Automação

O que é um nobreak e porque ele é importante para a segurança dos seus equipamentos

Certamente você já ouviu falar em um nobreak. Mas você sabe bem para o que ele serve e, porque ele é importante para manter a segurança de seus equipamentos? Tudo isso é o que você descobrirá agora!

Considerado uma fonte de energia, o nobreak mantém a pureza da eletricidade e regula a tensão que chega aos aparelhos. Ao conectá-lo aos computadores, impressoras ou demais equipamentos, evita-se que falhas elétricas ou oscilações danifiquem ou queimem esses aparelhos.

Conhecido também por break system, é fácil de instalar e serve como bateria, caso haja queda de energia. Essa é a característica que o diferencia do estabilizador, por exemplo. O nobreak pode ser usado tanto em ambientes domésticos quanto corporativos.

O nobreak, portanto, é usado quando há falhas no fornecimento de energia, falha de tensão na energia de entrada e falha no funcionamento do próprio equipamento, sinalizando a necessidade de manutenção.

Para que você não perca seus trabalhos em caso de queda de energia, esse dispositivo permite um tempo extra para que tudo seja salvo e desligado da forma devida. Isso é importante porque a bateria do nobreak não possui longa duração.

Por isso existem diferentes classes de Nobreak, e é o que veremos agora!

Há três modelos de nobreaks: standby, linha-interativa e online. Vejamos um a um.

Standby

O nobreak standby é o mais simples e fácil de encontrar. É um modelo que usa bateria para regular oscilações de energia e é recomendado para equipamentos leves, como os de residência, ou de ambientes de trabalho pequenos.Esse tipo é o “semi senoidal”, de ondas quadradas com maior oscilação. Significa que, em eventual queda de energia, o nobreak leva algumas frações de segundo para identificar o problema e só então alimenta os equipamentos.

Linha-interativa

Já o nobreak de linha-interativa tem mais vantagens. Por exemplo, possui um regulador automático de voltagem – o AVR – que é capaz de melhor estabilizar alterações de tensão da rede. Ao optar por esse modelo, a bateria é menos acionada, o que estica a durabilidade do dispositivo. Este modelo é o senoidal, que produz onda pura com as mesmas características das emitidas pela rede elétrica. A mudança, neste caso, é muitíssimo rápida. Esse tipo é usado tanto em residências como em empresas.

Online

Por fim, há o nobreak online, ou de dupla conversão, no qual a corrente é contínua, porque é alimentado pela bateria. Ele fornece maior quantidade de energia – se comparado aos dois primeiros modelos – e é mais confiável no quesito “manter os aparelhos funcionando”, durante quedas de energia mais longas. Em contrapartida, o custo é bem maior e a vida útil é curta. Normalmente, é usado em ambientes que não podem sofrer quedas de energia, como os hospitais ou grandes servidores.

Agora que você já sabe qual é a função de um nobreak e sua importância, garanta já o melhor modelo para proteger seus aparelhos. Conte com nossa loja para lá de especializada.

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Automação

Schneider Electric lança linha de medidores focada em ganhos de eficiência energética

AutomaçãoIluminação

Automação residencial para o varejo: o que muda com a retomada do público?

AutomaçãoMaterial elétricoService

Modernização e Eficiência Energética com as Melhores Soluções em Automação Industrial e Acionamentos

AutomaçãoMaterial elétricoService

Quadros de Distribuição SIEMENS : Proteção em 1º Lugar