Cabos especiaisFios elétricos

Energia renovável em indústrias e empresas: qual a importância de fios e cabos bem especificados?

Cada vez mais empresas e indústrias têm aumentado o investimento em energias renováveis para a obtenção de energia elétrica. Isso porque, além de sustentáveis, elas também possuem um bom custo-benefício.

As energias renováveis também são fontes de energia limpas, ou seja, não emitem gases que causam o efeito estufa e resultam em menor impacto negativo para o meio ambiente.

Entretanto, para garantir a eficiência e segurança desse tipo de energia, é preciso ter atenção aos fios e cabos utilizados no processo de instalação. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura!

O cenário das energias renováveis no Brasil

De acordo com o Ministério de Minas e Energia, quase metade da energia produzida no Brasil são provenientes de fontes renováveis. Esse indicador é 3 vezes superior ao índice mundial.

Nos últimos anos, a geração de energia solar fotovoltaica, por exemplo, tem ganhado força no Brasil. Com isso, a instalação de placas solares fotovoltaicas em residências, indústrias, comércios, empresas e shopping centers tem sido cada vez maior.

Gráfico da distribuição da matriz elétrica brasileira.
Distribuição da matriz elétrica brasileira a partir de dados da ABSOLAR e ANEEL.

Conheça dados sobre a evolução da Energia Eólica no Brasil

A energia eólica é um tipo de energia renovável gerada por meio da força dos ventos movimentando turbinas e transformando a energia mecânica em energia elétrica. 

Esse tipo de energia representa 11,3% da matriz elétrica brasileira atualmente e a expectativa é que cresça até 13,6% ao final de 2025. 

Essa previsão se baseia nas características dos bons ventos brasileiros, que são praticamente o dobro da média mundial — 40% no Brasil, podendo atingir até 60% a 70% no Nordeste contra 25% no resto do mundo. Essa alta produtividade coloca o Brasil como uma potência eólica mundial.

Dados divulgados recentemente pelo Global Wind Energy Council (GWEC), mostram que o Brasil ocupa o 6º lugar no Ranking Mundial de Capacidade Total Instalada de Energia Eólica Onshore, atrás apenas de China, EUA, Alemanha, Índia e Espanha.

O relatório também mostrou que fomos o 3º país que mais instalou usinas eólicas em 2021, ficando atrás somente da China e EUA.

Todos esses dados demonstram que o setor eólico cresce de forma sustentada e eficiente, com números sólidos e uma importância cada vez maior na matriz elétrica brasileira.

Energia Solar Fotovoltaica está cada vez mais acessível

A energia solar fotovoltaica é uma fonte de energia renovável que utiliza a radiação solar para gerar eletricidade. No geral, ela se baseia no efeito fotoelétrico, através do qual determinados materiais são capazes de absorver fótons (partículas luminosas) e liberar elétrons gerando corrente elétrica.

Esse tipo de energia representa 2,5% da matriz elétrica brasileira atualmente e vem evoluindo significativamente ao longo dos últimos 10 anos. 

A energia solar fotovoltaica vem tornando-se se tornado cada vez mais acessível e popular devido aos seus inúmeros benefícios. Hoje, já é mais barato gerar sua própria energia do que comprá-la da uma concessionária local.

Em números, energia solar fotovoltaica no Brasil representa atualmente: 

  • Mais de 14 GW operacionais;
  • Mais de R$ 74,6 bilhões em novos investimentos privados;
  • Mais de 420 mil novos empregos gerados;
  • Mais de R$ 21,0 bilhões em arrecadação de tributos;
  • Mais de 19,6 milhões de toneladas de CO2 evitadas.

A importância de fios e cabos elétricos bem especificados para instalações de energias renováveis

Para garantir que as soluções com energias renováveis, especialmente a eólica e fotovoltaica, sejam eficientes e seguras, um dos principais pontos de atenção é a especificação correta dos cabos que serão utilizados nas suas instalações.

A escolha de um cabo elétrico, por mais fácil que possa parecer, exige uma especificação ou uma descrição que permita ao fornecedor entregar exatamente o que o cliente precisa. 

Nas informações do produto devem conter: 

  • O material condutor — cobre ou alumínio;
  • Sua seção nominal;
  • Os materiais de isolação e de cobertura (no caso de cabos isolados);
  • Sua classe de tensão. 

A indicação da norma de fabricação aplicável ao cabo é muito importante para identificar imediatamente o produto. Em cabos para tensões maiores que 1.000 V, é importante indicar também a seção da blindagem metálica. No caso dela não estar presente, deve ser considerado o mínimo valor de norma, que é de 6 mm².

