Automação

Entenda a importância da manutenção preventiva industrial

manutenção preventiva industrial

Você sabe qual é a importância da manutenção preventiva industrial? É comum em algumas empresas deixar que as máquinas funcionem até que elas precisem de algum reparo, com a ideia de que isso evitaria custos.

Entretanto, na prática, a instituição se vê com problemas ainda maiores. Caso a manutenção preventiva fosse realizada, diversos problemas futuros poderiam ser evitados e minimizados. Mais do que isso, poderia evitar que as máquinas permanecessem paradas até que recebessem a devida assistência.

Neste post, você entenderá a importância da manutenção preventiva industrial, todos os seus benefícios e como ela pode ser implementada. Quer saber mais sobre o assunto? Então, veja agora!

O que é manutenção preventiva?

Manutenção preventiva é um conjunto de ações que são feitas de maneira regular para prevenir que as máquinas tenham defeitos. Um dos problemas que podem ser evitados é a parada repentina de equipamentos. Dessa maneira, prejuízos são minimizados e os custos com manutenção são diminuídos.

As revisões e inspeções preventivas são realizadas de acordo com o que recomendam os fabricantes ou mesmo considerando o histórico de manutenções e de funcionamento dos aparelhos. Ela pode contar com calibração, limpeza e lubrificação, por exemplo.

Dessa forma, deve-se contar com um cronograma que tenha as informações de todas as máquinas e os componentes dela. Além disso, é importante ter os prazos que são previstos para que a execução dos serviços seja feita, de maneira que nada seja esquecido.

Qual é a relevância da manutenção preventiva?

Esse tipo manutenção é realizado, também, de acordo com o uso da máquina. Por exemplo, as horas de uso são consideradas como fatores importantes, bem como ciclos de operação e até mesmo quilometragem.

Como a manutenção é planejada, os gestores não são surpreendidos. Assim, evitam que elas apresentem quedas de rendimento, custos de manutenção mais altos e paradas para fazer reparos.

Deve-se ter em mente que a manutenção preventiva não diminui as trocas de peças e componentes dos equipamentos. Ao mesmo tempo, garante que seja aproveitado o máximo da vida útil e diminui as chances de falhas.

Entre as principais vantagens, pode-se destacar:

  • aumento da vida útil dos equipamentos;
  • diminuição de paradas repentinas e manutenção não programadas;
  • redução do envelhecimento das peças e de degradação;
  • diminuição dos riscos e possibilidades de acidentes;
  • menores custos de manutenção.

Como a empresa pode se organizar para implementar?

Veja algumas etapas para sua empresa se organizar no processo de implementação.

Mapear equipamentos

Um dos passos fundamentais para que a manutenção preventiva seja aplicada é fazer o mapeamento adequado. Para tanto, é fundamental fazer anotações sobre todos os aspectos necessários dos equipamentos, considerando:

  • onde ele está localizado;
  • qual a condição atual;
  • tempo da última manutenção, bem como o total de operação;
  • tempo de vida do equipamento e a expectativa de vida;
  • últimas manutenções efetuadas.

Com essas informações, você terá um esqueleto pronto para organizar como será a manutenção preventiva da empresa. Embora a etapa seja básica, não a negligenciar é fundamental para conhecer quais são os desafios e entender quais são todos os equipamentos da empresa.

Realizar auditorias

Depois de ter a lista completa dos equipamentos, bem como as características principais e o atual estado de conservação, é necessário contar com um documento que mostre:

  • quanto custará e qual será o esforço para que cada equipamento seja mantido;
  • se o custo de manutenção compensará ou se será melhor fazer a substituição;
  • se as atuais máquinas conseguirão atender às demandas sem sobrecarregar o sistema;
  • se é possível que a empresa consiga ter algum proveito da situação, caso os itens estejam em excesso.

Avaliar a equipe

Para colocar em prática a manutenção preventiva, é necessário saber se o time está pronto para realizar a tarefa. Para isso, é necessário entender se:

  • os colaboradores têm qualificação para executar as manutenções preventivas em cada uma das máquinas;
  • há mão de obra suficiente para que as máquinas recebam o devido cuidado;
  • há reserva para os colaboradores, em caso de férias, licença ou algum tipo de lesão.

A etapa é importante, já que, em caso de escassez, o problema pode ser significativo para que a manutenção das máquinas seja realizada.

Fazer o planejamento

Tendo os dados das máquinas e da equipe, a empresa terá a organização para fazer o planejamento da manutenção preventiva na indústria. Para isso, é importante definir:

  • quais profissionais serão responsáveis por cada máquina;
  • qual será a frequência de manutenção;
  • como as ordens de serviço serão emitidas;
  • como funcionará a responsabilização da equipe pelo trabalho feito.

Depois de ter o plano definido, mostre para todos, indicando quais serão os procedimentos a serem realizados e quais deverão ser as metas a serem alcançadas. Nesse momento, não se deve trabalhar com um planejamento fechado, já que muitas ideias poderão ser dadas pelas pessoas que trabalham com as máquinas no dia a dia.

Definir rotinas

Depois de toda documentação e treinamento, é necessário fazer a auditoria dos resultados. Para tanto, é preciso fazer revisões do funcionamento dos processos, pensando se é possível adotar novas maneiras, mais eficientes, para otimizar os resultados.

Para começar, estude os relatórios e todas as ordens de serviço antigas. Com isso, ficará mais fácil ter insights sobre como melhorar as oportunidades. Vale lembrar que os gestores não podem deixar problemas ou dificuldades passarem, já que isso torna a empresa menos competitiva no presente e no futuro.

Quando os problemas são identificados, é fundamental procurar alguma forma para resolvê-lo antes que as dificuldades se tornem muito grandes. Mais do que isso, a melhora nos setores deve ser contínua. Como nenhum processo é perfeito e isento de falhas, há sempre maneiras para melhorá-los.

Contar com uma empresa especializada

Uma empresa especializada pode diminuir o tempo necessário para colocar a rotina de manutenções em dia. Além disso, com toda experiência e know-how, evita-se que muito tempo e dinheiro sejam perdidos com práticas que não são recomendadas para aquele momento.

Ou seja, para ter resultados sólidos e de maneira rápida, contar com um parceiro é muito interessante, já que diminuirá o tempo que a sua instituição terá para aprender cada etapa.

A manutenção preventiva industrial é fundamental para que você possa gerenciar os equipamentos da empresa de maneira mais efetiva, diminuindo os custos e até mesmo as paradas não programadas. Assim, a instituição pode se tornar mais competitiva no mercado.

Para isso, conheça agora mesmo a Dimensional. Entre em contato e saiba todas as formas que nós temos para ajudar sua empresa a se tornar mais eficiente.

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Automação

Schneider Electric lança linha de medidores focada em ganhos de eficiência energética

AutomaçãoIluminação

Automação residencial para o varejo: o que muda com a retomada do público?

Automação

O que é um nobreak e porque ele é importante para a segurança dos seus equipamentos

AutomaçãoMaterial elétricoService

Modernização e Eficiência Energética com as Melhores Soluções em Automação Industrial e Acionamentos