Material elétrico

Conheça 5 dicas para você instalar com segurança emendas e terminações de cabos.

No artigo anterior mencionamos a importância do projeto elétrico de instalações elétricas de média tensão, serem dimensionados de acordo as recomendações descritas na ABNT NBR 14039Instalações elétricas de média tensão de 1,0kV a 36,2kV – Parte 1 e 2.

Com o projeto elétrico em mãos, é chegado o momento de executá-lo, ou seja, realizar a instalação de fios, cabos, componentes, acessórios, entre outros equipamentos que compõem uma instalação elétrica de média tensão.

Lembre-se: quando uma instalação elétrica é executada de acordo ao projeto elétrico, isto ajuda de maneira singular, evitar possíveis problemas futuros.

Conheça agora as 5 dicas que preparamos para você garantir segurança durante a instalação de emendas e terminações de cabos, em uma instalação elétrica de média tensão.

#dica 1 – Os benefícios para espaços confinados.

Quando se pensa em um projeto de instalação elétrica de média tensão, o profissional que está envolvido com isto sabe que muitas instalações acontecem em redes elétricas subterrâneas, que são caracterizadas como espaços confinados, onde há baixa incidência de oxigênio e não é aconselhável o uso de produtos inflamáveis.

Desta maneira, trabalhar com a emenda contrátil a frio nestes locais é muito mais seguro e eficiente, visto que não exige o uso de calor para sua instalação, garantindo aos profissionais segurança, eficiência e agilidade.

#dica 2  – Emenda contrátil a frio x Emenda termocontrátil.

Um dos principais benefícios que a emenda contrátil a frio possui em relação a emenda termocontrátil é a facilidade de integração de diversas peças simultaneamente. Essa integração reduz os passos de instalação, além de garantir maior segurança na sua execução.

Outro aspecto a ser considerado é a vantagem de reenergizar o sistema em menor tempo.

Pense em uma indústria que precisa trabalhar 24 horas por dia, 7 dias por semana.  A agilidade na instalação, permite que o serviço seja executado rapidamente, reduzindo assim uma possível perda financeira que a fábrica poderia ter, caso sua operação ficasse parada por muito tempo.

#dica 3 –  Evite falhas nas emendas.

Uma emenda realizada de maneira incorreta pode ocasionar falhas, principalmente no fornecimento de energia elétrica, e o que menos se deseja é ficar sem eletricidade, seja nas indústrias, shopping centers, hospitais, entre outros locais.

Para isto, é importante utilizar emendas que sejam rápidas de instalar, versáteis, que não exijam ferramentas específicas para sua instalação, e que não precisam de nenhuma fonte de calor em sua instalação.

#dica  4 – Especifique corretamente o produto.

Quando o projeto elétrico de uma instalação elétrica de média tensão (que vai de 1kV a 36,2kV) considera a especificação correta da emenda ou terminação de um cabo, podemos dizer que já temos “meio caminho andado” no quesito segurança.

Apesar da emenda contrátil a frio ser utilizada em diversos tipos de cabos, é muito importante considerar a especificação adequada do produto, determinando sua classe de tensão e a seção do cabo a ser emendado.

#dica 5 – Garanta segurança na instalação da emenda de cabos.

Quando você precisar emendar cabos de potência, esperamos que imediatamente você pense: emenda contrátil a frio 3M.

As emendas contráteis a frio da 3M permitem que se una cabos de várias seções e de diferentes modelos, dispensa o uso de sopradores térmicos, reduzindo as chances de erros, facilitando o processo de instalação e diminuindo os custos decorrentes da ociosidade de fábricas durante manutenções.

Vale ressaltar que as emendas e terminações da 3M, com tecnologia de contrátil a frio oferecem agilidade, excelente vedação, ganho de produtividade e segurança na manutenção de um cabo elétrico, desde que os cabos não estejam com sua integridade comprometida.

Contate um de nossos especialistas e descubra porque a Dimensional Tem! ? https://materiais.dimensional.com.br/3m_me

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Cabos especiaisMaterial elétrico

Aplicações e Importância dos Cabos de Média Tensão

Material elétrico

Importância do Uso do DPS na Prevenção Contra incêndios

Material elétrico

Quadros de Comando Legrand em Processos Industriais: A Escolha Certa

Material elétrico

O que são Curvas de Disjuntores?