IluminaçãoLojas

50% de economia de energia: nova solução de iluminação LED para a Carlsberg

Projeto: Centro Logístico do Leste da Carlsberg em Høje Tåstrup, Dinamarca

Vertical: Indústria – Logística e Alimentação

Aplicações: Centro de embalagem, armazém e iluminação exterior

Tecnologia: Luminárias LED

Luminárias: DAMP PROOF LED e FLOODLIGHT LEDVANCE

ASPECTOS CHAVE

Substituição de 600 luminárias convencionais instaladas nos armazéns e áreas externas por luminárias LED, resultando em:

– Eficiência luminosa duas vezes maior;

– Consumo de energia reduzido em 50%, resultando numa economia de 650.000 kWh/ ano;

– Emissões de CO2 reduzidas em 400 toneladas/ ano.

HISTÓRIA

A principal prioridade do Centro Logístico da Carlsberg em Høje Tåstrup, na Dinamarca, é a sua conversão para um centro logístico sustentável e mais eficiente. Neste centro, trabalham 180 pessoas 24 horas por dia para que sejam enviados diariamente 2.500 pallets de cerveja e outras bebidas para lojas, bares e restaurantes. O trabalho diário implica no transporte de cargas pesadas divididas em 77 caminhões para diferentes destinos. Quando esses caminhões retornam, os barris e as garrafas usadas são removidos e encaminhados por comboio para Fredericia.

É fácil nos impressionar com a logística extremamente eficaz da Carlsberg e admirar a dança cuidadosamente coordenada entre empilhadoras e porta-pallets elétricos nos grandes armazéns. No entanto, um olhar mais atento, nos mostra que há algo ainda mais impressionante – as iniciativas para garantir que a segurança está em primeiro lugar, desenvolvidas pela Carlsberg.

O DESAFIO: SEGURANÇA ACIMA DE TUDO

Existem muitas medidas de segurança em todo o centro logístico que visam proteger os funcionários de acidentes de trabalho. Zonas de circulação e direção são claramente identificadas, utilizando fitas de advertência para sinalizar os locais potencialmente perigosos e recursos de vídeo – todos com o objetivo de educar, informar e integrar a segurança na vanguarda das operações e promover a ambição de “zero acidentes”.

O centro logístico está aberto todos os dias, durante todo o ano, portanto, naturalmente, a iluminação é muito importante para melhorar a segurança: uma iluminação clara e homogênea das áreas de trabalho e de circulação facilita a orientação e pode ajudar a reduzir os acidentes. A Carlsberg estava plenamente consciente do sistema de iluminação desatualizado e inadequado que estava sendo usado nos cinco grandes armazéns e dos problemas que eram decorrentes antes da atualização da iluminação.

A baixa iluminação convencional em algumas partes do interior do armazém, bem como no exterior, por vezes, dificultava a circulação e a realização do trabalho de forma eficiente. As possíveis ramificações na segurança, produtividade e estímulo geral dos funcionários – especialmente nos turnos noturnos – eram de muita importância para serem ignoradas. Isto para não falar do problema com o tempo de pausa decorrente das substituições de lâmpadas fluorescentes e lâmpadas de iodetos metálicos que queimaram durante o horário de trabalho.           

A renovação da iluminação foi, por estas razões, essencial.

A SOLUÇÃO: UM PASSO NATURAL PARA UM MELHOR AMBIENTE DE TRABALHO

“Para Jesper Larsen, chefe de distribuição da Carlsberg Leste, a melhoria da iluminação foi o passo natural seguinte na estratégia para aumentar a segurança e a produtividade. Ele reconheceu que uma mudança da iluminação convencional para LEDs proporcionaria não só uma grande economia nos custos de eletricidade e emissões de CO2, mas também forneceria soluções de iluminação flexíveis e eficientes do ponto de vista energético que seriam mais apropriadas às necessidades.

Michael Hansson, da empresa de instalação Kvalitek, elaborou uma proposta de atualização da iluminação, com vista à melhoraria significativa da qualidade da iluminação nas operações diurnas, noturnas e de mudança de turnos, satisfazendo assim as exigências da Carlsberg com um centro logístico produtivo, sustentável e eficiente.”

