Elétrica residencialFios elétricosMaterial elétrico

Fios e Cabos Elétricos: guia descomplicado de como escolher

Fios e Cabos Elétricos: guia descomplicado de como escolher

Quem nunca precisou fazer uma manutenção na instalação elétrica e ficou em dúvida sobre a cor ou o tamanho dos fios e cabos elétricos? Se isso já aconteceu com você, saiba que você não foi o único.

A elétrica residencial ainda é um grande mistério para a maior parte das pessoas. Por isso, preparamos esse guia descomplicado com tudo o que você precisa saber sobre fios e cabos. Confira!

Existe diferença entre fios e cabos elétricos?

Sim, existe uma diferença entre os fios e cabos elétricos. Mas, na prática, essa diferença não interfere significativamente na hora de escolher a melhor opção para uma instalação elétrica residencial.

Isso porque fios e cabos geralmente são feitos com o mesmo material: cobre ou alumínio. Ou seja, se ambos tiverem a mesma espessura, vão conduzir a mesma quantidade de corrente elétrica e ter a mesma durabilidade.

A grande diferença entre fios e cabos elétricos é que os fios têm um único filamento metálico no seu interior, por isso, são rígidos e não podem ser dobrados. Já os cabos são feitos com vários filamentos mais finos, o que faz com que eles sejam mais flexíveis.

Via de regra, os cabos flexíveis são mais fáceis de manusear e deslizam melhor nos eletrodutos, o que facilita a sua instalação e manutenção. Por isso, essa geralmente é a opção mais indicada para redes elétricas residenciais, por exemplo.

Principais tipos de fios e cabos

No geral, é possível diferenciar os tipos de fios elétricos e cabos pelo tamanho, espessura, flexibilidade e quantidade de carga que podem suportar. As principais classificações de condutores são:

Fios sólidos

Os fios elétricos sólidos são feitos com um único filamento de cobre e revestidos com PVC para garantir o isolamento, o que evita que o fio passe eletricidade para outros materiais que estão em volta.

Esse tipo de condutor já foi muito utilizado nas redes elétricas residenciais. Mas, como é um condutor rígido e com mais chances de se quebrar e interromper a condução da corrente elétrica, ele vem sendo substituído pelos cabos flexíveis.

Entretanto, existe uma exceção quando há uma aplicação específica para esse padrão de condutor. Nesse caso, o profissional pode recomendar o uso de fios sólidos mesmo na elétrica residencial.

Fio sólido.
Fio sólido.

Cabos flexíveis e rígidos

Os cabos elétricos geralmente são feitos do mesmo material dos fios. A diferença é que eles possuem vários filamentos mais finos de cobre em seu interior. Por isso, eles podem ser:

  • Cabos rígidos: com até 7 condutores;
  • Cabos flexíveis: com até 45 condutores;
  • Cabos extra flexíveis: com até 75 condutores.

No geral, quanto maior o número de filamentos, maior a flexibilidade do cabo. E, quanto maior a flexibilidade, mais fácil é para ele seguir as curvas da tubulação elétrica e fazer emendas que evitam mal contato e superaquecimento do circuito.

Os cabos rígidos são muito comuns em redes de distribuição ou de aterramento. Já os cabos flexíveis podem ser utilizados em todo o projeto elétrico residencial, como em:

  • Tomadas;
  • Interruptores;
  • Iluminação interna;
  • Instalação de equipamentos elétricos;
  • Quadros de entrada.
Cabo elétrico.
Cabo elétrico.

Cabos PP e paralelos

Os cabos PP e paralelos também são feitos com filamentos de cobre e são bem flexíveis. Entretanto, eles não são comuns nas instalações elétricas

Geralmente, esse tipo de condutor é utilizado nas tomadas de eletrodomésticos menores, abajures e lustres. Além disso, esse tipo de cabo também é muito resistente. Por isso, pode ser usados em projetos de decoração com luminárias pendentes. 

Cabo paralelo.
Cabo paralelo.

Veja também: Como fazer instalação elétrica com eletroduto aparente?

O que significam as cores dos fios e cabos?

As cores padrão da fiação elétrica são definidas pela NBR-5410 e servem para identificar se os condutores são fios neutro, fase ou terra. No geral, a classificação padrão é:

  • Fio azul claro — condutores neutros: usados para criar a diferença de potencial que faz a corrente elétrica fluir.
  • Fio vermelho, preto ou marrom — condutores fase: fios e cabos elétricos com carga, onde passam as tensões 127V e 220V.
  • Fio verde ou verde e amarelo — condutores de proteção: o “fio terra”, usado para desviar sobrecarga de energia.

Em instalações elétricas simples, não é obrigatório seguir um padrão de cores para identificar todos os fios. Mas, caso se decida fazer a diferenciação, as cores precisam seguir a determinação da NBR-5410.

Significado das cores dos fios elétricos.
Significado das cores dos fios elétricos.

Qual a bitola do fio para redes elétricas residenciais?

A bitola dos fios e cabos elétricos (também conhecida como seção) está relacionada à espessura do condutor. Assim, quanto mais grosso for o fio, maior a sua capacidade de receber corrente elétrica.

Os tamanhos médios das bitolas de fios e cabos são:

  • Fios sólidos: bitolas de até 10 mm²;
  • Cabos flexíveis: bitolas de até 25 mm²;
  • Cabos rígidos: bitolas de até 35 mm².
Tamanho das bitolas de fios e cabos elétricos.
Tamanho das bitolas de fios e cabos elétricos.

Na rede elétrica residencial, essa medida varia entre 1mm² e 25mm², dependendo da necessidade da instalação. Geralmente, as bitolas mais comuns para instalações simples são:

  • Iluminação residencial simples: bitolas de 1,5 mm²;
  • Tomadas de uso geral: bitolas de 2,5 mm²;
  • Chuveiros: bitolas de 4mm²;
  • Eletrodomésticos potentes (como ar condicionado): bitolas de 6 mm².

Veja também: Qual disjuntor usar para o chuveiro?

A bitola é uma das coisas mais importantes na hora de fazer a manutenção da rede elétrica ou começar uma instalação nova. Isso porque usar um fio com a medida errada pode sobrecarregar o circuito e causar problemas sérios, como superaquecimento da fiação e até mesmo um incêndio.

Então, se você ainda ficou com alguma dúvida, não coloque a sua rede em risco! Fale com um dos nossos especialistas e encontre os fios e cabos elétricos ideais para a sua instalação!

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Cabos especiaisMaterial elétrico

Aplicações e Importância dos Cabos de Média Tensão

Material elétrico

Importância do Uso do DPS na Prevenção Contra incêndios

Material elétrico

Quadros de Comando Legrand em Processos Industriais: A Escolha Certa

Material elétrico

O que são Curvas de Disjuntores?