Elétrica residencialMaterial elétrico

Tipos de interruptores: qual o ideal para instalações elétricas residenciais?

Tipos de interruptores: qual o ideal para instalações elétricas residenciais?

Está reformando ou começando uma instalação elétrica e chegou a hora de escolher entre os tipos de interruptores? Então, você está no lugar certo!

Este é um guia completo com tudo o que você precisa saber sobre interruptores elétricos residenciais: tipos existentes, diferenças, melhor escolha para cada cômodo, altura ideal para instalação e ligação de interruptor e tomada juntos. Confira agora mesmo!

6 principais tipos de interruptores residenciais

A verdade é que existem tantos tipos de interruptores que pode ser difícil escolher qual deles é o ideal. Mas, na prática, existem alguns fatores que podem determinar essa escolha, como o tamanho do cômodo onde ficará o interruptor e a intensidade da iluminação que você deseja, por exemplo.

Por isso, preparamos essa lista com todos os modelos de interruptores disponíveis no mercado e a função de cada um de acordo com o ambiente:

Interruptor simples

O interruptor simples é aquele que permite ligar ou desligar uma lâmpada — ou um grupo de lâmpadas — a partir de um único ponto de comando. Por isso, ele costuma ser ideal para cômodos pequenos e com uma única entrada. 

Esse é um dos tipos de interruptores mais utilizados em projetos de iluminação residencial ou comercial. Isso porque ele tem fácil instalação e possui apenas 2 terminais para a ligação dos fios e cabos.

Entretanto, o interruptor simples possui uma única seção. Por isso, caso o objetivo seja controlar mais de uma lâmpada com esse interruptor, é preciso que elas estejam todas no mesmo cômodo.

Interruptor simples.
Interruptor simples.

Interruptor duplo

Já o interruptor duplo pode controlar uma lâmpada ou um grupo de lâmpadas de cômodos diferentes. Por isso, é muito utilizado em espaços compartilhados, como sala e cozinha conjugadas, por exemplo.

Isso porque esse tipo de interruptor possui duas seções, o que permite controlar um conjunto de lâmpadas de forma independente. Ou seja, é possível desligar a luz de um ambiente e deixar a de outro acesa a partir do mesmo ponto de comando.

Dessa forma, o interruptor duplo é o ideal para espaços que são próximos, mas precisam de iluminação separada, como cozinha e área gourmet ou cozinha e lavanderia.

Interruptor duplo.
Interruptor duplo.

Interruptores múltiplos

Outros tipos de interruptores de luz nesse modelo são os interruptores múltiplos. A diferença é que eles podem controlar um conjunto ainda maior de luzes de forma totalmente independente.

Os interruptores múltiplos podem ter de três até seis seções, podendo ser interruptores triplos, quádruplos, quíntuplos ou até mesmo sêxtuplos, acionando até seis lâmpadas de forma independente.

Assim, é possível controlar a iluminação de cada ambiente de forma separada a partir de um único ponto de comando, já que cada tecla do interruptor fica responsável por acender e apagar uma lâmpada ou conjunto de lâmpadas diferentes.

Interruptor triplo.
Interruptor triplo.

Interruptor paralelo

O interruptor paralelo, também conhecido como “three-way”, é usado para ligar ou desligar uma ou mais lâmpadas a partir de dois pontos de comando diferentes. Esse modelo de interruptor é ideal para cômodos muito grandes ou com mais de uma porta.

Um bom lugar para instalar um interruptor paralelo é uma escada, por exemplo. Assim, é possível ligar e desligar a luz do início ou do topo da escada. Também é muito comum ver esse modelo nos quartos, com um interruptor na entrada do cômodo e outro próximo da cama.

No geral, o ideal é usar um interruptor paralelo em qualquer tipo de espaço mais amplo ou que tenha pontos diferentes de entrada e saída para garantir mais praticidade e segurança.

Interruptor paralelo.
Interruptores paralelos também podem ser duplos ou triplos.

