Segurança do Trabalho e Epis

Entenda qual a relação entre segurança do trabalho e produtividade

segurança do trabalho e produtividade

Trabalhadores expostos a riscos podem desenvolver problemas como ansiedade, distração ou ficarem concentrados nessas ameaças durante o expediente. No ambiente de trabalho, esse tipo de situação gera perdas para a empresa e também para os funcionários. Para evitar esse cenário, é necessário perceber a importância do investimento na relação entre segurança do trabalho e produtividade.

A proteção no ambiente profissional está em pequenas ações e procedimentos que diminuem a ocorrência de acidentes que podem atingir os profissionais. Isso tem influência direta na produção dos colaboradores. Se você quer entender melhor qual é a relação entre segurança do trabalho e produtividade, continue a leitura desse artigo!

O que é segurança do trabalho?

A segurança do trabalho nas indústrias requer alguns investimentos e medidas preventivas, que são fundamentais para evitar certos problemas. Esses investimentos devem ser voltados para ações prioritárias que possam garantir a saúde e bem-estar de todos os trabalhadores.

Consequentemente, esse fato tem grande contribuição com a qualidade de vida. Entender que a segurança no trabalho e produtividade se relacionam é fundamental em um cenário de mercado competitivo, pois a eficiência produtiva ajuda a alcançar bons resultados e a se destacar dos concorrentes.

Qual a conexão entre segurança do trabalho e produtividade?

Quanto mais saudáveis e bem preparados estiverem os trabalhadores, maior será o nível de produção do estabelecimento. Quando um trabalhador está doente ou sofre algum tipo de acidente, ele deve ser afastado da sua função, transferido para outro departamento ou até se ausentar por algum tempo. Mesmo que ele seja substituído por outro, a produção tende a cair.

Por isso, se tona necessário o investimento em medidas que protejam todos os trabalhadores e, ao mesmo tempo, provoquem o aumento da produtividade dentro da empresa.

Como otimizar a segurança do trabalho e produtividade na sua empresa?

É muito importante seguir as normas descritas na legislação trabalhista e oferecer aos trabalhadores todos os benefícios necessários para proporcionar um local de trabalho seguro, que proporcione boas condições de trabalho, conforto e segurança, com fornecimento de equipamentos de proteção individual e coletivos em bom estado de conservação.

Isso aumenta a segurança dos funcionários para realizarem suas tarefas da melhor maneira possível. Além disso, existem outras formas de otimizar a segurança do trabalho e produtividade da sua equipe. Confira, a seguir, as principais.

Equipamento de proteção individual

Chamados também de EPIs, os equipamentos de proteção individual são obrigatórios em muitos setores. Como exemplo, temos os capacetes, os cintos de segurança para trabalho em altura, as luvas, os protetores auditivos, os óculos de proteção, entre outros.

Os equipamentos de proteção individual devem ser utilizados até mesmo por visitantes. Investir nesses materiais é fundamental para minimizar as chances de acidentes da sua equipe, permitindo que os trabalhadores realizem as atividades se sentindo seguros e valorizados pela empresa, aumentando assim a produtividade das equipes.

Cronograma de tarefas

Desenvolver uma boa estratégia dentro da empresa proporciona a execução de serviços de alta qualidade e com bom uso de todos os recursos . Ao criar um cronograma do que há para ser feito é essencial para aumentar a produtividade no trabalho, aproveitando ao máximo o tempo disponível. Ele pode ser elaborado diariamente, semanalmente, mensalmente ou de acordo com o período mais adequado para a empresa.

Sinalização em áreas de risco

Uma forma muito simples de otimizar a segurança do trabalho e produtividade é colocar placas com orientações e avisos, evitando que alguém se perca e acesse lugares errados. Um bom exemplo é o de pessoas que abrem uma porta que leva à linha de produção, estando desacompanhadas e sem portar os equipamentos de segurança necessários para aquele local.

As placas mais comuns em obras e indústrias são aquelas que indicam o tipo de perigo que cada setor oferece e quais são as medidas e equipamentos de segurança para acessá-las. Em certos casos, são utilizadas linhas no chão para guiar os funcionários pelos locais mais seguros.

Limpeza regular do ambiente

Manter a limpeza do local de trabalho é tão importante quanto qualquer outro procedimento de prevenção de danos à saúde da sua equipe. Em indústrias, por exemplo, certificar-se de que as máquinas e o ambiente estão limpos previne acidentes e problemas de desempenho na linha de produção. Além disso, um local higienizado e conservado evita desconfortos e reduz os riscos de doenças entre os trabalhadores.

Treinar para capacitar

Um ponto muito importante para manter os colaboradores seguros é a realização de treinamentos constantes para as equipes. Esses treinos podem ser tanto para questões de prevenção de acidentes e uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), quanto para o uso correto de certos maquinários e execução de procedimentos.

Funcionários bem treinados produzem com maior qualidade e eficiência, pois têm expertise na operação. Se as atividades forem feitas seguindo normas de segurança, os resultados serão ainda melhores para o negócio.

Elimine distrações

As distrações possuem um efeito negativo na produtividade de todas as equipes. Por isso, é interessante avaliar alguns assuntos como o acesso livre à internet, redes sociais, excesso de reuniões, tempo dedicado a assuntos pessoais, tempo ao telefone e ambientes com muito barulho.

Melhorar o espaço físico

O espaço físico onde são realizadas as atividades é tão importante quanto a saúde mental das pessoas do seu time. Estruturar de maneira correta o local de trabalho não deixa espaço para bagunça e desorganização. Portanto, ordene os trabalhadores de acordo com suas funções e áreas de atuação, o que traz mais organização ao local de trabalho.

A ligação entre segurança do trabalho e produtividade acontece de muitas formas. Ao acrescentar práticas de segurança nas atividades dos funcionários, a empresa passa a contar com equipes que produzem mais e com maior qualidade. Tudo isso devido à qualidade de ambiente de trabalho que lhes é proporcionada.

Agora que você já sabe como aumentar a produtividade da sua equipe por meio da segurança do trabalho, aproveite para nos seguir nas redes sociais e acessar mais informações como essa! Estamos no Facebook, LinkedIn, Instagram e YouTube.

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Segurança do Trabalho e Epis

Luvas KryTech 563 MAPA Professional: A Escolha Ideal Contra Riscos de Cortes em Manuseios Complexos

Segurança do Trabalho e Epis

Segurança na Indústria: a solução da Gama Krytech da MAPA para proteção de mãos e braços

Segurança do Trabalho e Epis

Proteção contra cortes: conheça os principais modelos da Mapa Professional

Segurança do Trabalho e Epis

Tudo sobre o Comunicado 57: fim da marcação individual nas luvas descartáveis