Os “opcionais” dos cabos também devem ser especificados quando forem necessários, como: 

  • Presença de materiais de bloqueio contra o ingresso de umidade no cabo;
  • Cor da cobertura, caso não seja preta;
  • Proteção contra roedores e cupins;
  • Armadura metálica de reforço;
  • Entre outros.

Assim, quando a especificação dos cabos é completa, com informações claras e precisas, o comprador tem a segurança de adquirir um produto que atende corretamente às suas necessidades.

Cabos EPRONAX Induscabos: a solução ideal para instalações de energias renováveis

A Induscabos, empresa parceira da Dimensional, oferece uma linha completa de produtos para o segmento de energias renováveis

Nesse caso, os cabos de alumínio isolados em polietileno reticulado (XLPE) ou borracha etileno-propileno (EPR 105) bloqueados à migração longitudinal de umidade e cobertos com polietileno, na tensão de 20/35 kV, são os mais usados.

Outro produto de destaque no setor de energias renováveis é o Cabo para Parques Eólicos EPRONAX Slim 105.

Cabo para Parques Eólicos EPRONAX Slim 105.
Cabo para Parques Eólicos EPRONAX Slim 105.

O EPRONAX Slim é o cabo de média tensão mais popular no segmento industrial. Isso porque possui espessura reduzida do isolamento e pode operar normalmente a 105 °C. 

Sua espessura pequena apresenta vantagens pois reduz o diâmetro externo do cabo — daí o termo “Slim” (magro). Como resultado, tem-se um cabo:

  • Mais fino;
  • Mais leve;
  • Com maior facilidade de manuseio e de efetuar curvas no traçado;
  • Com redução da taxa de ocupação em eletrodutos. 

Além disso, a operação a 105°C no condutor permite a redução de uma seção ou o aumento da capacidade de condução de corrente mantendo a mesma seção. 

Suas principais aplicações são: 

  • Alimentação e distribuição primária em concessionárias de energia elétrica;
  • Alimentação e distribuição em plantas industriais;;
  • Interligação geração-transformação em usinas hidrelétricas, termelétricas e eólicas (parques eólicos);
  • Alimentação de subestações de edifícios e de grandes consumidores em geral.

Falando de Especificação Técnica e Economia: Cabos ATOX Induscabos para Instalações de Energias Renováveis

A economia em uma obra vai além do investimento financeiro, você sabia? Apesar de ser uma característica presente nos produtos Induscabos, a marcatambém conta com uma linha especialmente projetada para locais de grande afluência, os Cabos ATOX, não halogenados. A especificação técnica dos mesmos permite que haja economia em longo prazo nas obras, veja como a seguir.

Os halogênios, como o cloro, por exemplo, são excelentes isolantes e muitas vezes utilizados como material de revestimento de fios, cabos e outros materiais elétricos. O exemplo mais comum é o policloreto de vinil (PVC).

Porém, por esses elementos serem voláteis, ou seja, evaporam facilmente, são considerados tóxicos, implicando em riscos para a saúde.

Todos os cabos elétricos de controle, média e baixa tensão devem ser não halogenados, pois caso haja a ocorrência de um incêndio, eles emitem pouca fumaça, além de não liberarem nocivos à saúde, evitando assim a inalação tóxica, principal causa de mortes em incêndios.

Os cabos ATOX são uma excelente alternativa técnica e econômica para instalações elétricas de edificações onde há uma grande concentração de pessoas (exemplo: aeroportos, túneis, hospitais, edifícios residenciais e comerciais como: hotéis, cinemas, shopping centers, teatros) e que, em caso de incêndio, a evacuação do local seja longa e difícil.

Lugares onde há grande circulação de pessoas como shopping centers, bancos, montadoras e indústrias/empresas, estão cada vez mais adotando o uso de energias renováveis. Sendo assim, os Cabos ATOX, por serem não halogenados, são uma ótima opção na instalação dessas tecnologias em locais como estes.

Cabos ATOX para instalação de energias renováveis
Cabos ATOX para instalação de energias renováveis

Conte com a Dimensional na escolha de Cabos Induscabos para suas instalações

Na Dimensional, você encontra sempre os melhores produtos e soluções em cabos para instalações de energias renováveis.

Confira nosso portfólio completo de cabos da nossa parceira Induscabos para o segmento de energias renováveis (EPRONAX) e cabos não halogenados (ATOX). E, se houver qualquer dúvida, conte com a nossa equipe!

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Cabos especiaisMaterial elétrico

Aplicações e Importância dos Cabos de Média Tensão

Cabos especiaisMaterial elétrico

Espaguetes termocontráteis: porque nem só de fios e cabos vive uma instalação elétrica

Cabos especiaisMaterial elétrico

A Importância da Manutenção das Instalações Elétricas

Fios elétricosMaterial elétrico

Qual a importância dos fios e cabos nas instalações elétricas?