Elétrica residencialMaterial elétrico

Qual a diferença entre fios e cabos na instalação elétrica?

Qual a diferença entre fios e cabos na elétrica?

Já se perguntou qual é a diferença entre fios e cabos numa instalação elétrica? Se você está prestes a fazer uma manutenção da rede elétrica da sua casa, por exemplo, saiba que essa informação é fundamental para evitar acidentes.

Para te ajudar nesta tarefa, preparamos esse guia rápido com o que você precisa saber sobre fios e condutores elétricos antes de mexer em uma instalação de baixa ou alta tensão (embora no caso de residências, a de baixa tensão seja mais usada — 127V e 220V).

Vamos às principais dúvidas sobre fios e cabos elétricos

O que é um fio elétrico?

Os fios condutores são responsáveis pela condução e distribuição da energia em um sistema elétrico. Como o próprio nome indica, ele é formado por um único fio condutor, o que faz com que seja mais rígido.

Graças a essa rigidez, não se recomenda usar o fio elétrico dobrado ou em redes elétricas que fazem curvas. Isso porque, nesses casos, ele tem muito mais chances de partir e danificar a instalação.

Geralmente, os fios elétricos são usados em instalações elétricas residenciais fixas, como as que ficam dentro das paredes e distribuem energia para tomadas, lâmpadas e chuveiros. 

O que é um cabo elétrico?

Os cabos elétricos são formados por vários fios entrelaçados, cada um deles com uma função diferente. Isso faz com que os cabos condutores sejam mais flexíveis e possam ser dobrados sem quebrar.

Por isso, uma das diferenças entre fios e cabos é que esse tipo de condutor elétrico é muito comum em instalações que podem mudar de posição no futuro. 

Além disso, também se usa os cabos elétricos nos eletrodomésticos, por exemplo. É por isso que você pode dobrar o cabo da tomada de um aparelho sem danificá-lo.

Afinal, qual a diferença entre fios e cabos elétricos?

Fios e cabos elétricos têm a mesma função: conduzir a corrente elétrica. Ambos são bons condutores elétricos e, em geral, feitos com os mesmos materiais — cobre ou alumínio revestido por um material isolante.

A grande diferença entre fios e cabos é que o fio tem um único filamento, o que o torna rígido; já um cabo possui vários filamentos, o que faz com que ele seja mais flexível. 

Diferença entre fios e cabos: fio verde com um único filamento e cabo amarelo com vários filamentos internos.
Diferença entre fios e cabos.

Para estabelecer essa diferença, existe a classificação dos fios e cabos:

  • Classe 1: condutores sólidos (fios);
  • Classe 2: condutores encordoados (cabos rígidos);
  • Classes 4, 5 e 6: condutores com mais filamentos (cabos flexíveis).

Um dos pontos de atenção sobre o que essa classificação nos mostra é que, justamente por haver diferença entre fios e cabos, é preciso ficar atento a qualquer tipo de emenda para usar um condutor correspondente.

Se for mesmo necessário fazer emenda nos fios e cabos, lembre-se que isso deve ser feito por um profissional que poderá evitar qualquer tipo de superaquecimento, curto-circuito ou mau contato na rede.

O que significam as cores dos fios e cabos elétricos?

Além da classificação, existe outro importante fator de identificação dos fios e cabos elétricos: as cores. Provavelmente, você já reparou que os condutores são coloridos — e isso não é por acaso. 

Cada uma das cores representa uma função e todas elas fazem parte de um padrão. O objetivo, além da praticidade na hora de montar o sistema elétrico, é garantir a segurança de toda a instalação.

De acordo com a classificação padrão para fios e cabos elétricos, o significado para as cores dos condutores são:

  • Azul claro: condutores neutros, não possuem tensão elétrica. Sua função é apenas fazer a corrente elétrica fluir.
  • Verde ou verde com amarelo: é o “fio terra”, importante para oferecer proteção ao sistema elétrico.
  • Vermelho, preto ou marrom: condutores fase, condutores que possuem carga.

Nesse ponto, não há diferença entre fios e cabos, ambos seguem a mesma classificação de cores.

Fios e cabos elétricos coloridos: verde, amarelo, azul, vermelho, preto, marrom.
As principais cores de fios e cabos são azul, verde, amarelo, vermelho, marrom e preto.

Qual é o melhor para instalações elétricas residenciais: fios ou cabos?

Geralmente, os fios condutores são mais comuns em quadros elétricos e instalações mais simples, já os cabos são mais versáteis e flexíveis, por isso, cabem em qualquer instalação.

Quando o assunto é a segurança da sua casa, é claro que você deve sempre escolher materiais de qualidade para a fiação elétrica. Isso significa ter bastante atenção na hora de comprar fios e cabos elétricos.

Isso porque escolher produtos sem procedência pode acabar causando grandes problemas na elétrica residencial, como:

Fique atento: um bom profissional deve saber distinguir a qualidade dos materiais e ser capaz de realizar manutenções para que não haja sobrecargas, principalmente em redes antigas. Além disso, ele deve estar atento às normas que regulamentam as instalações elétricas de baixa tensão — ou seja, as residenciais.

Agora que você já sabe a diferença entre fios e cabos, que tal renovar a manutenção da instalação elétrica da sua casa para deixá-la a salvo de qualquer perigo? Conte com a Dimensional e traga mais segurança para você e sua família!

Dúvidas rápidas:

Qual a diferença entre fios e cabos elétricos?

A grande diferença entre fios e cabos é que o fio tem um único filamento, o que o torna rígido; já um cabo possui vários filamentos, o que faz com que ele seja mais flexível. 

O que significam as cores dos fios elétricos?

Fios azul claro são condutores neutros, fios verde ou verde com amarelo são fio terra e fios vermelhos, preto ou marrons são condutores fase.

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Cabos especiaisMaterial elétrico

Aplicações e Importância dos Cabos de Média Tensão

Material elétrico

Importância do Uso do DPS na Prevenção Contra incêndios

Material elétrico

Quadros de Comando Legrand em Processos Industriais: A Escolha Certa

Material elétrico

O que são Curvas de Disjuntores?