Cabos especiais

Coloque sua obra no futuro da fibra ótica

fibra ótica

Atualmente, é fundamental que as empresas contem com bons sistemas de telecomunicações, capazes de garantir o fluxo de dados e o acesso à informação de forma rápida e segura. Nesse cenário, a fibra ótica tem se tornado cada vez mais presente no âmbito corporativo, sobretudo em razão de seu excelente custo-benefício.

Quando comparada aos sistemas convencionais de transmissão de fontes de dados (por exemplo, por cabos de cobre e sinal via rádio), a fibra ótica oferece uma infinidade de vantagens, como a capacidade de comunicação em longas distâncias, sem prejuízo da velocidade e estabilidade do sinal, que já são muito superiores aos outros sistemas.

Justamente em razão de sua eficácia e eficiência, a fibra ótica é a tecnologia do futuro. Afinal, ela consegue propiciar o que há de melhor em transmissão de dados, garantindo velocidade de forma estável e segurança da informação.

Pensando nisso, preparamos este post sobre as tendências e benefícios da fibra ótica. Continue a leitura e entenda por que vale a pena preparar a sua empresa para o futuro!

Funcionamento da fibra ótica

Para entender a diferença e benefícios da transmissão por fibra ótica, é importante compreender como ela funciona. A primeira coisa que você precisa saber é que os dados são transmitidos por sinais luminosos, que refletem nas paredes do cabo de fibra ótica até chegarem ao seu destino final, o que acontece em um tempo bem menor do que nos sistemas tradicionais de transmissão.

De forma um pouco mais técnica, porém simples, pode-se dizer que o cabo de fibra ótica tem uma proteção externa de plástico. Logo abaixo dessa proteção, há uma camada de fibra de fortalecimento que evita impactos externos e torções. Após a fibra de fortalecimento, está a camada de refração e o núcleo do cabo de fibra ótica, responsáveis pela propagação do feixe de luz, consequentemente, da informação, até o seu destino.

Justamente pelo fato de os dados serem transmitidos por meio de ondas de luz, a interferência no sinal é muito menor e a velocidade de transmissão é muito maior (a luz pode percorrer grandes distâncias em pequenos intervalos de tempo).

A título exemplificativo, um cabo de cobre tem a capacidade média de transmissão de 10 Mbps. Os cabos de fibra ótica, por sua vez, têm a capacidade de transmissão de até 100MB (a depender da operadora). Cabe ressaltar que essa capacidade de 100MB não é o limite de transmissão por fibra. Afinal, essa tecnologia está sempre se superando e alçando velocidades maiores.

Benefícios da fibra ótica para a empresa

O cabeamento de fibra ótica já oferece muitos benefícios, vale lembrar que essa tecnologia tem avançado e surpreendido a cada dia. Confira a seguir alguns deles!

Capacidade de transmissão

Como você viu acima, a transmissão de dados em cabeamento de fibra ótica se dá por meio de ondas de luz. Por isso, a velocidade de transmissão da informação é muito superior à velocidade dos sistemas convencionais. Além disso, esse tipo de cabeamento também propicia maior estabilidade à transmissão.

Na transmissão por cabos de cobre, o sinal vai se perdendo de acordo com a distância percorrida. Ou seja, quanto maior a distância entre o provedor e o usuário, menor será o sinal. Já no cabeamento por fibra ótica, como as ondas de luz sofrem bem menos interferência em sua transmissão, as perdas de sinal são muito pequenas, mesmo em longas distâncias.

Vale lembrar que a melhoria do sinal, da velocidade e da estabilidade da transmissão de dados também contribui muito para o aumento da produtividade de sua empresa. Afinal, os colaboradores conseguem desempenhar suas tarefas de forma muito mais rápida por não terem problemas com o carregamento de páginas, downloads e uploads.

Segurança da informação

Atualmente, uma das grandes preocupações de qualquer empresa é a segurança da informação, uma vez que o vazamento de dados da empresa, de clientes e fornecedores pode trazer inúmeros prejuízos para o negócio.

Na transmissão de dados por cabos de cobre, em regra, as informações, inclusive as sigilosas, podem ser facilmente interceptadas por hackers, o que pode colocar em risco o futuro da organização.

Em contrapartida, quando a empresa opta por usar fibra ótica, ela não fica tão suscetível à ação de pessoas mal intencionadas, pois o acesso não autorizado é muito mais dificultoso e caro. Além disso, é muito fácil identificar alguma “invasão”, pois o vazamento das informações vai danificar o sistema. Assim, você consegue detectar facilmente eventual ação criminosa.

Tecnologia pré-conectorizada

O crescimento da tecnologia pré-conectorizada também tem contribuído para tornar a fibra ótica ainda mais atrativa, pois ela possibilita uma instalação com menor custo, mais fácil e rápida.

Antes do surgimento dessa tecnologia, era usada a fusionada (algumas empresas ainda fazem uso dela). Com isso, era necessário usar uma máquina de fusão para unir os cabos, o que tornava o processo de instalação mais caro e mais suscetível a erros.

Com a tecnologia pré-conectorizada, a fusão é substituída por conectores mecânicos, o que torna todo o processo de instalação e manutenção dos cabos rápido, confiável e barato. Além disso, esse tipo de tecnologia possibilita que as empresas escalonem seus serviços de forma facilitada, adaptando sua estrutura para demandas maiores e para o uso da tecnologia 5G.

Menor gasto energético e de espaço físico

Na transmissão por fios de cobre são utilizados transmissores elétricos de alta voltagem. Já na fibra ótica, esses transmissores são menores e mais econômicos, o que propicia uma redução no custo energético. Além disso, há também economia de espaço físico, pois o diâmetro dos cabos de fibra ótica é bem menor do que o de cabos de cobre.

Como você pôde perceber, são inúmeros os benefícios que a fibra ótica oferece. No entanto, para usufruir de todos eles, é fundamental escolher os cabos mais adequados à realidade e necessidade de sua empresa, além da instalação. Também é importante adquirir equipamentos de qualidade e contar com uma empresa especialista no assunto, que tenha profissionais qualificados, capazes de oferecer a melhor solução para o seu negócio, como a Dimensional.

Agora que você já sabe como preparar sua empresa para o futuro da transmissão de dados, confira o que temos de melhor para você!

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Cabos especiaisMaterial elétrico

Aplicações e Importância dos Cabos de Média Tensão

Cabos especiaisMaterial elétrico

Espaguetes termocontráteis: porque nem só de fios e cabos vive uma instalação elétrica

Cabos especiaisMaterial elétrico

A Importância da Manutenção das Instalações Elétricas

Cabos especiaisFios elétricos

Energia renovável em indústrias e empresas: qual a importância de fios e cabos bem especificados?