Smart Building

Rede cabeada em casa? Nem pensar! Será?

Você já pensou em colocar um cabo de rede em algum equipamento em sua casa?  Talvez você responda rapidamente “Claro que não, que coisa mais ultrapassada! ” Pois então comece a pensar nisso!

A atual circunstância impôs ao mundo o isolamento social. Isso é algo que jamais imaginávamos viver. Em vários países o regime da quarentena foi implantado. A população está vivendo dias de reclusão em suas casas de forma voluntária ou involuntária. Com isso, nosso escritório ou nosso trabalho migrou totalmente para dentro dos nossos lares. Passamos os dias ocupados em encontrar meios para distrair nossos filhos, para nos entretermos, para trabalharmos, para seguir uma vida parecida com a normalidade vivida em tempos sem pandemia etc.

Dessa forma, todas as conexões foram transferidas para dentro das casas. Surge então a pergunta:  Será que nossos lares estão preparados para essa nova e enorme demanda de “streaming” com conexões internas e externas? A resposta é “quase”. Nossas ferramentas suportarão a demanda, contudo, provavelmente com baixa qualidade. Será nesse momento que você dará conta disso, mas só vai lembrar de ligar para a sua operadora a fim de queixar-se de que seu wi-fi “não está funcionado bem”.

Pensando nisso, vamos repensar o uso de cabeamento em determinadas conexões em sua casa. O primeiro ponto é determinar qual situação proporcionará mais vantagem entre o uso do wi-fi ou Cabo. Para tanto, esqueça-se de seus preconceitos, assim conseguiremos prosseguir. Veja algumas vantagens do cabo e tente colocar-se em cada situação e onde você poderia se beneficiar:

  • O wi-fi evoluiu muito rápido alcançando grandes velocidades, porém ainda abaixo das velocidades suportadas pelo cabo. Hoje sistemas wi-fi atingem velocidade de até 867 Mbps, sendo que um cabo de rede consegue alcançar até 10Gb/s.
  • A rede cabeada é mais estável, há muito menos interferência externa e, portanto, menor instabilidade, se comparada ao wi-fi. Você sabia que um eletrodoméstico ligado pode interferir no seu download? Sim, aquele vídeo que você tanto quer assistir sofre interferência se um eletrodoméstico for acionado no momento do download.

Imagine a profusão de frequências que cortam nossos lares todos os dias. Você com certeza já conectou seu celular à rede sem fio de sua casa. Já reparou quantas outras redes aparecem, embora você more no 14º andar? Pois é, elas acabam interferindo em alguns canais os quais o seu roteador está programado.

Falando em segurança dos seus dados, o cabo exige o vínculo físico para a troca de informações e acesso, sendo que com o wi-fi seus dados estão no ar e mais vulneráveis aos famigerados “hackers”. E aquele seu filho “gamer” que joga melhor a cada dia? Ele está sempre gritando “droga travou”? Nesses casos nem pensar em travar ou “bugar” o jogo. Se você quer ser um verdadeiro “campeão” e ter estabilidade nos seus jogos on-line com a sua turma, pense em cabeamento! Tem também aquela sua filha “videomaker” que trabalha com edição pesada de vídeos, muito “streaming”, altíssima resolução etc, o cabeamento tem muita vantagem para as atividades dela.

Você está assistindo a um seriado na sua nova TV Smart e em determinado momento o filme trava, volta, trava de novo? Se você conectar um cabo ao aparelho, é certo que a estabilidade da internet melhorará muito e seu humor também. Não se preocupe, você não precisará passar cabos debaixo do tapete ou quebrar paredes. Tudo vai depender do que você quer conectar com o cabo, onde está o seu roteador, qual o tipo de sua residência etc. Algumas conexões podem ser cabeadas a partir do roteador diretamente ao seu dispositivo, outras podem trafegar pelos dutos já existentes na sua casa como, os cabos de TV a cabo. Em outras situações podem ser usadas calhas de acabamento, entre tantas outras opções. Há solução para tudo!

Entenda que estamos apenas mostrando que o cabo é um produto muito vantajoso para determinadas conexões de seus dispositivos e entregará mais velocidade nessas situações. Além disso, um sistema híbrido é realmente uma solução melhor.

O momento em que vivemos é de exacerbação da conectividade dentro de nossa casa. Vale a pena pensar se as empresas já não estão considerando migrar parte de seus funcionários para trabalhar em sistema home office. Também é um momento oportuno para refletir se nossos filhos e nos não merecemos ficar mais tempo juntos. Pense nisso!

Dimensional – Nossa preocupação é com você.

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Smart Building

Smart Building é a mais nova unidade de negócio da Dimensional

Smart Building

Descubra 5 Motivos para Instalar Nobreaks em Ambientes Hospitalares e Industriais

Cabos especiaisSmart BuildingWebinar

Webinar Furukawa: Conectividade Industrial

Cabos especiaisSmart Building

Entenda porquê a Conectividade é um dos Grandes Diferenciais da Indústria 4.0