Material elétrico

A importância da norma técnica para os projetos de instalações elétricas de média tensão

A normatização, por meio de documentos estabelecidos e conhecidos como normas, define, unifica e simplifica, de forma racional, como os produtos devem ser fabricados, como um serviço deve ser realizado, ou ainda como o projeto e a instalação de um determinado produto, deve ser realizada.

É impressionante pensar que as normas abrangem diversas áreas e setores de nossas vidas e influenciam diretamente:

✔ Economia

✔ Segurança das pessoas

✔ Qualidade dos produtos e serviços

Enfim, as normas estão mais presentes em nossas vidas do que podemos imaginar, e visam trazer benefícios para a sociedade.

Há diversas normas internacionais que regem a fabricação e instalação de produtos. Aqui no Brasil, o órgão responsável pela elaboração e publicação de normas técnicas é a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), fundada em 1940 com o objetivo de fornecer a base necessária ao desenvolvimento tecnológico brasileiro. A ABNT é o Fórum Nacional de Normatização, cujo conteúdo é formado por representantes dos setores envolvidos, sendo: produtores, consumidores, universidades, laboratórios, e outros.

Tudo o que é bem planejado possui mais chances de funcionar corretamente.

O projeto elétrico para instalações elétricas de baixa tensão, por exemplo de uma residência, quando dimensionado seguindo as normas técnicas da ABNT, garante o melhor desempenho de todos os componentes da instalação. Isso evita incêndios, curtos-circuitos, sobrecargas, e outros problemas de segurança.

Por outro lado, locais onde há grande afluência de público, tais como: edificações de grande porte, parques industriais, shoppings, condomínios fechados extensos, arranha-céus, clubes, entre outros, devem ter seus projetos elétricos elaborados em tensões de 1kV a 36,2kV, o que significa que são instalações elétricas de média tensão.

Para garantir a segurança de todos os envolvidos, um projeto elétrico de média tensão deverá seguir todos os requisitos prescritos Norma Técnica ABNT NBR 14039, no qual que está dividida em duas partes, sendo:

  • ABNT NBR 14039-1- Instalações elétricas de média tensão de 1,0kV a 36,2kV – Parte 1 – Requisitos Gerais – no qual estabelece um sistema para o projeto e execução de instalações elétricas de média tensão, com tensão nominal de 1,0 kV a 36,2 kV, à frequência industrial, de modo a garantir segurança e continuidade de serviço.
  • ABNT NBR 14039-2 – Instalações elétricas de média tensão de 1,0kV a 36,2kV – Parte 2 – Requisitos particulares para subestações de entrada de energia (mais conhecido como Cabine Primária, onde tem o disjuntor geral e a medição da concessionária)

Conheça os riscos envolvidos quando um produto não é fabricado de acordo com a norma vigente.

Quando um projeto elétrico é bem elaborado, seguindo todos os requisitos necessários, é chegado o momento de garantir que os produtos que serão instalados tenham sido fabricados de acordo com a norma estabelecida para a fabricação daquele determinado produto.

O que significa que de nada vale um projeto bem elaborado, se os produtos que serão instalados não são confiáveis, ou seja, a recomendação é ficar sempre atento quanto a qualidade e procedência do produto que será instalado.

No caso das emendas e terminações, a norma brasileira que estabelece os requisitos para a sua fabricação é a ABNT NBR 9314 – Norma Brasileira para Emendas e Terminais para Cabos de Potência com Isolação para Tensões de 3,6/6 kV a 37/35 kV.

Garanta uma instalação elétrica segura.

Se em sua instalação elétrica de média tensão, você precisar de terminações e emendas, conte com a 3M, afinal, todos os seus produtos são fabricados de acordo com as normas vigentes, a fim de garantir segurança para todos os usuários.

As emendas e terminações da 3M, com tecnologia de contrátil a frio oferecem agilidade, excelente vedação, ganho de produtividade, e o principal: garante total segurança na manutenção de um cabo elétrico.

Contate um de nossos especialistas e descubra porque a Dimensional Tem! ? https://materiais.dimensional.com.br/3m_me

 

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Cabos especiaisMaterial elétrico

Aplicações e Importância dos Cabos de Média Tensão

Material elétrico

Importância do Uso do DPS na Prevenção Contra incêndios

Material elétrico

Quadros de Comando Legrand em Processos Industriais: A Escolha Certa

Material elétrico

O que são Curvas de Disjuntores?