Cabos especiaisMaterial elétrico

Espaguetes termocontráteis: porque nem só de fios e cabos vive uma instalação elétrica

Não é segredo que uma instalação elétrica precisa ser feita com produtos de qualidade e, acima de tudo, que possam garantir a segurança das pessoas. 

Fios e cabos são peças importantes nessa tarefa, mas não são as únicas. Mas, para que essa segurança seja ainda mais efetiva, os espaguetes termocontráteis para isolação de fios, cabos e barramentos também são fundamentais. 

Quer saber mais sobre esse assunto? Continue a leitura e entenda tudo sobre espaguetes termocontráteis na instalação elétrica.

O que é espaguete termocontrátil e para que serve?

Espaguetes termocontráteis, também conhecidos como termotubos ou tubos termo retráteis, são tubos isolantes de poliolefina que se encolhem quando submetidos ao calor, aderindo ao cabo, barramento ou componente eletrônico do seu interior.

Na prática, termo retrátil significa o processo de aplicação de calor, usando uma ferramenta elétrica ou a gás, em um tubo para reduzi-lo até seu tamanho original ou moldá-lo ao diâmetro de um cabo ou objeto. 

Ou seja, o processo permite que o tubo e o objeto que ele está sobreposto se tornem uma coisa só.

Isolar, proteger e identificar: é mais fácil com as soluções da HellermannTyton 

A HellermannTyton é uma empresa especialista em soluções para gerenciamento de fios e cabos. Como parceira da Dimensional, ela oferece uma ampla gama de espaguetes termocontráteis que atendem aos mais altos padrões internacionais de qualidade.

Dentre a principal linha de tubos termocontráteis da HellermannTyton estão:

  • Termocontráteis com adesivo “hot-melt”: para aplicações em reparos de cabos subterrâneos já instalados;
  • Termocontráteis transparentes: para que elementos de identificação permaneçam visíveis;
  • Termocontráteis com ampla variedade de cores: para identificação elétrica, incluindo o verde-amarelo para aterramentos.

Conheça a linha de tubos termocontráteis da HellermannTyton

Saiba mais sobre as linhas espaguete termo retrátil do catálogo HellermannTyton:

Espaguete termocontrátil TCN20

O espaguete termocontrátil TCN20 é ideal para isolação, proteção e identificação de barramentos em painéis elétricos, cabos e componentes eletrônicos

São tubos standard para isolamentos até 1Kv. Possuem parede fina, taxa de contração 2:1, suportam temperaturas de trabalho até 125ºC e são fornecidos nas cores: preto, branco, amarelo, azul, violeta, laranja, marrom, verde e vermelho.

Espaguete termocontrátil TCN20 Hellermann
Espaguete termocontrátil TCN20.

Espaguetes termocontráteis TFN21

Os espaguetes termocontráteis TFN21 são ideais para isolação, proteção e identificação de circuitos de aterramento.

Esse tipo de tubo termocontrátil é recomendado para isolamento até 1KV na cor verde/amarela (conhecido como brasileirinho). Possui parede fina, taxa de contração 2:1, suportam temperaturas de trabalho até 125ºC.

Espaguetes Termocontráteis TFN24

Os espaguetes termocontráteis TFN24 são ideais para identificação de cabos, barramentos ou componentes eletrônicos.

São tubos de poliolefina transparentes para manter visível elementos de identificação existentes nos cabos, barramentos ou componentes.

Possuem parede fina, taxa de contração 2:1, suporta temperatura até 135ºC e características de isolamento elétrico até 1kV.

Espaguete termocontrátil TFN24 Hellermann
Espaguete termocontrátil TFN24.

Espaguete Termocontrátil HIS-3

O espaguete termocontrátil HIS-3 é ideal para isolação e proteção de fios, cabos e componentes eletrônicos em geral.

Possui parede fina e taxa de contração de 3:1, propiciando menor número de itens para bitolas de 1/8″ a 1″ (3 até 24mm), suporta temperatura até 125ºC e possui característica de isolamento elétrico até 1KV.

Espaguete Termocontrátil MU37

O espaguete termocontrátil MU37 é indicado para aplicações em cabines primárias.

Este produto, fabricado em polietileno reticulado, é específico para aplicações em média tensão até 24kV. Possui taxa de contração 2,5:1, suporta temperatura até 135º e é fornecido na cor vermelha.

Espaguetes Hot Melt

Os espaguetes termocontráteis com adesivo “hot melt” são ideais para aplicações em reparos de cabos subterrâneos já instalados. Eles garantem proteção contra umidade, além de perfeita isolação do componente recoberto.

Neste tipo de tubo termocontrátil existe a combinação de um revestimento externo reticulado (poliolefina) com uma camada interna de adesivo (hot melt). Quando aquecida, a parede adesiva interna se funde ao produto de contato, criando um ajuste perfeito ao fio, cabo ou objeto a ser revestido.

A HellermannTyton conta com 3 opções de tubos hot melt, que possuem característica de isolamento elétrico de até 1kV:

  • Modelo TAN30: possui parede fina, taxa de contração 3:1 e suporta temperatura de até 125ºC
  • Modelo MA47: com parede média, taxa de contração 3:1 a 4:1 e suporta temperatura até 110ºC
  • Modelo HA47: possui parede grossa, taxa de taxa de contração 3:1 a 4:1 e suporta temperatura até 110ºC

Capuzes termocontráteis: muito mais produto para um isolamento perfeito

Já falamos dos Espaguetes, mas outro produto importante da linha fabricada pela HellermannTyton são os capuzes termocontráteis.

Desenvolvidos para o fechamento e vedação de extremidades de cabos, os capuzes termocontráteis possuem adesivo interno “hot melt” prevenindo a entrada de umidade e sujeira. Além disso, possuem taxa de contração 3:1 a 4:1 e suportam temperaturas até 110ºC.

Isolamento, proteção e identificação você encontra na Dimensional!

Depois de tudo isso, fica claro que a gama de espaguetes termocontráteis da HellermannTyton é bem extensa e capaz de se adequar a qualquer tipo de aplicação, desde a proteção ou isolação de fios e cabos elétricos até a identificação dos cabos com o tubo transparente.

Seja qual for a sua necessidade, a Dimensional tem a solução ideal para você! Entre em contato com nossa equipe de especialistas e descubra qual a melhor solução para sua instalação elétrica.

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Cabos especiaisMaterial elétrico

Aplicações e Importância dos Cabos de Média Tensão

Material elétrico

Importância do Uso do DPS na Prevenção Contra incêndios

Material elétrico

Quadros de Comando Legrand em Processos Industriais: A Escolha Certa

Material elétrico

O que são Curvas de Disjuntores?