação industrial, fazendo com que a empresa ganhe eficiência e velocidade em toda a rotina operacional.

A melhoria na segurança entregue pela automação industrial contribui para eliminar possíveis riscos que possam ocorrer com os trabalhadores de chão de fábrica, evitando que acidentes aconteçam.

Finalmente, o investimento em automação industrial contribui para que haja uma maior precisão nas operações, melhoria na troca de informações e alinhamento das execuções operacionais, trazendo mais qualidade aos produtos/serviços.

Modernização e Eficiência Energética com as Melhores Soluções em Automação Industrial e Acionamentos

Uma empresa que investe em Automação Industrial, certamente está entrando em uma jornada de modernização que culmina na Indústria 4.0 (conhecida também como 4ª Revolução Industrial), onde tecnologias como a inteligência artificial, internet das coisas e a computação em nuvem podem ser muito exploradas.

A Dimensional possui as melhores soluções em tecnologias de última geração e um portfólio completo de produtos de alta performance para automação industrial.

Dentre nossos principais serviços estão Controladores Lógico Programáveis; Interfaces Homem-Máquina; Fontes; Redes Industriais; Sistemas Supervisórios e PC ‘s Industriais.

Para atender a demanda desses serviços, contamos com nosso fornecedor e parceiro em produtos de automação industrial SIEMENS.

Juntamente com a qualidade da SIEMENS, nossa equipe de especialistas está apta para entregar um atendimento exclusivo e diferenciado para sua empresa.

Modernizar os motores elétricos reduz os gastos com energia

Eficiência Energética é muito mais do que apenas fazer o melhor uso das fontes de energia.

Na realidade, consiste principalmente, na relação entre a quantidade de energia empregada em uma determinada atividade e aquela disponibilizada para sua realização. A diferença dessa conta pode mostrar o quão eficiente uma empresa está sendo em uma tarefa específica.

Investir na melhoria da Eficiência Energética de uma indústria é essencial para a redução de desperdícios e custos, além de contribuir para preservação do meio ambiente

Como funciona o acionamento de motores elétricos?

Em geral, as máquinas não produzem energia. Elas apenas convertem a energia que recebem em outra forma de energia. As máquinas elétricas convertem energia elétrica em energia mecânica para poderem trabalhar.

São diversos os tipos de motores elétricos existentes, cada um com sua particularidade e uso, para diferentes parques fabris.

Busca por soluções que melhorem os acionamentos dos motores elétricos dentro das indústrias é uma forma de ajudar a reduzir o consumo de energia, tornando assim os motores mais eficientes.

Na Dimensional você conta com uma equipe altamente capacitada, para desenhar um projeto exclusivo para atender a sua demanda de retrofit de motores elétricos, a partir de estudos de variação de velocidade e também estudos de payback.

Além disso, trabalhamos com a melhoria de acionamentos elétricos de inversores de frequência; soft starters; comando numérico; servodrives e servomotores.

Trabalhamos com os melhores fornecedores para acionamento, sendo nossos principais parceiros SIEMENS, SCHNEIDER, WEG e ABB.

Consulte nossa equipe de técnicos e engenheiros especialistas para auxiliar a sua empresa na escolha da melhor solução energetica, eficiente e sustentável.

Clique aqui e entre em contato conosco!

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Cabos especiaisMaterial elétrico

Aplicações e Importância dos Cabos de Média Tensão

Material elétrico

Importância do Uso do DPS na Prevenção Contra incêndios

Material elétrico

Quadros de Comando Legrand em Processos Industriais: A Escolha Certa

Material elétrico

O que são Curvas de Disjuntores?