CFTV

Como criar um projeto de CFTV com sucesso em sua empresa?

As empresas que buscam monitorar as atividades de filiais, salas e almoxarifados de suas instituições geralmente optam por um projeto de CFTV, que corresponde ao sistema de circuito fechado de televisão.

Além dos serviços de monitoramento simultâneo de vários ambientes sem a necessidade de deslocamento, esse circuito possibilita a integração com gravação de imagens, alarmes e controles de acesso, que vão desde o reconhecimento facial até a filmagem de pessoas específicas de acordo com um padrão preestabelecido.

Pensando nessas questões, desenvolvemos este artigo para trazer mais informações sobre como funciona um projeto de CFTV, quais são os desafios desse tipo de sistema e como a Dimensional pode auxiliar nessa atividade. Acompanhe!

Por que investir em um sistema CFTV?

O sistema de CFTV consiste em uma tecnologia baseada no monitoramento de espaços e ambientes a partir de câmeras digitais ou analógicas utilizadas principalmente em condomínios, estabelecimentos comerciais, espaços públicos e empresas. Esses equipamentos de vigilância são colocados em pontos estratégicos para uma percepção global do entorno que se pretende acompanhar.

Sobretudo, as imagens são captadas e transmitidas para determinados pontos de visualização, que contribuem para a redução de incidentes e crimes nessas regiões. A partir disso, separamos, a seguir, os principais motivos para se investir em um sistema de CFTV na sua empresa ou condomínio. Confira!

Mais segurança

A adoção de um sistema de CFTV com câmeras estrategicamente posicionadas inibe a ação de infratores, pois os criminosos sabem que podem ser filmados e posteriormente identificados. Sendo assim, o controle das dependências de uma empresa é uma forma eficaz de resguardar a propriedade física e intelectual do negócio.

Entre as funcionalidades desse sistema, destaca-se os alertas emitidos nos casos de obstrução das câmeras, interferências e perdas de foco e a captação de movimentos. Ademais, a administração central consegue controlar o status e a localização de todo maquinário, gerando relatórios que ajudam a identificar pontos do processo a serem melhorados e que exigem mais segurança.

Integração com outros sistemas

Apesar de ser o principal foco, as câmeras de segurança não são mais utilizadas com exclusividade para atividades de vigilância de possíveis infratores. A integração do sistema de CFTV com a automação predial, alarmes e conjuntos de telefonia IP permite o acionamento da iluminação e de equipamentos de climatização, assim como a liberação de cancelas, catracas e elevadores, por exemplo.

Nessa mesma perspectiva, o colaborador responsável pelo monitoramento consegue identificar se a pessoa que está acessando a empresa é realmente a portadora legítima do crachá apresentado. Outros serviços dessa mesma dinâmica são representados pelo reconhecimento facial no ingresso em áreas restritas, mobilização do corpo de bombeiros em caso de emergência e acionamento dos sistemas de combate a incêndios.

Monitoramento em qualquer lugar

Em função da dinâmica da central de monitoramento do CFTV, o espaço de acompanhamento não precisa necessariamente estar no local onde a câmera foi instalada. Isso possibilita que o colaborador responsável por essa atividade esteja em uma sala longe das instalações da empresa, mas sempre vigiando as movimentações dos ambientes e corredores da companhia.

Quando um gestor viaja, por exemplo, é possível monitorar todas as atividades da empresa durante a sua ausência a partir de um software VMS. Essa ação ocorre por meio da sincronização das câmeras com o seu smartphone ou computador com acesso à internet.

Economia

Por fim, o sistema de CFTV dispensa a necessidade de ter uma equipe de vigias com rondas programadas aos aposentos da empresa, pois um único profissional poderá acessar as movimentações dos ambientes e acionar as autoridades em casos especiais e suspeitos. A economia dessas ações se dá em conjunto com os benefícios de segurança, que reduzem os roubos e os danos ao patrimônio.

O mercado disponibiliza uma série de opções com câmeras adequadas para as mais diversas situações, com preços acessíveis e que trazem o retorno financeiro estimado pela instituição.

Quais são os desafios de se criar um projeto de CFTV?

A maior parte das empresas que sentem a necessidade de ter um projeto de CFTV o procuram justamente pela violência presente nas cidades. As ondas de assaltos trazem a insatisfação com a segurança e o desejo pelas câmeras de vigilância para começar a identificar os malfeitores.

No entanto, se os gestores buscarem um projeto de CFTV apenas para essa atividade, é possível que desenvolverão sistemas depreciados que não atinjam o real interesse desses administradores. Em pouco tempo, esse conjunto de componentes não será utilizável na sua totalidade.

