Elétrica residencialMaterial elétrico

Tipos de tomadas e plugs: guia para instalações elétricas residenciais

Tipos de tomadas e plugs

Que os detalhes fazem a diferença, todo mundo já sabe. Por isso, às vezes é tão difícil escolher pequenos itens na hora de reformar ou começar uma instalação elétrica, como os tipos de tomadas e plugs, por exemplo.

Então, se você está nesta etapa do projeto e tem alguma dúvida sobre os padrões de tomadas, continue a leitura! Neste guia, separamos tudo o que você precisa saber sobre os modelos de tomada e qual é o padrão brasileiro para instalações elétricas residenciais. Confira! 

Como escolher uma tomada?

Ao contrário do que muita gente acredita, não se pode usar qualquer tipo de tomada em um projeto elétrico. Existem alguns fatores que são determinantes para garantir que a instalação seja mais prática e segura para os moradores.

Saiba o que você deve conferir antes de escolher um modelo de tomada:

País

Acredite ou não, existem mais de 15 tipos de tomadas no mundo e 12 só no Brasil. Cada tipo tem uma forma, um encaixe (plug) e uma quantidade de pinos.

Todos os tipos de plugs e tomadas são classificados por letras: A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, K, L, M, N e O. No Brasil, por exemplo, o padrão é o tipo N, já nos Estados Unidos, os tipos mais comuns são o A e o B.

Diferentes tipos de tomadas e plugues ao redor do mundo.
Tipos de tomadas e plugues no mundo.

Voltagem elétrica

No Brasil, usam-se dois tipos de voltagem elétrica em circuitos residenciais: 127V (ou 110V) e 220V. Antes de escolher o tipo de tomada ideal, é preciso confirmar se ela é compatível com a voltagem ou se é uma tomada bivolt, que serve tanto para 127V quanto para 220V.

Além disso, é preciso dar atenção aos aparelhos que estarão conectados em cada tomada. Isso porque conectar um aparelho 110V em uma tomada 220V, por exemplo, pode gerar sobrecarga de energia, danificar o circuito e queimar o aparelho.

Veja também: O que fazer para o chuveiro não queimar?

Amperagem

Normalmente, você só se dá conta da amperagem da tomada quando tenta conectar um aparelho no plugue e, mesmo parecendo do mesmo formato, não encaixa. O motivo é simples: o aparelho e a tomada tem amperes diferentes.

Em geral, as tomadas de 10A têm o plugue com diâmetro mais fino e, normalmente, atendem eletrodomésticos que não exigem tanta força, como fogões, computadores e televisão.

Já as tomadas de 20A têm plugue com diâmetro mais grosso e recebem aparelhos que “puxam” mais energia, como microondas, ar condicionado e secador de cabelo.

Existem adaptadores para casos de necessidade, mas o ideal para preservar circuito elétrico e os eletrodomésticos é sempre conectar aparelhos e tomadas com a mesma amperagem.

Número de aparelhos conectados

Principalmente em ambientes sem projeto de instalação elétrica, é comum não haver tomadas suficientes para todos os aparelhos. É o que geralmente acontece onde fica a televisão e os demais aparelhos conectados à TV, por exemplo.

Nesse caso, entram vários tipos de adaptadores de tomadas para resolver a situação, como benjamins ou filtros de linha — o que não é necessariamente errado. Mas, se a tomada não for planejada para receber tantos aparelhos, pode haver uma sobrecarga do circuito.

Por isso, sempre que possível calcule quantas tomadas serão necessárias no cômodo antes da instalação. E, onde for necessário conectar mais de um aparelho na mesma tomada, tenha certeza de que o circuito pode suportar essa carga com segurança.

Veja também: Como saber qual condulete usar na instalação elétrica?

Quais são os principais tipos de plugs de tomadas no mundo?

Conhecer os principais tipos de plugs de tomadas no mundo não é importante só para quem está de malas prontas para viajar, mas para qualquer pessoa que esteja montando uma instalação elétrica.

Isso porque, apesar do padrão de tomadas no Brasil ser um só, ainda é possível encontrar alguns aparelhos com entradas diferentes — principalmente os de fabricação em outros países.

Apesar de existirem cerca de 15 tipos de tomadas e plugs, os mais encontrados no Brasil são:

Tipo A: tomada com 2 pinos chatos

A tomada tipo A tem dois plugues achatados e paralelos. Atualmente, esse é o modelo padrão no Japão, na América do Norte e na América Central, embora nos Estados Unidos um dos pinos seja mais largo do que o outro.

O plug de tomada tipo A também foi muito comum no Brasil até o início do século 20. Por isso, é comum encontrar esses tipos de tomadas em instalações elétricas de construções mais antigas.

Tomada e plugue tipo A.
Tomada e plugue tipo A.

Tipo B: tomada com 2 pinos chatos e 1 redondo

O plug de tomada tipo B possui espaço para dois pinos achatados e um pino redondo extra para aterramento. Ela é uma variação da tomada tipo A, por isso, costuma ser usada nos mesmos lugares. 

Inclusive, esse também era um modelo comum no Brasil até 2011 e ainda é possível encontrá-lo principalmente em computadores antigos e eletrodomésticos de grande porte.

Tomada e plugue tipo B.
Tomada e plugue tipo B.

Tipo C: tomada de 2 pinos redondos

A tomada tipo C tem dois pinos redondos paralelos. Esses tipos de tomadas são os mais comuns na Europa e em alguns países da América do Sul, como Chile e Uruguai.

Geralmente, esse tipo de plug consegue se adaptar a várias tomadas diferentes, como D, E, F, L e N. Por isso, também é um modelo relativamente fácil de ser visto por aqui.

Tomada e plugue tipo C.
Tomada e plugue tipo C.

