Automação

O que é um software VMS? Leia e entenda!

software VMS

Devido ao considerável avanço tecnológico dos últimos anos, o setor de segurança eletrônica consegue oferecer um aparato enorme para os seus clientes. Nesse contexto, seja para um projeto de monitoramento em uma pequena residência ou para o controle da segurança em um estabelecimento comercial, há diversos sistemas inteligentes disponíveis no mercado, como é o caso do software VMS.

Ganhando vários adeptos ao redor de todo o mundo, esse software vem se mostrando bastante eficiente para quem almeja elevar o nível de proteção do seu patrimônio. Contudo, muita gente ainda não o conhece, tampouco sabe de todas as suas funcionalidades e vantagens.

Tem interesse em ficar por dentro do assunto? Então, confira abaixo do que se trata o software VMS, como ele funciona!

O que é o software VMS?

O Vídeo Management System (VMS) nada mais é que um sistema que possibilita o gerenciamento de vídeo de uma forma extremamente eficiente, viabilizando o monitoramento remoto, gravação e outras atividades acerca de gestão de imagens em geral.

Utilizado com o principal intuito de aplicações de vigilância, é interessante destacar, inicialmente, a diferença que existe entre o VMS e o software básico de uma câmera comum de segurança, já que muitas pessoas confundem essas duas aplicações.

Como o próprio nome sugere, aqueles presentes em uma câmera básica de segurança são apenas simples programas que possibilitam o cliente realizar (de uma forma bem limitada e pouco eficiente) a gestão das imagens gravadas.

Já o software VMS, sem dúvida, pode ser classificado como uma aplicação profissional de monitoramento e vigilância geral, uma vez que as suas funcionalidades propiciam ao cliente um gerenciamento dos vídeos em um nível mais aprofundado e técnico. Assim, é possível explorar ao máximo o conceito de gestão de imagens, sejam elas já gravadas ou dadas em tempo real.

Qual é a demanda para esse software?

Por ser um programa de excelência no quesito segurança eletrônica, vale pautar que o VMS apresenta diversas demandas. Em outras palavras, como ele é um software versátil e de simples gestão e instalação, suas principais aplicações de monitoramento podem ser em:

  • residências;
  • lojas e estabelecimentos comerciais;
  • hospitais;
  • escolas;
  • condomínios e outros edifícios.

Cabe destacar que a aplicação eficiente é indiferente ao tamanho ou porte do local onde o sistema de câmeras será instalado, por isso, esse software pode ser muito bem explorado tanto para a vigilância de uma pequena casa, quanto para o monitoramento de um grande estabelecimento logístico.

Aplicação do software grátis de uma câmera versus VMS

Ao instalar câmeras em um local consequentemente haverá uma série de IPs (como se fosse uma espécie de identidade digital para cada aparelho eletrônico encontrado na rede). O grande problema é que o software gratuito disponibilizado em uma máquina comum apresenta dificuldades na gestão desses IPs, podendo originar problemas na hora de executar as atividades de gerenciamento dos vídeos.

Desse modo, o VMS desempenha essa tarefa de administração dos IPs com muito mais facilidade e praticidade, reduzindo ao máximo as chances de ocorrerem conflitos internos e erros de gravação, potencializando todas as atividades de vigilância requeridas.

Quais as funcionalidades do software VMS?

São várias as funcionalidades que o software VMS disponibiliza para os seus clientes. Veja, a seguir, as principais delas!

Reconhecimento facial

Essa é uma tecnologia que possibilita a identificação de uma pessoa por meio do mapeamento da imagem de seu rosto — basicamente gravando algumas distâncias entre pontos previamente estabelecidos, como a boca, nariz, olhos etc.

É preciso mencionar que inicialmente é necessário fazer um pré-cadastro no sistema para reconhecer a face imediatamente ao ser gravada. Dessa forma, a identificação facial é uma das utilidades do VMS, o qual consegue facilmente identificar uma pessoa por meio de algoritmos de medição.

Além disso, cabe ressaltar também que essa funcionalidade pode estar presente ou não no VMS adquirido, devendo o cliente verificar com o fornecedor se essa opção já está integrada ou se é um módulo a parte.

Controle de acesso

O controle de acesso a um determinado local também pode ser programado no VMS, inclusive podendo escolher a que tipo de verificação (reconhecimento facial, leitor de íris, leitor de crachá, entre outras) a pessoa passará para que o seu acesso seja permitido.

Integrações dispositivos de controle de acesso

O VMS permite integrações com outros dispositivos com o intuito de facilitar o gerenciamento da área de segurança. Leitores de crachás ou de íris, catracas e todos os dispositivos de controle de acesso podem ser facilmente integrados, permitindo que se localize imagens, pessoas ou objetos de uma maneira mais rápida e inteligente.

Desse modo, essa aplicação é uma outra alternativa para quem deseja restringir o deslocamento em um ambiente apenas para pessoas com os crachás previamente cadastrados.

Essa funcionalidade é extremamente útil para empresas com grande número de colaboradores que precisam utilizar as identidades para terem acesso aos locais de trabalho considerados como sigilosos e restritos.

Padrões de tolerância

É muito importante citar que o sistema tem uma certa tolerância quanto aos padrões de verificação. Como exemplo, imagine que uma pessoa sofra variações em seu peso (o que naturalmente poderá alterar algumas das dimensões de seu rosto) ao longo de 2 meses.

Como haverá pequenas alterações diárias, o sistema consegue sucessivamente aplicar um coeficiente de tolerância, o qual é analisado com o padrão previamente registrado, viabilizando assim o reconhecimento do indivíduo sem maiores problemas.

Aplicabilidade do VMS

Ao contrário do senso comum, que julga esse programa como sendo uma ferramenta de trabalho exclusiva para grandes empresas e estabelecimentos comerciais, é preciso esclarecer que o VMS pode ser muito bem aplicado em qualquer circunstância. Por isso, seja qual for a necessidade, ele é projetado para atender a todas as demandas, até porque, o seu investimento representa um excelente custo benefício.

Portanto, após entender o que é software VMS, bem como saber de grande parte de suas funcionalidades, é mais fácil perceber o quão eficiente podem ser as práticas de vigilância e monitoramento. Vale salientar ainda que essa importante ferramenta jamais pode ser taxada como uma despesa ou custo desnecessário, mas como um investimento, visto que ela moderniza e eleva o nível de segurança da localidade.

Gostou do conteúdo? Então leia também, em mais um de nossos posts, os 7 melhores equipamentos de segurança no trabalho.

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Automação

Schneider Electric lança linha de medidores focada em ganhos de eficiência energética

AutomaçãoIluminação

Automação residencial para o varejo: o que muda com a retomada do público?

Automação

O que é um nobreak e porque ele é importante para a segurança dos seus equipamentos

AutomaçãoMaterial elétricoService

Modernização e Eficiência Energética com as Melhores Soluções em Automação Industrial e Acionamentos