Material elétrico

Emendas e Terminações: O benefício que você precisa com a economia que você procura.

Material-eletrico-emendas

Como um produto criado inicialmente para a transmissão de dados telegráficos poderia evoluir tanto ao ponto de se tornar um condutor elétrico seguro?

A eletricidade foi, e ainda é, a responsável por uma revolução no cotidiano de toda a humanidade e isso graças à invenção dos fios e cabos elétricos.

Os primeiros condutores, criados no início do século XVIII, eram muito diferentes daqueles que conhecemos hoje e suas aplicações eram utilizadas na transmissão de mensagens de telégrafos.

O primeiro condutor.

O primeiro condutor foi criado pelo inglês William Watson, em 1747, através de um pedaço de juta com um pouco mais de três quilômetros de extensão, que foi utilizado para transmitir informações entre as margens do rio Tamisa, localizado em Londres.

Entre os anos de 1812 e 1815, foi desenvolvido, pelo barão Von Schiling, o primeiro cabo isolado – feito de fios de cobre e isolado com um tipo de borracha indiana seca e envernizada – que cruzava o rio Sena para detonação de minas.

E assim se iniciou uma nova história na transmissão de eletricidade.

O início de uma grande mudança.

A utilização da tecnologia dos condutores para a transmissão de eletricidade só foi possível devido à descoberta das células voltaicas, em 1800 por Alessandro Volta, permitindo a reprodução repetitiva e contínua da energia elétrica, e a criação do dínamo em anel, no ano de 1871, por Zénobe Gramme, possibilitando assim o uso do gerador de corrente contínua em alta tensão.

Graças à invenção de Thomas Alva Edison, no ano de 1822, a utilização dos condutores na transmissão de energia se popularizou através do sistema de iluminação pública. Para este sistema foram utilizados dois fios de cobre separados por um papel dentro de um tubo de ferro cheio de betume, para conduzir eletricidade para lâmpadas incandescentes, formando assim, o primeiro sistema de iluminação pública.

Os avanços do setor elétrico.

Devido aos inúmeros avanços da tecnologia, ao longo desses anos, o setor de manufatura elétrica passou a fornecer sistemas de cabos de média tensão mais econômicos e confiáveis tanto para a instalação quanto para a operação.

Atualmente indústrias de todos os segmentos utilizam os sistemas de cabos garantindo maior eficiência em suas operações e segurança em seus processos.

A instalação adequada tanto de emendas quanto de terminações de cabos melhora a vida útil dos cabos, além de evitar danos aos equipamentos e aos trabalhadores do setor que atuam direta e indiretamente com o material.

Tanto a instalação quanto os testes inadequados das emendas e das terminações dos cabos são as principais causas de falhas no processo de instalação e operação.

É importante ressaltar que para engenheiros, eletricistas e instaladores são diversos os benefícios da utilização de emedas e terminações de cabos adequados. Dentre eles podemos destacar:

#segurança – por conter corpos integrados e menos componentes, reduz o risco de falhas nas aplicações com menor tempo de instalação.

#facilidade – não requer calor ou graxa lubrificante evitando contaminações e deixando a instalação mais uniforme e segura.

#versatilidade – se encaixam perfeitamente em diversas aplicações dispensando o uso de calor ou força.

 #resistência – o material pode ser utilizado tanto em ambientes internos quanto externos pois são resistentes aos agentes agressivos como alto nível de poluição e salinidade.

Mas os benefícios dos produtos não se limitam somente àqueles que os utilizam, afinal o custo baixo e a qualidade inigualável, que só a 3M proporciona aos seus clientes, podem levar as empresas a uma redução de seus custos, sem perder qualidade em seu processo.

Conheça, na prática, as maiores vantagens da utilização das emendas e terminações.

Versáteis, fáceis de instalar e seguras, as emendas e terminações de 3,6kV a 35kV da 3M conferem à sua instalação elétrica maior qualidade e segurança, além de um produto de alta qualidade com preço justo. Confira:

*Capaz de conectar cabos de diferentes diâmetros com segurança;

*Não necessita de ferramentas especiais para instalação;

*Capaz de reestabelecer a energia em pouco tempo;

*Possui peças 100% integradas;

*Confere um trabalho limpo, rápido e muito mais organizado;

*Possibilita a reenergização imediata.

A evolução das instalações elétricas: Produtos 3M

Segurança, qualidade, versatilidade e praticidade são palavras que estão embutidas em toda a gama de produtos oferecidos pela 3M.

Para ter sucesso são necessários produtos de qualidade e instalações eficazes. É exatamente por isso que a 3M possui uma equipe de engenheiros e cientistas que procuram sempre a máxima superação no desenvolvimento de seus produtos.

Surpreenda, reduza os riscos, diminua os gastos com materiais desnecessários. Torne o trabalho mais fácil, confiável e seguro com as emendas e terminações de 3,6kV a 35kV da 3M.

Saiba tudo sobre Material Elétrico em nosso blog.

Fale com nossos especialistas aqui.

Até a próxima,

Dimensional

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Cabos especiaisMaterial elétrico

Aplicações e Importância dos Cabos de Média Tensão

Material elétrico

Importância do Uso do DPS na Prevenção Contra incêndios

Material elétrico

Quadros de Comando Legrand em Processos Industriais: A Escolha Certa

Material elétrico

O que são Curvas de Disjuntores?