Tipo N: tomada de 3 pinos redondos

O modelo de tomada tipo N é uma adaptação do tipo C. Ele tem os mesmos dois pinos redondos paralelos e um pino extra para garantir o aterramento e evitar acidentes, como choques elétricos e curtos circuitos.

Esse é um dos tipos de tomadas e plugs mais usado no Brasil, principalmente em aparelhos que demandam mais força, como ar-condicionado.

Tomada e plugue tipo N.
Tomada e plugue tipo N.

Qual é o padrão de tomadas no Brasil?

O Padrão Brasileiro de Plugues e Tomadas, indicado pela norma NBR 14136, determina que a tomada padrão no Brasil é a que tem três orifícios redondos de 4 mm ou 4,8 mm (a tomada tipo N).

Da mesma forma, os tipos de plugs de tomadas nos eletrodomésticos brasileiros podem ter dois ou três pinos redondos para serem compatíveis com o novo modelo padrão de tomadas.

Entretanto, esse padrão só passou a valer em 2011. Por isso, é comum que projetos elétricos de residências antigas ainda possuam outros tipos de tomadas e precisem de adaptadores para usar aparelhos novos.

Qual a função do terceiro pino na tomada?

A função do terceiro pino da tomada é fazer a ligação com o condutor terra e comportar aparelhos que precisam de aterramento, como computadores, ar-condicionados e geladeiras.

Dessa forma, esse terceiro pino serve para garantir mais segurança para as instalações, já que diminui a possibilidade de choques elétricos e curto-circuitos

Isso é algo tão importante que foi feito até uma lei. Em 2006, a lei federal 11.337 determinou a obrigatoriedade de todas as construções possuírem instalações elétricas compatíveis com o condutor-terra de proteção, como os tipos de tomada N e B.

A lei, contudo, não obrigou construções antigas a refazerem seus sistemas elétricos. Por isso, não são todas as tomadas que possuem o terceiro pino.

Veja também: O que significam as cores dos fios elétricos?

Tomada TUG X Tomada TUE: qual é a diferença?

As tomadas de uso geral (Tomadas TUG) são utilizadas para utensílios mais simples que exigem menos força do circuito elétrico, como liquidificador, televisão e equipamentos de som.

Esses tipos de tomadas são as que têm pinos de diâmetro menor e, geralmente, ficam em cômodos comuns da casa, como salas, cozinhas, banheiros e áreas de serviço.

Já as tomadas de uso específico (Tomadas TUE) são necessárias para aparelhos que demandam mais carga, como chuveiro e ar-condicionado. Elas têm o diâmetro dos pinos maiores e devem ser instaladas já considerando o local em que esses aparelhos vão ser utilizados.

Qual é a altura ideal para tomadas?

Assim como com os interruptores, a determinação do padrão de altura para tomadas em instalações elétricas residenciais é feita pela a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). 

De acordo com a norma NBR 5410, há 3 alturas ideais:

  • Tomadas baixas: ficam a 30 centímetros do chão;
  • Tomadas médias e interruptores: ficam de 1,20 a 1,30 metro do chão;
  • Tomadas altas: ficam de 2 a 2,25 metros do chão.
Padrão de altura para tomadas e interruptores no Brasil.
Padrão de altura para tomadas e interruptores no Brasil.

Apesar da recomendação estética para que todas as tomadas da casa acompanhem o mesmo padrão de altura, essa não é uma regra. Isso porque cada cômodo da casa tem as suas necessidades.

Na cozinha, por exemplo, o ideal é manter as tomadas acima da altura do balcão. Já nos quartos, vale a pena ter uma tomada próxima da cama com altura mais baixa.

Dicas escolher entre os tipos de tomadas

Pronto para finalizar a sua instalação elétrica? Então, confira 10 dicas rápidas para nunca mais errar na hora de escolher uma tomada:

  1. Planeja a quantidade de tomadas necessárias em cada cômodo;
  2. Planeje a disposição das tomadas antes da instalação;
  3. Usa o padrão de tomadas tipo N;
  4. Confira a voltagem dos principais equipamentos da casa antes de instalar as tomadas;
  5. Escolha marcas com procedência no mercado;
  6. Combine a cor da tomada com a cor da parede (parede clara, tomada clara);
  7. Posiciona tomadas comuns na altura média de 1,20 m do chão;
  8. Evite conectar vários aparelhos potentes na mesma tomada;
  9. Sempre tenha um adaptador de tomadas;
  10. Se houver crianças na casa, use um protetor de tomadas.

Ainda tem alguma dúvida sobre qual dos tipos de tomadas e plugs é o ideal para o seu projeto? Conte com a Dimensional! Fale com um dos nossos especialistas e encontre a melhor opção para garantir mais segurança e praticidade para a sua instalação!

Dúvidas Rápidas:

O que são tomadas TUG e TUE?

Tomadas TUG são Tomadas de Uso Geral, utilizadas para utensílios mais simples que exigem menos força do circuito elétrico. Tomadas TUE são Tomadas de Uso Específico (Tomadas TUE), utilizadas para aparelhos que demandam mais carga.

Qua o padrão das tomadas no Brasil?

O Padrão Brasileiro de Plugues e Tomadas, indicado pela norma NBR 14136, determina que a tomada padrão no Brasil é a que tem três orifícios redondos de 4 mm ou 4,8 mm (a tomada tipo N).

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Cabos especiaisMaterial elétrico

Aplicações e Importância dos Cabos de Média Tensão

Material elétrico

Importância do Uso do DPS na Prevenção Contra incêndios

Material elétrico

Quadros de Comando Legrand em Processos Industriais: A Escolha Certa

Material elétrico

O que são Curvas de Disjuntores?