Elétrica residencialMaterial elétrico

Qual disjuntor usar para chuveiro? Chuveiro desarmando nunca mais!

Qual disjuntor usar para chuveiro? Chuveiro desarmando nunca mais!

Problemas elétricos costumam causar grandes dores de cabeça, principalmente quando envolvem o chuveiro e a hora do banho – que deveria ser um momento de descanso, não de estresse. 

Mas a verdade é que existe um truque simples que vai te ajudar a nunca mais ter que lidar com o chuveiro desarmando: aprender qual disjuntor usar para chuveiro e entender o papel dessa peça no sistema elétrico da sua casa.

Pensando nisso, preparamos esse artigo com tudo o que você precisa saber sobre qual a função do disjuntor, como saber a voltagem correta, porque o disjuntor fica desarmando e outros possíveis problemas do dia-a-dia. Confira!

Mas qual é a função do disjuntor?

A principal função do disjuntor é proteger os sistemas elétricos de uma sobrecarga de energia. Quando isso acontece, ele desliga automaticamente e interrompe o circuito, prevenindo incêndios e danos aos aparelhos elétricos da sua casa.

Isso porque, quando a corrente elétrica é muito grande, os fios e cabos do circuito podem sobreaquecer e causar curtos-circuitos, incêndios e até explosões. Por isso, o disjuntor é uma das peças mais importantes de uma instalação elétrica residencial.

No geral, o disjuntor é um dispositivo eletromecânico que desempenha três funções: conduzir a energia, proteger contra curto-circuito e contra sobrecarga. Seu mecanismo é de altíssima confiabilidade, eficaz para controlar o sistema em milésimos de segundo e impedir vários tipos de acidentes no circuito elétrico.

Ou seja, essa pequena pecinha pode, literalmente, salvar a vida da sua família!

Disjuntor bipolar para chuveiro.
Disjuntor bipolar para chuveiro.

Por que o disjuntor do chuveiro fica desarmando?

Quando o disjuntor do chuveiro desarma é porque houve uma sobrecarga elétrica. Ele faz isso para evitar o superaquecimento dos fios e um possível curto-circuito no sistema elétrico da sua casa.

Metaforicamente falando, o disjuntor é como se fosse uma espécie de “segurança”. Sua missão é ficar alerta e entrar em cena somente quando houver necessidade de proteger a fiação.

O processo é cheio de átomos, elétrons e íons. Tudo isso pode ser complicado, mas o fundamental, nesse caso, é saber que o disjuntor é responsável por fazer com que as conexões esfriem e evitar acidentes.

Geralmente, existem três situações em que o disjuntor do chuveiro fica desarmando:

Disjuntor desarma quando liga o chuveiro

Se o disjuntor desarma quando o chuveiro é ligado, pode ter acontecido um pico de energia que causou um curto-circuito nos cabos do próprio chuveiro.

Nesse caso, é importante encontrar o lugar onde aconteceu o curto e tirar o pedaço derretido do fio antes de religar o circuito. É provável que os cabos não sejam compatíveis com a potência do chuveiro, por isso, é importante consultar um eletricista.

Disjuntor desarma depois de algum tempo com o chuveiro ligado

Outra situação bastante comum é quando o disjuntor desarma durante o banho. Nesse caso, o mais provável é que a potência do chuveiro seja maior do que a fiação aguenta. Então, ela superaquece e o disjuntor desarma.

A lógica é sempre a mesma: havendo sobrecarga, o disjuntor tenta impedir maiores danos. Um chuveiro de 6.800 W, por exemplo, precisa de cabos de 6 mm². Se a fiação tiver apenas 4 mm², o chuveiro pode até ligar, mas vai acabar sobrecarregando a rede.

É importante perceber os sinais para já acionar um eletricista e checar qual disjuntor usar para chuveiro em vez de ser pego por um banho gelado. 

Disjuntor desarma quando liga o chuveiro e outro aparelho

Principalmente em lugares com fiação elétrica antiga, é bastante comum que o disjuntor desarme quando outro aparelho “puxa” uma carga elevada. É o que acontece quando o disjuntor desarma quando liga o forno e o chuveiro, por exemplo.

Se isso acontecer, é um sinal de que a soma das correntes é maior do que a capacidade do disjuntor. O ideal é instalar um circuito separado para o chuveiro, com fios e cabos específicos para ele. Assim, você evita qualquer imprevisto de queda de energia durante o banho.

Então, qual disjuntor ideal para chuveiro?

Para saber qual disjuntor usar para chuveiro, o ideal é consultar a embalagem do produto ou o site do fabricante. No geral, as especificações da tabela de disjuntores são:

Tensão do chuveiroPotência do chuveiroEspessura da fiaçãoMelhor disjuntor
110\127V2500W4 mm²25A
110\127V4500W6 mm²40A
110\127V5500W10 mm²50A
220\230V2500W2.5 mm²15A
220\230V4500W4 mm²25A
220\230V5500W4 mm²30A
220\230V6800W6 mm²35A

Chuveiro 110V x Chuveiro 127V: qual a diferença?

Não existe diferença entre os chuveiros com as tensões 110V e 127V. Trata-se apenas de formas diferentes de dizer a mesma coisa.

O que acontece é que há algumas décadas falava-se apenas 110V. Mesmo que isso tenha mudado, em qualquer loja de material de construção entende-se que 110V e 127V significam a mesma coisa.

Vale ressaltar que, no Brasil, o padrão é usar 127V ou 220V.

O que pode acontecer se eu usar o disjuntor errado?

Se o disjuntor da sua casa desarma com frequência, pode ser que esteja na hora de trocá-lo. Se for o caso, é fundamental verificar se o disjuntor é compatível com a potência e a tensão do chuveiro e se a tomada corresponde à força que o chuveiro exige.

Isso é importante porque você pode acabar instalando um disjuntor acima da capacidade dos condutores, por exemplo, o que pode colocar em risco os fios e cabos da instalação.

Além disso, o ideal é que os circuitos de aparelhos de alta potência, como chuveiro, ar condicionado e forno, sejam separados. Caso contrário, os riscos de uma sobrecarga e curto-circuito que podem danificar os aparelhos são grandes.

O ideal mesmo é sempre contar com a ajuda de um profissional. Ele sim poderá atender aos critérios exigidos para garantir a segurança da sua instalação elétrica, já que saberá exatamente qual disjuntor usar para chuveiro.

Afinal, um banho quentinho e relaxante é tudo o que esperamos no fim do dia, certo?

Precisa de um novo disjuntor para chuveiro na sua casa? Conte com a linha completa de materiais elétricos da Dimensional.

Dúvidas rápidas:

Qual disjuntor usar para chuveiro 5500W 220V?

O melhor disjuntor para usar em um chuveiro de 5500W e 220V é o disjuntor de 30A.

Qual disjuntor usar para chuveiro 5500W 127V?

O melhor disjuntor para usar em um chuveiro de 5500W e 127V é o disjuntor de 50A.

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Cabos especiaisMaterial elétrico

Aplicações e Importância dos Cabos de Média Tensão

Material elétrico

Importância do Uso do DPS na Prevenção Contra incêndios

Material elétrico

Quadros de Comando Legrand em Processos Industriais: A Escolha Certa

Material elétrico

O que são Curvas de Disjuntores?