Elétrica residencialMaterial elétrico

Quais são os tipos de conduletes para instalação elétrica?

Quais são os tipos de conduletes para instalação elétrica?

Conduletes, eletrodutos e conectores são itens essenciais para qualquer instalação elétrica quando não se tem a intenção de quebrar a parede para embutir a fiação. Entretanto, com a variedade de modelos disponíveis no mercado pode ser difícil saber qual é o ideal para o seu projeto elétrico.

Então, se você ainda tem dúvidas sobre o que é um condulete e como escolher o mais adequado, continue a leitura! Nesse post, preparamos um guia rápido com tudo o que você precisa saber para usar conduletes na sua instalação elétrica aparente. Confira!

O que é e para que serve um condulete?

Os conduletes são como uma caixinha por onde passam eletrodutos com fios e cabos elétricos. Eles fazem parte da infraestrutura elétrica de sobrepor, ou seja, aquela que fica fora das paredes.

De modo geral, o condulete aparente serve para proteger a rede elétrica e dar acesso aos fios e cabos que estão dentro dos eletrodutos, o que facilita o manuseio na hora da instalação ou de fazer reparos, principalmente em tomadas e interruptores.

Eletrodutos e conduletes na instalação elétrica aparente.
Instalação elétrica residencial aparente.

Veja também: Como fazer uma instalação elétrica aparente?

Condulete fixo X condulete múltiplo: qual é diferença?

A diferença entre os conduletes fixos e múltiplos é que o condulete fixo tem as aberturas fixas na sua estrutura para o encaixe dos eletrodutos. Ou seja, só é possível conectar o eletroduto nos lugares marcados.

Por isso, é importante escolher um condulete que esteja de acordo com o layout da instalação. Para isso, existem nove tipos de conduletes fixos com diferentes variações de posições para os encaixes.

Já o condulete múltiplo não tem encaixes fixos, mas sim uma abertura em cada lateral para se adaptar ao layout de qualquer instalação. Nesse caso, é possível conectar os eletrodutos em qualquer lado e tampar as aberturas que não forem usadas com um tampão para condulete.

Quais são os principais tipos de conduletes fixos e como saber qual usar?

Como vimos, existem nove variações de posições para entrada e saída dos eletrodutos nos conduletes fixos. Essas opções de formato servem para que eles possam atender aos mais variados tipos de instalação elétrica.

Os principais modelos de condulete fixo são:

Condulete fixo tipo B

O condulete tipo B tem uma única abertura fixa na lateral. Geralmente, esse tipo de condulete é utilizado na posição horizontal para finalizar tubulações elétricas.

Condulete fixo tipo B.
Condulete fixo tipo B.

Condulete fixo tipo E

O condulete tipo E também tem apenas uma abertura fixa, mas na vertical. Esse modelo de condulete também pode ser usado para finalização da tubulação.

Condulete fixo tipo E.
Condulete fixo tipo E.

Condulete fixo tipo C

O condulete tipo C possui duas entradas fixas verticais para encaixe do eletroduto. É um modelo ideal para instalações residenciais, comerciais e industriais.

Condulete fixo tipo C.
Condulete fixo tipo C.

Condulete fixo tipo LL

O condulete tipo LL tem duas posições fixa para encaixe do eletroduto: uma na vertical e outra na horizontal, formando um L para a esquerda. 

Condulete fixo tipo LL.
Condulete fixo tipo LL.

Condulete fixo tipo LR

O condulete tipo LR também tem duas posições fixas para encaixe do eletroduto, mas em disposição contrária ao condulete LL: uma na vertical e outra na horizontal, formando um L para a direita.

Condulete fixo tipo LR.
Condulete fixo tipo LR.

Condulete fixo tipo LB

O condulete tipo LB tem duas aberturas fixas: uma na vertical e uma na parte de baixo (parte traseira) do acessório, formando um L para baixo.

Condulete fixo tipo LB.
Condulete fixo tipo LB.

Condulete fixo tipo T

O condulete tipo T possui três entradas fixas para encaixe do eletroduto: uma na horizontal e duas na vertical, formando uma imagem que lembra a letra T.

Condulete fixo tipo T.
Condulete fixo tipo T.

Condulete fixo tipo TB

O condulete tipo TB também possui três entradas fixas: uma na lateral, uma na vertical e uma na parte de baixo (parte traseira) do acessório, formando um T para baixo.

Condulete fixo tipo TB.
Condulete fixo tipo TB.

Condulete fixo tipo X

O condulete tipo X tem quatro posições fixas para encaixe do eletroduto: uma em cada lateral horizontal e vertical, formando as quatro pontas da letra X.

Condulete fixo tipo X.
Condulete fixo tipo X.

Condulete com rosca X Condulete sem rosca

Além das opções de fixo e múltiplo, outra variação nos tipos de condulete são os conduletes com entrada para eletroduto com ou sem rosca.

De modo geral, as aberturas dos conduletes múltiplos são sempre rosqueáveis, para poder alterar a posição do eletroduto conforme a necessidade da instalação. Já os conduletes fixos podem ter o encaixe já com a rosca ou ou sem. Nesse caso, é preciso conectar o eletroduto com um parafuso.

Condulete com rosca.
Opção de condulete com rosca.
Condulete de parafuso.
Opção de condulete de parafuso.

Condulete de alumínio ou de PVC?

O condulete para eletroduto pode ser feito de aço galvanizado, alumínio ou PVC. Geralmente, os conduletes de alumínio são muito utilizados, mas, na maioria dos casos, o mais indicado é usar um condulete de PVC.

Isso porque o PVC é um material isolante, ou seja, não conduz corrente elétrica, o que reduz o risco de choques e curto circuitos. Além disso, as peças de PVC permitem que todo o processo seja feito apenas com encaixe, o que facilita a instalação.

Veja também: Qual disjuntor usar no chuveiro?

Como usar conduletes em áreas externas?

Para usar conduletes em áreas externas, em ambientes expostos à água, à luz solar ou à grande quantidade de poeira, é preciso usar um condulete específico que possa garantir mais proteção para o circuito.

Nesse caso, o recomendado é usar um condulete com grau IP54, como é chamado o grau de proteção dos componentes elétricos. Se não for possível, é necessário usar um kit vedação para garantir o mínimo de segurança aos eletrodutos no condulete.

Independente do tipo de condulete que você precisa para o seu projeto elétrico, uma coisa é certa: ele está na Dimensional! Confira nosso catálogo e encontre tudo para a sua instalação em até 10x sem juros e com frete grátis.

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Cabos especiaisMaterial elétrico

Aplicações e Importância dos Cabos de Média Tensão

Material elétrico

Importância do Uso do DPS na Prevenção Contra incêndios

Material elétrico

Quadros de Comando Legrand em Processos Industriais: A Escolha Certa

Material elétrico

O que são Curvas de Disjuntores?