Cabos especiaisMaterial elétrico

A Importância da Manutenção das Instalações Elétricas

A manutenção periódica das instalações elétricas, seja em residências, comércios ou indústrias, é fundamental para garantir a segurança das pessoas e o bom funcionamento dos equipamentos eletroeletrônicos.

Infelizmente, algumas pessoas só percebem que é necessário realizar a manutenção preventiva quando equipamentos param de funcionar, disjuntores começam a desarmar com frequência ou quando tomadas começam a ficar quentes e chamuscar. Isso já aconteceu com você?

Se sim, não se preocupe. Nesse artigo, vamos falar sobre a importância da manutenção preventiva das instalações elétricas e dicas de como fazê-la. Confira!

Por que é importante realizar a manutenção preventiva das instalações elétricas?

Ao efetuar a manutenção das instalações elétricas, é possível detectar problemas simples com antecedência. Além de garantir a segurança de todos os envolvidos, isso ajuda a minimizar os gastos com consertos e mão de obra.

Já uma manutenção tardia, ou a ausência dela, poderá ocasionar estragos de maiores proporções e muito mais gastos.

Segurança de pessoas e do patrimônio

A manutenção das instalações elétricas ajuda a diminuir possíveis riscos de incêndios, sobrecargas ou curtos-circuitos, além de trazer segurança ao local e às pessoas que ocupam o espaço e os equipamentos utilizados.

Instalações elétricas também envelhecem 

Assim como tudo na vida, as instalações elétricas também envelhecem. Infiltrações, deslocamento das paredes, umidade e outros fatores fazem com que as instalações elétricas acabem se deteriorando com o tempo. 

A manutenção preventiva permite que você identifique esses problemas e resolva-os com antecedência.

Qualidade e tecnologia que toda instalação elétrica merece, a Induscabos tem!

Há 46 anos atuando no mercado, a Induscabos Condutores Elétricos é um dos maiores fabricantes no Brasil de fios e cabos elétricos de alta, média e baixa tensão.

Seu parque fabril conta com 4 unidades de produção e 2 unidades laboratoriais estruturadas com equipamentos de última geração. Além disso, seu amplo portfólio de produtos atende às exigências profissionais para os mais variados projetos.

Os fios e cabos produzidos pela Induscabos estão presentes em todos os segmentos, com destaque para:

  • Concessionárias de Energia;
  • Óleo e Gás;
  • Mineração;
  • Siderurgia;
  • Papel e Celulose;
  • Agroindustrial;
  • Parques Eólicos.

A Induscabos também possui reconhecida presença no mercado de construção civil, distribuidores de materiais elétricos e home centers.

Além disso, a empresa também está consolidada no mercado internacional, exportando seus produtos para mais de 15 países da América do Sul, América Central, América do Norte e África.

Produtos com qualidade garantida você encontra na Dimensional

A Dimensional nasceu com a proposta de ser a solução para seus clientes. Por esse motivo, tem na Induscabos um parceiro que traz toda a qualidade e segurança que os fios e cabos devem oferecer. 

Cabo Flexível 750V Duflex para uma instalação elétrica segura

Para a fiação de painéis elétricos, recomendamos o quadro de comando, bem como outras aplicações onde são exigidos cabos com grande flexibilidade e facilidade de manuseio durante a instalação.

O condutor de cobre eletrolítico nu, têmpera mole, com encordoamento flexível, bem como sua isolação composta por termoplástico de policloreto de vinila PVC/A Antichama BWF livre de chumbo, presente no Cabo Duflex garante maior segurança aos usuários.

Até a próxima,

Dimensional

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Cabos especiaisMaterial elétrico

Aplicações e Importância dos Cabos de Média Tensão

Material elétrico

Importância do Uso do DPS na Prevenção Contra incêndios

Material elétrico

Quadros de Comando Legrand em Processos Industriais: A Escolha Certa

Material elétrico

O que são Curvas de Disjuntores?