Interruptor intermediário

Já o interruptor intermediário, também conhecido como “four way”, serve para conectar um conjunto de lâmpadas a mais de três pontos de comando. Ou seja, a três ou mais interruptores.

Esse modelo é o mais usado em ambientes muito amplos ou com mais de um nível, como escadas que dão acesso a dois ou mais andares e precisam de um interruptor em cada andar.

Esses tipos de interruptores são usados sempre em conjunto com dois interruptores paralelos — um no início e outro no final do circuito, pois sua função é justamente intermediar a conexão entre esses dois pontos.

Interruptores intermediários.
Interruptores intermediários devem ser usados em conjunto com interruptores paralelos.

Como funciona um interruptor dimmer?

O dimmer é um dispositivo que controla a intensidade de uma corrente elétrica média. No interruptor, esse controle serve para regular também a intensidade da iluminação — quanto mais corrente, mas forte será a luz; quanto menos corrente, mais suave.

Interruptor com dimmer.
Interruptor com dimmer.

Por isso, usar um dimmer no interruptor é muito comum na iluminação de quartos de bebê, por exemplo. Isso porque, nesse caso, ele permite ajustar a luminosidade do ambiente de acordo com as necessidades do momento. 

Além disso, também é possúvel usar um interruptor com dimmer para fazer uma iluminação decorativa, proporcionando um ambiente mais agradável e ajudando a reduzir o consumo de energia elétrica.

Dimmer para iluminação do quarto.
O dimmer é muito utilizado para a iluminação de ambientes de descanso, como quartos.

Qual o padrão de altura para um interruptor de luz?

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) determina que 1,20 metro a partir do chão é a altura padrão para a instalação de todos os tipos de interruptores. 

Na prática, você pode posicionar os interruptores em qualquer altura. Mas desviar muito da norma estabelecida pela ABNT pode prejudicar o projeto de iluminação residencial da sua casa e afetar o valor de revenda do imóvel no futuro.

Veja também: Qual disjuntor usar para o chuveiro?

Pode ligar tomada e interruptor juntos?

Sim, pode ligar tomada e interruptor no mesmo conjunto desde que os circuitos de cada um sejam separados. Ou seja, um circuito elétrico para os pontos de iluminação (interruptores) e um circuito elétrico para os pontos de força (tomadas).

Essa separação é importante para que um circuito não afete o outro em caso de falha e também para garantir medidas de proteção mais eficientes contra choques elétricos e curto circuitos.

Interruptor e tomadas juntos no mesmo circuito.
Tomada e interruptor podem estar no mesmo conjunto mas em circuitos diferentes.

Em casos de real necessidade, é possível instalar tomadas e interruptores no mesmo circuito em projetos de iluminação residencial. Mas, para isso, a corrente do circuito não pode ser superior a 10A e os pontos de iluminação e de força de toda a casa não devem ser alimentados por um único circuito.

Ficou em dúvida sobre qual interruptor escolher para a sua instalação elétrica? Conte com a Dimensional! Aqui, você encontra todos os tipos de interruptores e tomadas e o suporte de uma equipe especializada em tudo sobre materiais elétricos!

Dúvidas Rápidas:

Pode ligar duas lâmpadas em um interruptor?

Sim, pode ligar duas lâmpadas em um interruptor desde que a somatória total de ampéres das lâmpadas não ultrapasse o limite do circuito. No caso de um interruptor simples, a amperagem máxima é de 10A.

Pode ligar tomada e interruptor juntos?

Sim, pode ligar tomada e interruptor no mesmo conjunto desde que os circuitos de cada um sejam separados.

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Cabos especiaisMaterial elétrico

Aplicações e Importância dos Cabos de Média Tensão

Material elétrico

Importância do Uso do DPS na Prevenção Contra incêndios

Material elétrico

Quadros de Comando Legrand em Processos Industriais: A Escolha Certa

Material elétrico

O que são Curvas de Disjuntores?