VANTAGENS DA NOVA SOLUÇÃO DE ILUMINAÇÃO

“Agora os armazéns e as áreas de circulação da Carlsberg estão muito melhor iluminados. A atualização da tecnologia resultou numa iluminação mais clara e uniforme, e os pontos mal iluminados e até escuros são coisa do passado. A nova iluminação garante maior visibilidade e reduz o risco de acidentes”, diz Michael Hansson.

“Os armazéns e áreas de circulação estão bem iluminados. A mudança reduziu o consumo de energia em 50% e poupa-nos 650.000 kWh/ ano. ”Jesper Larsen, chefe de distribuição da Carlsberg Leste

“No total, 600 novas luminárias LED agora estão instaladas nos armazéns e nas áreas externas.

Nos cinco grandes armazéns, as luminárias convencionais, cada uma equipada com três lâmpadas fluorescentes T8 de 58W, 4000K (luz neutra), foram substituídas por luminárias DAMP PROOF LED de 57W, 4000K (luz neutra) da LEDVANCE. Além de sua excelente eficiência de 100lm/w, as luminárias foram selecionadas pelo seu elevado fluxo luminoso de 6.000 lumens, a sua temperatura de cor branca neutra de 4000K e a sua capacidade de cumprir todas as normas internas exigidas no Centro Logístico da Carlsberg. Com uma vida útil de 50.000h, as luminárias LED duram cerca de 2,5 vezes mais que as lâmpadas convencionais.

As lâmpadas convencionais queimavam frequentemente nas áreas exteriores e de carga. Os poderosos holofotes de iodetos metálicos tinham a função de iluminar os caminhos aos caminhões durante a carga e a descarga. Com a melhoria efetiva proporcionada pela iluminação LED, os tempos entre substituições serão bastante longos, pelo fato de os novos FLOODLIGHTS LED 200W terem uma vida útil de cerca de 5 vezes mais. Além disso, com os novos FLOODLIGHTS LED, os funcionários se beneficiam de uma luz muito mais homogénea e branca, com um fluxo luminoso de 20.000 lúmens. Os FLOODLIGHTS também são usados para iluminar as fachadas dos edifícios.

Com tudo somado, a iluminação foi significativamente melhorada. Durante todo o processo, a empresa de instalação Kvalitek trabalhou na melhoria do sistema de iluminação para aumentar a economia de energia, a qualidade da iluminação e a sustentabilidade. Estes benefícios e atributos explicam por que a Kvalitek optou por utilizar as luminárias LED da LEDVANCE.

De acordo com Michael Hansson da Kvalitek, há duas razões principais pelas quais ele escolheu a LEDVANCE como fornecedor: “Os produtos são de alta qualidade. Não apenas a eficiência da luz é elevada, mas as luminárias também são de boa qualidade e duradouras. Como a duração é de até 30.000 horas de operação, a vida útil é de até 10 anos, o que significa que as luminárias não precisarão ser substituídas, a princípio, até que os próprios prédios sejam reconstruídos ou renovados. É provavelmente por isso que a LEDVANCE oferece uma garantia de até três anos para muitas das suas luminárias.”

E continua: “Além disso, há um prazo de entrega muito curto, muitas vezes, apenas de alguns dias. O tempo de entrega rápido significou, neste caso, que poderíamos fazer o projeto em tempo recorde e fazer tudo antes do Natal, que é o período mais movimentado do ano para a Carlsberg.”

Por: LEDVANCE

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
IluminaçãoIluminação residencial

Iluminação Inteligente: como funciona a automação do sistema de iluminação?

Iluminação

Slim Perform da Philips: Tecnologia, Conectividade e Economia para o seu Negócio

LojasSegurança do Trabalho e Epis

Conheças as soluções da Dimensional para a sua empresa

Iluminação

Conheça as Principais Soluções para Melhorar a Eficiência Energética em Indústrias