Isso ocorre porque um dos principais problemas encontrados no Brasil é a grande quantidade de instaladores que oferecem produtos de baixa qualidade inadequados para a segurança. Esses componentes geralmente são utilizados apenas para a observação de movimento.

O primeiro aspecto que o usuário precisa ter em mente é entender exatamente qual é a sua real necessidade. Normalmente, os gestores não conseguem identificar o verdadeiro motivo dessas ações e, infelizmente, acabam optando por instaladores inexperientes que não disponibilizam o produto certo para o negócio.

O crescimento desordenado do número de instaladores no Brasil começou a depreciar a mão de obra especializada dos canais, pois geralmente oferecem um atendimento com péssima qualidade de trabalho. Sobretudo, esse é um dos principais problemas do mercado brasileiro de CFTV, portanto, é essencial atentar-se às empresas e aos profissionais qualificados.

Como realizar um projeto de CFTV de sucesso?

Os primeiros sistemas de CFTV brasileiros eram conhecidos como analógicos, com uma câmera ligada até um aparelho de gravação por um cabo de transmissão de dados, além de outro para alimentação de energia. Apesar de serem conjuntos interessantes, não apresentavam resoluções adequadas para a real necessidade do público-alvo.

Por sua vez, os conjuntos híbridos, que também são analógicos, suportam resoluções maiores e atingem o Full HD, vendidos até hoje a um valor acessível. Assim, em função do problema de alimentação, surgiram os sistemas conhecidos como IP, que permitem a passagem de dados, vídeos, áudios e energia pelo mesmo cabeamento, o que diminui consideravelmente os custos de infraestrutura.

Um projeto de CFTV consiste em um sistema de câmeras e cabeamentos necessários para fazer as uniões. As gravações podem ser via DVR, em que todas as informações são armazenadas em um HD isolado e o acesso é apenas no local, ou por NVR, muito semelhante ao anterior, mas com conexão remota por smartphone ou computador para observar tudo o que está sendo filmado.

As câmeras apresentam diversos formatos, com sistemas que podem ser focalizados em um único ponto ou de alcances maiores, dependendo da necessidade da instituição. Existem equipamentos que filmam em um ângulo de 360° e observam todos os usuários do ambiente, ou mesmo com mapeamento de calor para monitoramento do percurso de um determinado colaborador.

Como a Dimensional pode ajudar?

A Dimensional é uma empresa que atua na área de comércio e distribuição de sistemas de infraestrutura de rede, segurança, eletrônica e energia, além de diversas outras verticais como iluminação, elétrica, EPIs e automação. Essas características tornam a instituição uma grande fornecedora de soluções para o mercado.

A empresa busca constantemente a humanização dos negócios, tratando cada contato como um cliente em potencial. Nesse sentido, a equipe técnica sempre procura entender o que de fato pode atender a necessidade do usuário, pois existem situações que exigem certas complexidades que não foram observadas anteriormente.

Por ser um modelo de negócios abrangente, as soluções tecnológicas da Dimensional atendem condomínios residenciais, indústrias, hospitais, varejo, setor bancário, setores públicos e comércios em geral, trabalhando com câmeras IP que oferecem o máximo de segurança e conforto para o usuário. Além disso, a instituição também disponibiliza sistemas completos para controle de acesso, de intrusão e alarmes.

Por fim, a Dimensional é líder no segmento de distribuição, com um portfólio abrangente e atuação em diversas áreas, com cabeamentos completos, câmeras de segurança, controle de acesso e iluminação. Essas características tornam a instituição uma grande fornecedora de soluções para o mercado.

Sobretudo, um projeto de CFTV se destaca pela sua abrangência em segurança, integração, economia e monitoramento remoto. O crescimento desordenado do número de instaladores comprometeu a qualidade dos sistemas, mas a Dimensional busca constantemente oferecer um atendimento humanizado para todos os seus clientes, com equipamentos capacitados e uma solução focada na realidade do usuário.

Ficou com algum questionamento sobre como realizar um projeto de CFTV adequado para a sua empresa? Entre em contato conosco, conheça a nossa linha de produtos e serviços e tire todas as suas dúvidas!

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
CasesCFTV

Parceria entre Dahua Technology e Duratex usa videomonitoramento contra incêndios

CFTV

Reconhecimento facial: entenda como essa tecnologia é utilizada

CFTV

Câmeras térmicas contribuem para a segurança.

CFTV

Como a Dimensional melhora o sistema de monitoramento da sua empresa